TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento: o plano para o projeto educacional e educacional Celso Vasconcellos

Projeto de pesquisa: Planejamento: o plano para o projeto educacional e educacional Celso Vasconcellos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 5

INTESE – TEXTO: Planejamento: Plano de Ensino–Aprendizagem e Projeto Educativo de Celso Vasconcellos

INTRODUÇÃO

A discussão sobre o planejando nos tem dado uma oportunidade importante para nossa postura como profissional. Portanto, a disciplina de planejamento educacional nos dá através da professora Ms Sheila Ximenes uma reflexão sobre o planejamento através da analise de uma das partes do capítulo do livro “Planejamento. Projeto de Ensino-aprendizagem e Projeto Político Pedagógico” do autor Celso Vasconcelos, 2010.

Porém nesta resenha estaremos fazendo algumas considerações sobre a 1ª parte do capítulo: “Planejamento em questão” onde o principal objetivo do livro é ajudar a prática educativa e convida o leitor a fazer uma reflexão que possa fazer com que os professores, educadores, acadêmicos de Pedagogia e assim consecutivamente possam aprender a agir, a mudar, a avançar.... Ainda nas faculdades é possível notar que o tema “planejamento” é taxado como “chato”, fazendo jus a fama “professor nenhum gosta de planejar”, mas assim como o autor esperar mudar isso, esperamos ser uma nova geração de pedagogos que valorize de fato o planejamento e o faça com força de vontade.

PRIMEIRA PARTE – PLANEJAMENTO EM QUESTÃO

Antes de qualquer coisa, o que é reflexão? Essa é uma boa maneira de começar a refletir sobre o termo propriamente tido, para só então a partir daí buscar os outros caminhos que nos leve a entender como se dá esse processo de reflexão.

A reflexão, portanto, é uma mediação no processo dede transformação. É como afirma Rubinstein (1967), que acredita que o caráter

consciente e orientado a um fim caracteriza a atuação humana.

Baseado na idéia de que a ação humana pode ser alienada o autor acredita que a alienação não significa que o professor não esteja apto para agir, ou que não tenha um fim, um objetivo, ele trata isso como uma qualidade dos mesmos.

A FALTA DE SENTIDO DO PLANEJAMENTO

Quando adentramos no campo educacional, deparamo-nos com séculos de denuncia de uma escola desvinculada da vida, abstrata, formalista, autoritária passiva, etc., e, no entanto, uma observação mais atenta, nos damos conta que a prática, no seu conjunto, pouco tem mudado.

LOCALIZAÇÃO DA PROBLEMÁTICA

No cotidiano das escolas, em especial no final e inicio de ano, é realizada uma série de práticas como preencher formulários com objetivos, conteúdo estratégia,avaliação ,indicação de livros didáticos, etc.

O que dizem os professores:

Não é possível planejar; do jeito que o planejamento vem sendo feito não funciona; não é necessário planejar. Como entender a descrença do educador em relação ao planejamento?

Não é possível planejar

Há uma visão de que não da para planejar, porque a realidade da escola não e nada simples e a sala de aula e muito dinâmica (cada dia e cada dia, cada classe e cada classe, cada aula e uma aula...) tudo muda...

Não há condições

Muitas vezes, o que esta em questão e a percepção da falta de condições mínimas favoráveis para poder se desencadear um processo de planejamento significativo.

Não há jeito mesmo

Alem disto, há a questão do determinismo enraizado : se somos determinados (por fatores

biológicos,sociais,psicológicos, etc.), se não da para mudar mesmo de que adianta planeja?isto nada mais seria que uma enganação,uma alienação, uma perda de tempo..

É inútil

Esta e com certeza umas das maiores queixas dos professores: sentem que estão submetidos a um ritual que não tem conseqüências na pratica cotidiana da escola, e uma mera formalidade.

DUAS GRANDES CORRENTES DO PENSAMENTO

Na história do pensamento humano, a reflexão do homem orbitou em torno de duas grandes correntes: A Metafísica - Parmênides – defendia a estabilidade das coisas, não admitindo as contradições, para ele, a essência profunda do ser era imutável e o movimento (mudança) era um fenômeno de superfície. A Dialética – Heráclito – admitia o movimento, no qual tudo estava num constante vir-a-ser. A linha de pensamento, metafísica, prevaleceu sobre a dialética de Heráclito. Uma das mais fortes vertentes do pensamento até hoje presente no nosso meio, corrente platônica, é o idealismo metafísico.

PROCESSO DE ALIENAÇÃO DO PROFESSOR

O educador como cidadão está inserido num contexto mais amplo de sociedade, sendo, portanto atingido pela alienação imposta devida a toda forma de organização social. Enquanto profissional, participa da alienação midiatizada no conjunto de seu trabalho.

A situação de alienação se caracteriza pela falta de compreensão e domínio nos vários aspectos da tarefa educativa: ao educador falta clareza com relação à realidade em que ele vive, não dominando, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com