TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Por:   •  25/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Pontifícia Universidade católica do rio de janeiro

Bernardo Chalub

Nicole Escudeiro

Sabrina Maffeo

Centro de ciências sociais - CCS

Departamento de Administração

Graduação em Administração de Empresas

Rio de Janeiro, dia 9 de Abril de 2019.

1- Qual é sua formação acadêmica (cursos de especialização, idiomas, etc.)?

Sua formação acadêmica é Doutorado em finanças. Dentre os cursos de especialização a entrevistada destacou dois MBAs, um mestrado e um doutorado. O idioma que Graziela domina é o inglês.

A reflexão sobre a trajetória da entrevistada, é a importância de se aprimorar em seu trabalho de forma que haja tal reconhecimento e destaque diante aos demais. O domínio da língua inglesa é fundamental para o mercado de trabalho, Graziela inclusive já deu aulas em inglês. As mudanças dentro e fora do ambiente organizacional são constantes e é necessário ser volátil a elas.

2- Relate, em linhas gerais, sua trajetória profissional, começando com seu primeiro estágio ou emprego até a sua ocupação atual.

Graziela é formada em engenharia, e exerceu sua profissão no jornal Globo durante um ano no cargo de estagiária. Foi contratada e atuou na área financeira da empresa por nove anos. Fez seu primeiro MBA em mercado de capitais, pago pela Globo. Saiu da Globo, e foi trabalhar com mercado de capitais, na Embratel, com relações com investidores, por quatro anos. Trocou de emprego e foi gerente financeira do Jornal do Brasil durante nove meses. O Canal Futura a chamou para ser coordenadora financeira, trabalhou na empresa por 1 ano. Foi então que Graziela decidiu fazer doutorado e parar de trabalhar, mas foi chamada para dar aulas então aceitou o convite e conciliou ambos. Quatro anos depois terminou seu doutorado. Recebeu uma proposta de emprego para ir a Vitória, trabalhar na Fucape Business School, onde trabalhou durante 6 anos. Por fim decidiu voltar ao Rio de Janeiro e hoje em dia faz consultoria e é professora da PUC-Rio.

Pode-se perceber que Graziela passou por diversos trabalhos em diferentes empresas durante sua trajetória. O conhecimento adquirido por nossa entrevista durante esses anos foi enorme, o que nos faz perceber que é de extrema necessidade se arriscar e aceitar uma nova oferta de trabalho, podendo assim, sair da nossa área de conforto, tendo o intuito de obter novas experiências e aprendizados. Isso é o que nos vai fazer ser reconhecido em nosso trabalho.

3- O que te levou a optar por esse tipo de relação com o trabalho?

Para Graziela, a flexibilidade de horário a fez optar por essa relação com o trabalho, pois com isso ela pode fazer outras coisas em seu tempo livre.

Cada pessoa tem um perfil onde melhor se enquadra, Graziela por sua vez já tinha tido a experiência de trabalhar em grandes empresas com os horários poucos flexíveis e não se adequou. Por isso é importante fazer a escolha certa de acordo com a necessidade de cada um.

4- Quais características individuais você destacaria como essenciais na sua trajetória profissional?

A entrevistada destaca principalmente muita disciplina como sendo a característica essencial.

Graziela mostra ser bem focada em relação a sua carreira profissional. Obter dois MBAs e um doutorado, enquanto trabalha, realmente demanda bastante disciplina. Não é fácil.

5- Quais as suas principais atribuições/atividades hoje?

A entrevistada, hoje em dia, dá aula, faz consultoria, escreve artigos acadêmicos e ainda, a pedidos, pensa em fazer um canal no Youtube focado em finanças.

Graziela possui diversas atividades devido à flexibilidade em seu emprego. Diz que está avaliando a possibilidade de um canal no Youtube, pois acredita que já tem muita gente fazendo e pode saturar, por isso não fez ainda.

6- Descreva a sua rotina de trabalho.

Graziela dá aula na PUC Rio todos os dias da semana. Alguns ela chega cedo, pois sua aula é na parte da manhã, já nos outros chega mais tarde, e dá aula a noite. Diz também que não pode trabalhar em outro lugar, pois sua dedicação é exclusiva com a PUC-Rio. Quando não está dando aula, ela realiza seu trabalho de consultoria.

A entrevistada diz que seu trabalho em consultoria não é presencial. Ela faz uma visita à empresa com fins de reconhecimento e realiza o trabalho de casa, ou na PUC mesmo, otimizando seu tempo entre as aulas. Vemos claramente a disciplina que Graziela comentou anteriormente, que se encontra muito presente em sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com