TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 9

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80 h

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique o que você entende por planejar e apresente as etapas que se deve seguir, explicando-as.

Planejamento é pensar em tudo, é pensar o caminho que você vai seguir o que você quer aonde chegar, tudo isso e muito mais esta no planejamento. Planejar é um processo que ocorre na mente das pessoas para organizar as ações, o tempo e os recursos, com vistas a um ou mais objetivos. É um processo permanente que nunca se esgota. Enfim, planejar é o processo de pensar para que, por que, o que, quando, como e com que meios será feito o que pretendemos. Na escola se planeja para melhorá-la e servir melhor, mas em muitas escolas são feitos planos e projetos apenas para atender a exigências burocráticas, quando se deveria planejar para resolver problemas ou visar objetivos assumidos como válidos, legítimas e significativas. O planejamento no contexto escolar é muito útil, afinal eles são feitos para se obter resultados de um determinado problema, então não devemos fazer um planejamento apenas porque é uma obrigação, mas tendo em mente que ele será muito enriquecedor para o ensino. É importante lembrar que existem etapas para fazer o planejamento: A) Fazer o diagnóstico: O diagnóstico é a primeira etapa do planejamento. É o início do processo para intervir numa realidade, com vistas a melhorá-la. No diagnóstico se faz um check-up da realidade, para se ter uma visão geral da situação, da organização ou da instituição, para conhecê-la em seus pontos fortes e fracos; para caracterizar seus problemas, suas causas e consequências. Implica em estudo multifocal, intersetorial, multidisciplinar e interdisciplinar. O diagnostico tem três sub- etapas:

Caracterização inicial: É o conhecimento da realidade da organização como um todo e também de seu entorno. Envolve análise de seus objetivos, funções, filosofia, recursos, estratégias, formas de avaliação das necessidades e restrições externas. Implica identificar deficiências, problemas, desvios e o que é mais importante a se fazer ou o que é mais urgente e grave e suas prováveis causas e efeitos.

Produção de informações: É a busca de dados e informações para confirmar as hipóteses das causas dos problemas levantados no item a. Pode ser feito mediante observações e pesquisas na própria organização ou mediante estudos em referenciais: livros, revistas, internet e outras. As próprias técnicas de bombardeamento por cartões e bombardeamento mental podem ser formas de obter informações.

Análise diagnóstica: É a reflexão sobre os problemas, suas causas e sobre as informações obtidas para solucioná-los. É o pensar sobre o que é mais urgente a ser feito diante das variáveis que possam estar envolvidas. Ou melhor, o que é mais abrangente, isto é, o que pode ser feito para atender várias necessidades ao mesmo tempo. Ou ainda, em como obter o máximo de benefícios com as mesmas ações.

B) Elaborar o projeto A elaboração do projeto é uma atividade, ou seja, é um elemento do planejamento. Faz-se reflexão sobre as informações para decidir o que colocar no papel para formalizar o documento.

– determinar os objetivos

– determinar as metas

– definir a metodologia ou as estratégias

– indicar os recursos e os meios

– descrever como será avaliado

C) Executar o projeto

D) Avaliar o projeto

2. Descreva a finalidade de um projeto para a escola. Relate e explique todas as etapas que compõem o projeto.

O projeto tem como finalidade formalizar o planejamento, ou seja, é quando colocamos no papel as reflexões feitas no planejamento. No projeto é importante definir claramente o que mudar, a finalidade do projeto e de fazer, de realizar, de estar a frente para o futuro, cuja finalidade e a busca na melhoria da qualidade do ensino.

O Projeto deve conter:

- Justificativa: contém a fundamentação teórica e a importância do projeto em função dos problemas apontados no diagnóstico,

- Objetivos: são os resultados que se pretende alcançar em determinado tempo previsto no plano do projeto.

-Estratégias ou metodologias

-Recursos

-Avaliação do projetos

3. O que é diagnóstico e qual a sua importância no processo de planejamento?

O diagnóstico é a primeira etapa do planejamento. É o início do processo para intervir numa realidade, com vistas a melhorá-la. No diagnóstico se faz um check-up da realidade, para se ter uma visão geral da situação, da organização ou da instituição, para conhecê-la em seus pontos fortes e fracos; para caracterizar seus problemas, suas causas e consequências. Implica em estudo multifocal, intersetorial, multidisciplinar e interdisciplinar.

4. Apresente a relevância de se trabalhar em equipe e da participação coletiva, no processo de planejamento.

Na área da educação, o planejamento deve ser feito em equipe, pois, o planejamento diz respeito a todos os âmbitos da escola desde a direção até a cozinha, desta forma todos devem participar, afinal o objetivo da escola é melhorar a qualidade da educação e consequentemente formar cidadãos melhores.

5. Diferencie planejamento e projeto, apontando os aspectos que os distinguem.

De acordo com o texto planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre o que se tem e o que se pretende fazer, ou seja, planejar é refletir, analisar e tomar decisão sobre determinada ação. Já o projeto por sua vez, é um documento, o planejamento é refletido e colocado no papel, o projeto é utilizado para se atingir os objetivos mais específicos.

Os termos de Planejamento e projeto estão relacionados à organização das ações, são conceitos que se completam ao passo em que são executados. O planejamento é a ação mais complexa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com