TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico baseado no balanced scorecard

Por:   •  20/11/2015  •  Monografia  •  6.935 Palavras (28 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 28

1. INTRODUÇÃO

As mudanças por que passa a economia brasileira, induzidas pela integração do país numa economia global têm exigido das empresas grande esforço de adaptação. O desafio que se apresenta é uma adequação das empresas às mudanças, visando à eficiência em todos os níveis e departamentos em condições de competitividade nos principais mercados. Com a abertura da economia, todos esses fatores se tornaram críticos para os empresários, conduzindo ao objetivo de aumentar a competitividade e o desempenho.

Uma das alternativas utilizadas pelas empresas para melhorar o desempenho diante da crescente competitividade é criar ambientes de inovação, o que, consiste em criar estratégias que fogem aos atuais parâmetros de competitividade.

Um dos modelos em que as grandes empresas vêm utilizando e que tem criado resultados significativos com a execução da estratégia é o chamado BALANCED SCORECARD (BSC), uma ferramenta de gestão estratégica criada em 1992 por dois professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton para avaliar e gerenciar o desempenho organizacional.

Por esta razão o tema escolhido tem a finalidade de propiciar a divulgação de uma nova metodologia de gestão, amplamente discutida e abordada por diversas publicações especializadas, sendo um tema que visa contribuir para o crescimento da organização em estudo.

Pretende-se analisar a viabilidade da implementação da metodologia, apresenta também no capitulo dois, descrição sobre a conceituação básica de um planejamento estratégico e equalizar através do conhecimento sobre como planeja-se a estratégia que possibilita as empresas alcançarem suas metas.

Muitas pesquisas mostram que uma a cada dez empresas consegue implantar sua estratégia com sucesso e existem vários fatores que contribuem para o insucesso desta implantação, portanto, abriremos um leque para estudar estes fatores.


CAPÍTULO I

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO NO AMBIENTE

1.1 Identificação da Organização

  • Razão Social: Armazém da Decoração Ltda.
  • Nome Fantasia: AZ
  • CNPJ: 02.402.111/0001-50
  • Inscrição Estadual: 10.301.340-7
  • Endereço: Rua 90 Nª 174 Setor Sul / Goiânia-GO
  • CEP: 74.093-020
  • Telefone: (62) 3281-7432
  • Sócias Proprietárias: Maria Abadia Haich e Daniela Haick Mallard
  • Criação: 10 de maio de 1998

1.2 Caracterização da organização no ambiente

A empresa Armazém da Decoração surgiu em 10 de maio do ano de 1998 com o rompimento da sociedade da empresa ERA UMA VEZ, a qual deu surgimento a duas lojas Armazém da Decoração e Ventura Interiores hoje concorrentes entre si. Atualmente a empresa tem participação de duas sócias e é uma sociedade de capital fechado.

A empresa está dividida nos seguintes departamentos: Departamento Administrativo, Comercial, Financeiro e RH.

O Departamento Administrativo é representado pela sócia e gestora, e é em quem centraliza a administração de toda a empresa.

O Departamento Financeiro tem por finalidade de gerir as entradas e saídas, bem como as decisões de investimentos e financiamentos.

O Departamento de RH recruta colaboradores, faz a folha de pagamento, organiza horários, organiza as reuniões administrativas, comunica as decisões aos demais departamentos.

Com o crescimento e a necessidade de expandir o negócio a empresa percebeu a necessidade de ter uma participação maior no mercado, porque até então ela tinha crescido, mas precisava alcançar um outro estágio: o estagio da maturidade, agora precisa melhorar os seus processos para assim criar um diferencial competitivo e começar a disputar mercado com os grandes concorrentes.

Desde 2005 a empresa adotou uma consultoria financeira e administrativa mudando sua visão que era totalmente comercial e dando mais ênfase nas outras áreas.[pic 1]

Inserir Foto na empresa

FIGURA 1.1 Fachada da empresa (Fonte: Autora)                 


      1.2.1 Organograma

[pic 3][pic 2]

FIGURA 1.2 Organograma (Fonte: Autora)

Missão:

        “Propor soluções aos ambientes através de verdadeiras obras de arte, com criatividade, inovação e funcionalidade para pessoas que se dão ao luxo de se sentirem especiais.”

Visão:

        “Ser reconhecida como uma organização que proporciona o belo, o atual, o diferente, com receptividade, carisma e cuidado”.


CAPÍTULO II

PARTE TEÓRICA

 2.1 Tema

O planejamento estratégico para a pequena empresa baseado na metodologia do Balanced Scorecard.

2.2 Problema

Através de um penoso período de transição, pouco a pouco o Brasil tem-se integralizado no cenário mundial, buscando desenvolvimento econômico e maior competitividade.

O Brasil como uma potencia no mercado brasileiro tem atraído empresas estrangeiras o que vem intensificando a concorrência no mercado nacional, este e mais outros fatores estão afetando a competitividade das empresas que atuam por aqui. O que faz cada vez mais importante encontrar estratégias consistentes que aproveitam as oportunidades que estão surgindo. Neste cenário, buscar novos métodos é um fator essencial para sobressair diante de tanta concorrência.

Podemos observar que o grande gargalo das empresas está diretamente ligado a sua gestão, ou seja, não possuem um planejamento estratégico capaz de direcionar o futuro da empresa. Conduzindo a organização a uma situação emergencial em todas as atividades realizadas, afetando a empresa em um todo. Contudo, percebemos que o desafio de grandes empresários é alinhar às suas estratégias como forma de obter vantagens competitivas e comunicá-las a todos da organização, o que vale dizer que não basta ter estratégias definidas, é necessário que estas estratégias sejam também comunicadas fazendo com que cada colaborador de uma organização tenha um objetivo estratégico a cumprir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)   pdf (343.9 Kb)   docx (981.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com