TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle da Produção atividade autodesenvolvimento

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível

Definição

Atividade que exerce

Participação no processo produtivo

Estratégico É um processo permanente e contínuo, sempre voltado para o futuro.

Através dele que são definidas as políticas estratégicas de longo prazo dentro da empresa. É responsável em definir as metas e os objetivos, tomar decisões referente aos projetos de longo prazo da organização e prover recursos necessários para que os níveis tático e operacional possam cumprir com eficiência e eficácia suas atribuições e processos. Sua participação no processo produtivo é verificar qual comportamento a empresa quer seguir, os produtos e serviços que pretende oferecer e os mercados e clientes que a empresa pretende atingir.

Tático É o nível que faz a intermediação entre o estratégico e o operacional.

Através dele, são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção na empresa. Ele interpreta e traduz as decisões do planejamento estratégico e transforma em planos concretos dentro de cada unidade da empresa. Sua participação no processo produtivo é realizar os objetivos estratégicos de maneira eficiente e eficaz, utilizando metas específicas para as áreas e liderados, ele é responsável por uma área, equipe, projeto, etc.

Operacional É a formalização dos objetivos e procedimentos.

Através dele, são preparados os programas de curto prazo de produção, nos quais são preparados os controles do programa na empresa. Ele desdobra os planos táticos de cada departamento ou área em planos operacionais para cada tarefa a ser executada. Ele envolve cada tarefa de forma isolada, procurando alcançar as metas estabelecidas. Sua participação no processo produtivo é colocar em prática os planos táticos de cada setor da empresa, dando condições adequadas para realização das atividades diárias que são executadas dentro da empresa.

O que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?

O Planejamento Estratégico nos mostra que seu alcance pode afetar a empresa como um todo, definindo assim, seus objetivos e sua visão futura.

No Nível Tático é gerado uma intermediação, ou melhor, um caminho de forma eficiente e eficaz para alcançar os objetivos propostos pelo Nível Estratégico, pensando em um futuro próximo e sendo racional em suas decisões, está relacionado à mudanças e inovações. O Nível Operacional executa o plano de ações gerado pelos níveis superiores, obtendo assim, um resultado positivo e alcaçando as metas estabelecidas.

Referências Bibliográficas

Disponíveis em:

 Resumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com