TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing da Empresa Dinoeco

Por:   •  6/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.779 Palavras (12 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - CCJS

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

PROFESSORA: REMÉDIOS ANTUNES

[pic 2]

GRUPO:

  • JÁDSON FELIPE                                                                                              
  • LUCAS DANTAS                                                                                                                                                        
  • ROMÁRIO FERREIRA                                                                            
  • JOHNY DAVYD
  • GUILHERME DAYVID

PLANO DE MARKETING – DINO ECO

SOUSA, 2015

  1. Primeira etapa: Planejamento
  1. Sumário executivo:

O presente trabalho de plano de marketing visa tratar da empresa: Dino Eco, uma empresa de prestações de serviços e instalações de equipamentos que diminuem o consumo de água e apresentam formas alternativas de armazenamento e reaproveitamento de águas cinza - que nada mais é do que a água que foi utilizada na máquina de lavar, na pia, na banheira ou no chuveiro, além da utilização de água da chuva, isto, tanto em residências quanto em áreas comerciais. A empresa aposta na inovação e no compromisso com políticas sustentáveis.

Seus idealizadores: Johny Davyd, Lucas Dantas, Jádson Felipe, Guilherme Dayvid e Romário Ferreira, acreditam que em pouco tempo a empresa será referencia, não só por ser pioneira, mas também por apresentar estratégias de mercado de acordo com fatores, necessidades e desejos que o mercado apresenta.

A empresa surgiu a partir das necessidades que o meio oferece. Como é sabida, a região nordeste apresenta uma das maiores secas já vista nos últimos 50 anos, um problema que chega a todos em igual proporção.  Neste sentido a Dino Eco visa apresentar a reutilização da água como uma atitude paliativa, mas que eficiente na busca por melhorias.

A partir dessa necessidade, a empresa visa auferir resultados financeiros, sendo referencia no mercado e também causando impacto social, ao levar as pessoas a idéia de sustentabilidade. Para tanto, a empresa oferece um portfólio não só de produtos, mas também de estratégias.

  1. Análise do ambiente

Fatores econômicos:

Com a inflação em alta e devido à inacessibilidade dos produtos que oferecemos, a empresa sofre influencias externas na elaboração do preço. Pois nossos consumidores são sensíveis quanto à elevação do mesmo.

Fatores socioculturais:

Há uma alta tendência do sustentável no mundo, mas ao mesmo tempo, a falta de conscientização das pessoas da região quanto aos problemas ambientais é importante ser considerado.

Fatores tecnológicos:

A área de atuação da empresa depende intrinsicamente do avanço da tecnologia, pois pode trazer novos produtos e maximizar a qualidade do portfólio atual, ou seja, o fator tecnológico é um fator positivo, levando em conta seus concorrentes.

Concorrência:

A empresa entra em um mercado livre de concorrência, ou seja, como monopolista. Vale frisar que não há barreiras de entrada para novos concorrentes no setor.

Fatores Políticos/legais:

Existem órgãos que regulamentam a distribuição e o consumo de água (Secretaria de infraestrutura, DAESA), podendo apresentar sanções e restrições a atitudes que empresas como a Dino Eco terão. Porém, no cenário nacional, há políticas que incentivam o desenvolvimento sustentável, mesmo assim, esse campo apresenta deficiências no planejamento político para o desenvolvimento ecológico.

Fatores Internos

A Dino Eco conta com infraestrutura qualificada para atender da melhor forma os clientes contam com funcionários qualificados, pois prezam por uma qualificação continua desde o nível operacional ao tático.  Como ponto negativo, vale destacar a dificuldade de comunicação entre os diferentes profissionais que prestam serviço, visto a diversidade dos mesmos.

Analise de oportunidades e ameaças; forças e fraquezas.

Fatores Externos

Ameaças

  • Ausência de barreiras para entrada de concorrentes.
  • Regulamentações fiscais e legais (DAESA, Prefeituras).

Oportunidades

  • Falta de concorrência.
  • Escassez de água.
  • Aumento das tarifas de impostos (água e luz).
  • Ineficiência da administração pública de resolver o problema da água.

Fatores Internos

Forças

  • Qualificação profissional.
  • Política da sustentabilidade.

Fraquezas

  • Problema de comunicação entre os funcionários.

  1. Definição de Público-Alvo

Após definir segmentação (Demográfica, geográfica e psicográfica) e posicionamento (Produtos sustentáveis), nós já temos um público-alvo definido. O povo nordestino vem sofrendo uma das maiores secas dos últimos 50 anos (segundo o Portal Terra), e isso estão trazendo transtorno tanto para os civis quantos para os negócios da região (cerca de 20% dos rebanhos ou mais de 30 milhões de cabeças de gado criadas no nordeste já morreram – Portal R7), onde a fome e sofrimento afanam a população, por isso entramos no mercado apresentando soluções para desperdícios e abusos desse recurso natural, e formas de armazenamento que possa garantir maiores espaços de tempo com água própria para o uso. O nosso público-alvo surge com esse problema. Analisando a renda das empresas e dos proprietários de residências definimos planos específicos para cada tipo de público, abrangendo assim, desde residências simples até grandes agropecuários com diversos hectares de plantações irrigadas. Além de contarmos com profissionais qualificados nas áreas que possam conscientizar nossos clientes sobre a importância do nosso serviço e dos benefícios que eles terão. Assim como procuramos classificar nosso público- alvo por regiões e renda, também notamos que existem pessoas que são mais conscientes da grave situação que a região tem passado nos últimos anos. Pessoas essas que são possíveis clientes para nossa empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (126.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com