TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que esse ambiente é complexo e como se pode vencer seus desafios?

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade

Atualmente, diz-se que as empresas vivem em um ambiente complexo e com muitos desafios a enfrentar diante da globalização e da diversidade. 

Por que esse ambiente é complexo e como se pode vencer seus desafios?

Resposta

Em tempos atuais, onde os negócios operam em um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível, devido à globalização da economia, a administração vem  como meio  de desenvolver novas formas de pensar e agir. Os desafios em organizações cada vez mais mutáveis, complexas e diversas ajudam a complicar o panorama com  que se defrontam os gestores. Peter Drucker dá o nome de “Era da descontinuidade” – um mundo onde a mudança não se faz simplesmente por etapas sucessivas e lógicas.

O êxito das organizações dependerá da sua capacidade de analisar a realidade interna em relação à realidade do mercado externo. Os desafios que os líderes das organizações se defrontam hoje em dia são variados: como enfrentar a competitividade global; como investir em novos produto/serviços/processos; como fazer alianças estratégicas com os concorrentes; como se comportar na era das redes e do conhecimento, como inovar em mercados intensamente mutantes e inconstantes, e assim por diante.

As empresas precisarão estar perfeitamente informadas a respeito das variáveis que a globalização está correlacionada, como a  diversidade, a competitividade, a ênfase no conhecimento, além da internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos, e os muros entre culturas e países. Em um mundo onde a mudança ocorre a uma velocidade crescente, a informação e a tecnologia precisam ser utilizadas para obter plena vantagem.

Os ambientes são complexos porque em meio às mudanças, missões são revistas, planejamento estratégico é alterado, novos valores são ditados e a cultura da organização vai se transformando para vencer desafios. Mas o que parece tão simples e natural, na verdade em algumas empresas, talvez na maioria, se mostra problemático: a resistência das pessoas. Contudo, apesar dessa resistência algumas atitudes podem ser tomadas para mitigar seus efeitos, em um trabalho clássico sobre o assunto, Kotter e Schlesinger (apud CHIAVENATO, et al, 2005, p. 442) indicam seis estratégias para contornar a resistência à mudança:

Comunicação e educação: A resistência à mudança pode ser superada ou reduzida por meio da prévia comunicação às pessoas, para ajudá-las a compreender a lógica e a necessidade da mudança. [...] Participação e envolvimento: Antes que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar inseridas no processo. [...] Facilitação e apoio: A resistência potencial pode ser contornada, concedendo facilitação e apoio no sentido de ajudar as pessoas a se ajustarem à mudança. [...] Negociação e acordo: Outra maneira de lidar com a resistência é oferecer algo de valor em troca da mudança. [...] Manipulação e cooptação: Em muitas situações, pode se lançar mão de tentativas secretas para influenciar as pessoas. [...] Coerção: Finalmente, a resistência pode ser tratada de forma coercitiva por meio da ameaça explícita ou implícita (como perda do cargo ou da promoção), demissão ou transferência de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com