TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por onde Marcos Deve Começar? Quais as Habilidades e Competências de Gestão precisa Desenvolver?

Por:   •  6/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

Marcos Ribeiro é engenheiro mecânico e acabou de ser promovido na empresa em que trabalha, uma Fábrica de Eletrodomésticos. Foi promovido à Gerente de Departamento. Ficou muito motivado com a nova situação, mas muito preocupado. Está bastante acostumado a lidar com métodos quantitativos, custos, designers, situações de desenvolvimento de produtos. Lidava inclusive com situações comerciais e algumas vezes com atendimento ao cliente... mas, não sabe como vai se sair liderando mais de 40 pessoas! Está realmente preocupado! Seu principal desafio é lidar com pessoas. Sua maneira lógica de ver as situações de trabalho precisarão ser substituídas por novas formas de ver e lidar com os problemas. Ele agora vai lidar com demandas administrativas com as quais não está acostumado. Por onde Marcos deve começar? Quais as habilidades e competências de Gestão precisa desenvolver?

Justifique sua resposta.

Marcos deve começar fazendo a gestão de si próprio. Deverá destacar seus pontos fortes e definir a melhor estratégia de tirar o proveito deles. Listar também os pontos a serem desenvolvidos, analisar quais necessitam de maior atenção e priorizar os que impactam diretamente nas suas funções diárias. Buscar referências de líderes que sirvam de exemplos, observar como eles agem em determinadas situações e se espelhar, mas moldando-se à sua própria personalidade e realidade.

Após definir seu autoconhecimento, Marcos deve desenvolver suas Habilidades Humanas, pois seu principal desafio é lidar com as pessoas. Convocar reuniões com a equipe, ouvir os objetivos de cada um, planos, sugestões e críticas, para que seja elaborado um plano gerencial. Estar sempre pronto para ajudá-los e incentivá-los a desenvolver melhor suas funções, resolver os conflitos que vier a surgir, corrigir o que estiver negativo e elogiar o que estiver positivo. Tendo em mente que, diante de tudo isso, deve tratá-los sempre com empatia e humanidade, para que o relacionamento e a comunicação fluam bem e assim serem alcançados os objetivos da organização.

Como Marcos já possui bastante conhecimento na área do seu departamento, no desenvolvimento de produtos, custos e métodos quantitativos, ele precisa desenvolver sua competência na Habilidade, o “saber fazer”. Aplicar o seu conhecimento, ter visão de oportunidades, aprender a solucionar os problemas e saber aplicar de maneira prática as informações que possui para melhorias. Além disso, precisa desenvolver também sua competência em Atitude, o “saber fazer acontecer”. Ele precisa ter ação, ser ativo e proativo. Se envolver e resolver as situações cotidianas ligadas à Gestão da organização e principalmente desenvolver a liderança e a comunicação com sua equipe. Ter espírito empreendedor.

Com todos esses métodos, conhecimentos, habilidades e competências, Marcos estará pronto para gerenciar o seu departamento e liderar pessoas rumo aos objetivos da organização.

Referências

Nunes, C. (24 de Outubro de 2018). Fui promovido a Gerente, e agora? Fonte: Dicas Profissionais: http://www.dicasprofissionais.com.br/fui-promovido-a-gerente-e-agora/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com