TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e a primeira função no processo administrativo

Seminário: Planejamento e a primeira função no processo administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Seminário  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 11

Passo 1

O planejamento e a primeira função dentro do processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcança-los. Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:

- Permite controle apropriado;

- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;

- Melhor coordenação das interfaces do projeto;

- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e

- Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.

“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico e um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo ações que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, e mais abrangentes e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional e incluindo o Conselho de Administração. É um processo continuo de tomada de decisões estratégicas, e não mais um plano feito e refeito apenas a cada ano que passa. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mais sim em considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente.

Como o planejamento estratégico e genérico e abrangente, ele precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos em um nível intermediário da empresa, cada qual voltado para o seu departamento. Além disso, cada plano tático precisa ser desdobrado em vários planos operacionais desenvolvidos no nível operacional da empresa, detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.

Etapas do planejamento estratégico

O planejamento estratégico exige sete etapas:

1. Determinações dos objetivos empresariam

2. Analise ambiental externa

3. Analise organizacional interna

4. Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia empresarial.

5. Elaboração do planejamento estratégico

6. Implementação por meios de planos táticos e planos operacionais

7. Acompanhamento e avaliação dos resultados.

Planejamento tático

Se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa. Assim, ele é elaborado pelo gerente ou executivos em relação ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e no sentido de contribuir para que este tenha sucessos.

O planejamento tático e o conjunto de tomadas deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas, e níveis mais baixos da hierarquia da organização. O planejamento tático esta contido no planejamento estratégico e não representam um conceito absoluto, mais relativo: o planejamento tático de um departamento da empresa em relação ao planejamento estratégico geral da organização e estratégico em relação a cada uma das seções que compõe aquele departamento. A distinção de planejamento estratégico e tático deve ser sempre feito em termos relativos por que, em termos absolutos, ambos ocupam os dois estremos de um espectro continuo de possibilidades.

Planejamento operacional

Preocupa basicamente com o que fazer nível em que as tarefas são executadas. Referem-se especificamente as tarefas e operações realizadas no dia a dia no nível operacional. Como este inserido na logica do sistema fechado, o planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultado, em quanto o planejamento tático esta voltado para resultados apeno as satisfatórios ou satisfacientes. Por meio do planejamento operacional, os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa. Como o grau de liberdade de exclusão das tarefas e operações do nível operacional e muito estreito e pequeno, o planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o estabelece as tarefas e as operações, pelo caráter imediatista focalizando apenas o curto prazo e pela abrangência focal abordando apenas uma tarefa ou operação.

O planejamento operacional pode ser visualizado como um sistema: Começa com o objetivo estabelecido pelo planejamento tático para desenvolver planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições para aperfeiçoar e maximizar os resultados. O planejamento operacional e constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da empresa: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos, etc.

Tipos de planos operacionais

Embora os planos operacionais sejam estrogênios e diversificados, eles podem ser classificados em quatro tipos.

1. Planos relacionados com métodos, denominados procedimentos.

2. Planos relacionados com dinheiro, denominados orçamentos.

3. Planos relacionados com o tempo, denominados programas ou programações.

4. Planos relacionados com comportamentos, denominados regulamentos.

O grupo estabeleceu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com