TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas de gestão de pessoas no novo milênio: cenário dos estudos publicados nos periódicos da área de administração entre 2000 e 2010

Por:   •  6/10/2018  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

I - Identificação da Obra:

DEMO, G. et al. Políticas de gestão de pessoas no novo milênio: cenário dos estudos publicados nos periódicos da área de administração entre 2000 e 2010. In: Revista de Administração Mackenzie (RAM) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Edição de Walter Bataglia, V. 12, N. 5, p. 15-42, São Paulo, Set./Out. 2011.

II - Resumo das ideias do Autor

Atualmente a Gestão de Pessoas (GP) tem constituído uma competência essencial para as organizações, reconhecendo nas pessoas uma fonte de vantagem competitiva por serem produtoras de conhecimento, inovação e capacidades organizacionais. Diante dessas mudanças percebeu-se a necessidade de reconhecer o cenário dos estudos sobre políticas de gestão de pessoas. O artigo apresenta esse cenário baseado em 108 estudos produzidos nacionalmente em periódicos científicos de nível superior na área de Administração num período de 10 anos (2000 a 2010).

Nesse sentido, a pesquisa também sugere relacionar as políticas e práticas de Gestão de Pessoas a outras variáveis do comportamento organizacional, visando assim combinar as diferentes perspectivas metodológicas e alcançar maiores efeitos quanto ao bem-estar das pessoas, com relações positivas em termos de produtividade, lucratividade e qualidade, o que influencia diretamente nos resultados organizacionais.        

III - Opinião sobre o Texto Lido

          Li o artigo “Políticas de gestão de pessoas no novo milênio: cenário dos estudos publicados nos periódicos da área de administração entre 2000 e 2010”. E, na minha opinião é preciso desenvolver pesquisas referentes a outras políticas de gestão de pessoas que promovam um maior desenvolvimento e comprometimento dos colaboradores, visando assim alcançar maior desenvolvimentos dos colaboradores nas organizações, como por exemplo, avaliação de desempenho e competências, condições de trabalho, recompensas, recrutamento e seleção, envolvimento, entre outras.

         De acordo com as conclusões que fiz com base no próprio texto, é preciso desenvolver mais estudos de ensaio teórico, já que a maioria se enquadra no modelo teórico-empírico, assim como no que diz respeito a natureza do modelo teórico-empírico de natureza qualitativa e quantitativa (quali-quanti) e natureza quantitativa, visto que a maioria dos estudos realizados é de natureza qualitativa.

         Diante disso, podemos concluir que é preciso desenvolver mais pesquisas, consolidando teorias antigas e ideias de novas teorias que contribuam de forma eficaz, eficiente e efetiva no desenvolvimento de políticas de gestão de pessoas nas organizações em busca da excelência e de uma maior vantagem competitiva no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com