TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejar Estratégias de Atuação Mercado Imobiliário

Por:   •  13/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS[pic 1]

ATIVIDADE 1 – UNIDADE CURRICULAR 01 - TTI

Cidade

Rio de Janeiro

População

6.775.561 (https://cidades.ibge.gov.br/)

Renda média (em salários mínimos)

4,2 (https://cidades.ibge.gov.br/)

Capital do Estado?

Sim

Se não, qual é a distância da capital?

-

Possui universidades? Quantas?

91 (https://emec.mec.gov.br/)

Possui grandes indústrias?

Sim, distribuídas nas áreas de Extração de petróleo e gás natural, Construção, Serviços industriais de utilidade pública, Derivados de petróleo e biocombustíveis e Atividades de apoio à extração de minerais. (https://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/estado/rj)

Produção agropecuária

Uma das produções mais relevantes para a cidade é a de coco-da-baía, ocupando a 2ª colocação no Estado e 50ª no país. Esta produção denota a vocação turística da cidade, uma vez que produção é consumida em grande parte nas praias da cidade. (https://cidades.ibge.gov.br/)  

Percentual de comissão

(CRECI do seu Estado)

Em consulta realizada no site do CRECI-RJ, na página https://creci-rj.gov.br/wp-content/uploads/2013/08/tabela_honorarios.pdf, não foi possível obter a tabela.

Em pesquisa aprofundada no site, na página https://creci-rj.gov.br/perguntas-frequentes/, é disponibilizada a seguinte informação:

“Como faço para saber sobre honorários do profissional?

A instituição mais indicada para orientá-lo acerca de cobrança de honorários é o sindicato dos corretores de imóveis, seja do município do Rio de Janeiro ou do Estado dependendo da sua jurisdição. Ressaltamos que o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica impôs ao Sistema COFECI-CRECI, no ano de 2015, assinatura de TCC (Termo de Compromisso de Cessação de Conduta), ou seja, direcionando e determinando a implantação desta forma da prática da livre negociação entre as partes.

Fonte: https://creci-rj.gov.br/nota-sistema-cofeci-creci-e-cade/ 

http://www.cade.gov.br/noticias/acordo-revoga-tabela-de-honorarios-para-corretores-de-imoveis

Tanto no site do Sindicato do Estado quanto do Município também não foi possível obter a informação. (https://sindimoveisrj.org.br/tabela_honorarios/index.php e https://www.sindimoveisrio.com.br/)

Em pesquisa na internet, em site não oficial (https://pereiraimoveisrj.com.br/?p=33250), para a Categoria I, Imóveis construídos em Áreas Urbanas ou em Desenvolvimento Urbano, o percentual é de 6% sobre o valor da Venda.

Quantidade de imobiliárias

Não foi possível obter um número exato. Em pesquisa na internet, nos principais bairros do Munícipio é facilmente encontrado em torno de 30 imobiliárias entre as mais conhecidas, porém, segundo site de transparência do CRECI-RJ, no Estado do Rio de Janeiro existem 9.054 Pessoas Jurídicas (https://creci-rj.gov.br/transparencia/)

Parecer descritivo:

A cidade do Rio de Janeiro é mundialmente conhecida por ser um destino turístico. Por muitas vezes pensar em Brasil é também pensar no Rio de Janeiro e em pontos turísticos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor e a Praia de Copacabana, isso citando apenas os locais mais famosos.

Na América do Sul a cidade do Rio é referência quando se trata de turismo e por isso grande parte da economia da cidade é movimentada por esta característica. Um dos mercados mais impactados por esta característica é o mercado imobiliário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (160.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com