TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento dos Recursos da Empresa

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADES INTEGRADAS IESGO

Administração

Planejamento dos Recursos da Empresa

(ERP)

Formosa

2017

Alcione Pereira

Antonio Cadem

Heliel Mateus Assunção Dias

Jennifer Costa

Silvio Santos Vieira

Planejamento dos Recursos da Empresa

(ERP)

Professor: Pedro Freitas

Formosa

2017

Sumário

INTRODUÇÃO        4

Planejamento dos Recursos da Empresa        5

E.R.P        5

Conceito e Definição        5

História do ERP (Enterprise Resource Panning)        5

Gestão de Negócio        6

Estrutura        6

Características básicas da ERP        7

Objetivos        7

Vantagens        8

Desvantagens        9

Porque Implantar um ERP?        9

Benefícios        10

Componentes do ERP        11

Por que o software ERP é modular?        12

Ciclo de Vida de um Sistema ERP        13

Considerações Finais        16

Referências Bibliográficas        17


INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo, com o avanço da TI as empresas tiveram que se adequar a sistemas computacionais para suportar suas atividades empresariais. Sistemas esses que são feitos e desenvolvidos para atender a necessidades de cada unidade de negócio como plantas, departamentos e escritórios.

É um sistema de gestão empresarial, onde integra diversos departamentos de uma organização, possibilitando armazenamento de todas as informações do negócio, portanto podemos entender que o software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.

ERP surgiu na década de 1980, conhecidos como módulos do pacote de gestão, a nomenclatura ERP ganharia muita força na década  de 1990, entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor – microcomputadores ligados a servidores, com preços mais competitivos – e não mais mainframes. E também por ser uma ferramenta importante na filosofia de controle e gestões dos setores corporativos, que ganhou aspectos mais próximos da que conhecemos atualmente.

Existem estudos realizados que comprovam que a implantação do sistema ERP proporciona resultados positivos, pois seu principal objetivo é organizar o trabalho numa empresa.

Com a evolução tecnológica e um mercado cada vez mais competitivo as empresas precisam continuar crescendo, mas para isso é necessário o gerenciamento adequado de seus recursos, e a ferramenta ERP pode ser um caminho de solução para as organizações.

Planejamento dos Recursos da Empresa

E.R.P

Conceito e Definição

A sigla ERP vem do inglês (Enterprise Resource da Empresa) é um sistema de gestão empresarial, onde integra diversos departamentos de uma organização, possibilitando armazenamento de todas as informações do negócio.

Podemos entender que o software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.

História do ERP (Enterprise Resource Panning)

ERP surgiu na década de 1980, conhecidos como módulos do pacote de gestão. As áreas contempladas seriam as de finanças, compras e vendas e recursos humanos, entre outras, ou seja, setores com uma conotação administrativa e de apoio à produção ingressaram na era da automatização.

A nomenclatura ERP ganharia muita força na década de 1990, entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor – microcomputadores ligados a servidores, com preços mais competitivos – e não mais mainframes. E também por ser uma ferramenta importante na filosofia de controle e gestões dos setores corporativos, que ganhou aspectos mais próximos da que conhecemos atualmente.

As promessas eram tantas e tão abrangentes que a segunda metade daquela década seria caracterizada pelo “boom” nas vendas dos pacotes de gestão. E, junto com os fabricantes internacionais, surgiram diversos fornecedores brasileiros, empresas que lucraram com a venda do ERP como um substituto dos sistemas que poderiam falhar com o bug do ano 2000 – o problema na data de dois dígitos nos sistemas dos computadores.

Gestão de Negócio

Ter essa tecnologia não é modismo, mas uma necessidade para garantir a sobrevivência da companhia, Afirma Ernesto Haberkorn, um dos fundadores da Microsiga, produtora nacional de ERP.

Esses pacotes vêm com ferramentas que automatizam uma empresa de ponta-a-ponta, abrangendo controle de receita, fluxo de caixa, atendimento ao cliente e controle de estoque, entre outras.

Estrutura

A nomenclatura do sistema é independente do sistema operacional e banco de dados. Podendo se adequar as ferramentas mais utilizadas no mercado: Sistemas operacionais: Unix, Windows, Solaris, e Linux. Banco de Dados: Oracle, Microsoft (SQL Server), IBM e etc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com