TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluentes Orgânicos Biodegradáveis

Por:   •  24/3/2017  •  Monografia  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 2

Poluentes

  Poluir lagos e rios, desmatar a lateral ou modificar a trajetória de rios, jogar lixo em próximos a nascentes de lagos, rios ou poços, podem ser atitudes que ameaçam o suprimento de água para consumo humano.

  Existem vários poluentes que podem contaminar a água, de maneira bem grave, não só para os seres humanos, mas sim, para as demais espécies que se aproveitam da água. Vou citar alguns tipos de poluentes abaixo.

Poluentes Orgânicos Biodegradáveis

 Esses poluentes orgânicos envolvem lugares como esgoto doméstico ou decomposição de compostos orgânicos na água. Com a decomposição desses compostos orgânicos, podem se liberar gases altamente poluentes, podendo assim, entrar em contato com a água e contamina-la.

Poluentes Não-Biodegradáveis

 Os poluentes Não-Biodegradáveis são de lenta decomposição, e na maioria dos casos são criados pelos seres humanos. Esses poluentes são perigosos por serem altamente tóxicos.

 Exemplo: Detergentes, que quando chegam em contato com algum ambiente aquático, podem promover uma camada de espuma sobre a água. Essa camada dificulta a passagem de luz, o que atrapalha na fotossíntese pelos seres que produzem a fotossíntese. A camada de espuma que é formada pelos detergentes também dificulta que o gás oxigênio do ar se dissolva na água, provocando assim a morte dos peixes.

Poluentes Patogênicos

  A água por si só pode conter e transmitir um grande número de doenças, e junto com outros poluentes orgânicos (esgoto), pode aumentar e muito os riscos de contrair várias doenças. Os microrganismos patogênicos (bactérias, vírus, protozoários e helmintos.) podem conter doenças como, cólera, febre amarela, malária, hepatite entre outras.

   Esses poluentes que citei acima são bem perigosos para a vida, mas á maneira de serem tratados, podendo a água ser aproveitável novamente.

Tratamentos

Com a água contendo, várias bactérias ou resíduos químicos que prejudiquem a saúde dos seres humanos, ou poluam a água do ambiente de alguma forma, essa água precisa passar por um tratamento. Os tratamentos existentes eu irei citar abaixo.

Não há reações químicas envolvidas, somente processos físicos.

  • peneiramento: elimina as sujeiras maiores.
  •  sedimentação ou decantação: pedaços de impurezas que não foram retirados com o peneiramento são depositados no fundo dos tanques.
  • aeração: borbulha-se ar com o intuito de retirar substâncias responsáveis pelo mau cheiro da água (ácido sulfídrico, substâncias voláteis, etc).

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com