TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.298 Palavras (22 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pesquise, em outras fontes, a definição de planejamento e argumente a respeito de sua relevância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

R: Planejamento é ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo

As etapas são:

Diagnóstico, que é a primeira etapa do planejamento, se faz um check-up da realidade, para se ter uma visão geral da situação e conhecer seus pontos fortes e fracos, caracterizar os problemas, causas e consequências.

Elaboração do projeto, é atividade, reflete sobre as informações e decide o que colocar no papel para formalizar o documento.

  1. Defina projeto e aponte sua finalidade para escola.  Enumere suas etapas.

R: Projeto é um plano para a realização de um ato e também pode significar desígniointençãoesboço.  A finalidade do projeto é fazer, realizar e buscar melhorias da qualidade do ensino.

O projeto deve conter:

  1.  Justificativa: contém a fundamentação teórica e a importância do projeto em função dos problemas apontados no diagnóstico.
  2. Objetivo: o resultado que se pretende alcançar em determinado tempo previsto no plano do projeto.
  3.  Estratégias ou metodologias: indica o que, com que, onde e como fazer para alcançar os objetivos e as metas previstas.
  4. Recursos: são especificados, recursos humanos, físicos, materiais e financeiros necessários.
  5. Avaliação do projeto: é pensado e são detalhados os procedimentos e as ferramentas de como vamos verificar se o que foi previsto está sendo executado e alcançado.
  1. O que é diagnóstico e qual a sua importância no processo de planejamento?

R: Diagnóstico é a primeira etapa do planejamento, é o início do processo para intervir numa realidade, com vistas a melhora-la. Nele se vê o que tem em mãos, o que precisa mudar, tem uma visão geral da realidade vivida, da organização da instituição para conhecer os seus pontos fortes e fracos, caracteriza os problemas, as causas e as consequências. E a partir disso podemos começar a focar no que precisa e como vamos planejar.

  1. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

R: O apoio deve ser coletivo, toda equipe tem que se organizar e pensar em ideias importantes para o que precisa no planejamento, as visões diferentes só acrescentam, uma escola precisa de equipe que saiba planejar, que saiba os problemas que enfrentam e tenham em mente o que precisam mudar e o que podem fazer para alcançar os objetivos.

  1. Diferencie planejamento e projeto, apontando os aspectos que os distinguem.

R: Planejamento organiza e coordena ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar problemas ou alcançar objetivos para que se chegue aos objetivos é necessário fazer a elaboração de um plano que prevê as ações, o resultado do planejamento, por meio dele é possível registrar as ações que serão realizadas, cronograma, lista de atividades...

É a partir de um Planejamento que surge a necessidade de um projeto.

Projeto é também um documento que vem do planejamento, pois nele são registradas as decisões mais concretas de proposta.

  1. Como deve ser a avaliação do projeto?  Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

A avaliação do projeto tem que ser pensada e são detalhados os procedimentos e as ferramentas de como vamos verificar se o que foi previsto está sendo executado e alcançado, se os custos compensaram os benefícios, se valeu esforço... e comparar como era antes, e como ficou depois de concluído. Instrumentos de medida existem vários, em educação o mais usado é o questionário.

Ex: Qual a importância do projeto avaliativo para a consolidação do projeto:
( ) Pouca

( ) razoável

( ) nenhuma

( ) Muito importante

(x) extrema importância.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

  1. Leia o texto de Rita Foelker no link abaixo e argumente sobre a importância dos itens citados: Reunião de planejamento; Avaliação do período anterior; Definição dos objetivos; Planejamento das ações; e Reuniões de avaliação.

Disponível em: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/1_0745.pdf 

  1. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

  1. Por que é necessário fazer planejamento?
  1. Em muitas escolas o planejamento é apenas para atender as exigências burocráticas. Poderia ser diferente? Como?
  1. Qual a prioridade do Processo de Planejamento?

UNIDADE 2

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (421.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com