TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  12/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  8.635 Palavras (35 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 35

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE ADMINISTRAÇÃO

M. W.

 R. C.V.

SOFTWARE LIVRE

Porto Alegre

2013[pic 1]


  1.  EMPRESA - A CANTINA[pic 2]

A Cantina é um restaurante de decoração rústica que foi fundado em Maio de 2003, com diferenciais que começam pelo atendimento ao cliente sendo realizado diretamente pelos gestores. Além disso, se destaca dos demais restaurantes da cidade por servir carnes exóticas, sendo o único do Rio Grande do Sul com cardápio tão diversificado. O espaço onde está alocado o empreendimento foi construído em 1930, e tinha como finalidade ser apenas residencial.

Por não possuir um fluxo elevado de clientes por dia, não há um grande quadro de funcionários e nem organograma definido. O empreendimento conta com apenas três funcionários, dentre eles os proprietários, que gerem o empreendimento, e uma cozinheira subordinada aos mesmos.

É investido anualmente em TI cerca de R$5.000, investimento baixo em relação ao mercado competidor, porém dentro do aceitável, considerando o tamanho do empreendimento. Não há expectativa de aumento em relação aos investimentos voltados para a área de TI, os gestores julgam como sendo desnecessário.

O empreendimento possui apenas um Notebook para utilização dos gestores, disponibiliza acesso à internet e está presente na Web através de uma simples página. O restaurante não possui sistemas administrativos e tudo é feito manualmente.

Dimensão

Medidas consideradas

Escala

Estratégica: benefícios organizacionais provenientes do investimento e uso da TI, nos quais a maneira como a organização compete (posicionamento de mercado) e a natureza de seus produtos (preço, inovação de processo, serviço de entrega) são alterados.

Vantagem competitiva

0

Alinhamento estratégico

0

Relacionamento interorganizacional

0

Resposta a mudanças

0

Relacionamento com clientes

0

Melhores produtos ou serviços

3

Informacional: benefícios organizacionais provenientes do investimento e uso da TI, nos quais o processo de tomada de decisões é aperfeiçoado em função de melhores informações e processo de comunicação.

Acesso a informação

4

Qualidade da informação

4

Acuracidade da informação

4

Flexibilidade da informação

4

Infraestrutura: benefícios organizacionais provenientes do investimento e uso da TI, nos quais os processos de padronização e integração do negócio são suportados, além de uma melhor valorização de mercado da organização.

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

4

Custos operacionais

4

Custos de comunicação

2

Custos trabalhistas

2

Produtividade dos funcionários

2

Retorno dos ativos financeiros

4

Transformacional: benefícios organizacionais provenientes do investimento e uso da TI através da inovação e transformação dos processos de negócio intermediários resultando em mudanças de estrutura e capacidade da organização.

Nível de habilidade dos funcionários

1

Novos ou melhores planos de negócio

1

Novas capacidades organizacionais

4

Melhores processos e estruturas organizacionais

4

O impacto do software livre será quase nulo na dimensão estratégica, pois é uma empresa que não investe em tecnologia da informação. Além disso, para que um impacto fosse perceptível haveria diversas mudanças anteriores a implantação do software livre que trariam uma vantagem competitiva, alinhamento estratégico e os outros quesitos que foram classificados como zero (0).

O último item foi considerado impacto moderado caso fosse implementado um software que otimizasse o atendimento aos clientes.

A implementação de um software livre poderá impactar fortemente a empresa em todos os itens da dimensão informacional, pois o software é um ferramenta inicial para o acesso à informação, uma vez que a empresa não detém nenhum tipo de dado completo sobre seus processos. Com um único software eles poderiam acessar as informações de modo rápido organizado e com qualidade.

A partir do controle das vendas e pedidos pode-se começar gerenciar o estoque, suprimentos e custos envolvidos no processo operacional, itens 1, 2 e 6 da dimensão infraestrutura.

Em função de a empresa possuir somente 1 funcionário e 2 gestores, os itens de custos de comunicação e trabalhistas não seriam impactados de maneira relevante pelo software livre, bem como a produtividade dos funcionários.

Os itens avaliados na escala como 4 (quatro) se devem a capacidade do software livre ser uma opção acessível e segura que trará conhecimentos essenciais para a empresa, como organização, controle, acesso à informação e assim, possibilitará novas capacidades, processos e estruturas organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.7 Kb)   pdf (416.1 Kb)   docx (193 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com