TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Empresarial

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES SPEI

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

CURITIBA

2017

GABRIELA JULIANA CRUZ

GUILHERME DINIZ

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado como requisito a obtenção parcial de nota na disciplina de Finanças Corporativas, curso de Administração, das Faculdades SPEI – Sociedade Paranaense de Ensino e Informática.

Orientador:         Alexeier Cesar Lemos Pereira

CURITIBA

2017

Sumário

INTRODUÇÃO4

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL5

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO5

PLANEJAMENTO TÁTICO7

PLANEJAMENTO OPERACIONAL7

CONCLUSÃO8

REFERÊNCIAS9

Digite o título do capítulo (nível 1)4

INTRODUÇÃO

Dentro do Planejamento empresarial temos três pilares, sendo eles planejamento estratégico, tático e operacional, abrangendo desde a missão visão e valores da organização até o fluxograma das atividades rotineiras, buscando através de métodos apresentados no presente trabalho manterem a organização no mercado instável atual, planejando seu caminho para um futuro rentável e duradouro.

1. Planejamento Empresarial

O planejamento empresarial vem de encontro com a necessidade que as organizações têm de se posicionar no mercado, visando atender todas as necessidades dos clientes e consequentemente atingir os resultados esperados. Temos o conceito de planejamento como, criar um plano para aperfeiçoar o alcance de um determinado objetivo. É preciso planejar para direcionar um caminho a ser seguido, utilizar estratégias eficazes e realistas e evitar perdas de materiais e financeiras, só será possível criar um planejamento empresarial se a organização tiver metas claras a serem atingidas. Um planejamento bem estruturado possibilita o reconhecimento da realidade, avalia os melhores caminhos para seguir, constrói um referencial futuro e reavalia os processos, corrigindo possíveis falhas no caminho traçado. O planejamento visa buscar medidas positivas que uma organização pode tomar para combater problemas e aproveitar oportunidades que surgem em seu ambiente. Com a crise mundial e as mudanças atuais no mercado financeiro como reduzido crescimento econômico, inflação, escassez de alguns recursos e alto custo do petróleo, é fundamental que as empresas possuam um planejamento bem formulado e o aperfeiçoem de acordo com as alterações que o ambiente em que se encontrem é alterado, adaptando-se ao meio, para isso o planejamento não pode ser engessado, ou burocrático. Para quase tudo em nossas vidas precisamos de um plano, desde traçar uma rota ou realizar um trabalho, devemos planejar como será feito, qual o melhor caminho a se seguir, no ramo empresarial não é diferente.

Toda ação empreendedora e comercial vem primeiramente de um bom planejamento estratégico, onde é analisado todos os pós e contras das ações que se quer e se tem que ser tomadas. Ações não calculadas e não analisadas podem representar perdas, atrasos nos trabalhos, perda de competitividade, ou até recuando no mercado de trabalho, podendo até perder todo o que já se foi investido. Planejamento quando bem direcionado se torna um instrumento para a competitividade e o sucesso empresarial.

2. Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico (PE) é definido por Philip KOTLER (1975) como, “O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. O Planejamento Estratégico é o planejamento macro, deve ser realizado pela alta administração da organização, e é voltado geralmente para o longo prazo com ações para 5 a 10 anos, é neste momento que será definida a missão, visão e valores da organização, rumos a serem seguidos e ações a serem tomadas, levando em consideração os ambientes internos e externos, o mercado atual, concorrentes existentes e os pontos fortes e fracos da empresa. Com base neste planejamento que a empresa vai seguir em frente, aplicando sua missão visão e valores no dia-a-dia e em suas tomadas de decisão, por isso a importância de todos os colaboradores da organização ter consciência deste planejamento e segui-lo.

Para o planejamento estratégico seguimos algumas etapas para poder enriquecer e auxiliam, que são:

  • Definição ( Missão , Visão , Valores)
  • Análise Swot
  • Planilha 5w2h ( Formulação de estratégias)
  • Ciclo PDCA  

Análise Swot

A empresa deve antes de tudo avaliar onde está e onde pretende chegar, por isso se faz necessário a análise de Swot, que avalia qual a força da empresa, os pontos fortes e fracos, suas oportunidades de acordo com o setor que atua e quais sua ameaças no mercado. É considerada uma ferramenta simples, podendo ser empregada nos diversos setores econômicos. Devemos analisar as forças e as fraquezas dentro da empresa e comparar com as do mesmo segmento, e depois os pontos negativos trabalhar.         

Plano de Ação 5W2H

Ele pode ser utilizado em todos os níveis do planejamento, mas é mais utilizado na etapa do planejamento operacional, pois é bem detalhado fazendo passo a passo.

Todas as iniciais dos processos é em inglês, sendo:

1 – What (o que)

2 – Who (quem)

3 – When (quando)

4 – Where (onde)

5 – Why (por que)

É um método simples que agiliza todos os processos de uma empresa.

Ciclo PDAC

Método para controle eficiente de processos visando garantir o alcance das metas necessárias.

Planejar: Metas, Objetivos, métodos, procedimentos e padrões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com