TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: Desafios e perspectivas

Por:   •  30/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório da ''XII JORNADA DA PEDAGOGIA''

''ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO              ESCOLARES: desafios e perspectivas''

A XII Jornada Da Pedagogia foi realizada, nos dias 11,12 e 13 de novembro no anfiteatro da Universidade Paulista-UNIP, onde abordamos o tema; ‘Atuação do pedagogo em ambientes não escolares: desafios e perspectivas’ ‘No primeiro dia da jornada, ouve uma pequena recepção de salgados e refrigerantes a vontade.

 Ao iniciar o evento houve uma apresentação de sapateado, e logo em seguida uma palestra foi realizada, abordando o assunto   ''Caminhos e possibilidades de atuação do pedagogo: uma experiência com protagonismo juvenil’ ‘feito pela pedagoga e psicopedagoga Renata Lazare Monaco, onde nos contou um pouco da sua história de vida, até chegar em sua profissão, e nos apresentou várias frases de Paulo Freire, uma delas é:

''Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

Falou sobre conceito pedagógica ciência e arte de influência sistemática e organizadamente os processos de aprendizagem das pessoas, mediante método compatível com os resultados pretendidos, ou seja, os educadores são capazes de construir conhecimento junto com aluno. Abordo algumas funções que o professor deve ter em cada área:

Professor de dança

  • Deve ter uma visão de aluno pelo seu potencial
  • Relação professor-aluno pautada no acolhimento e exigência
  • Início da aula sempre em roda, para os alunos falarem como foi seu dia
  • Usar diferentes espaços

Orientação educacional-saúde

  • Educadoras educacionais, propondo para os pais, a construir um vínculo com as crianças
  • Projetos prevenção a saúde do adolescente
  • Protagonismo juvenil, o jovem como ator principal, no centro do trabalho, eles mesmo escolhiam um tema a ser abordado e faziam projetos sobre o assunto ex:gravidez, sexo, drogas etc.

Alfabetização de adultos

  • Avaliação diagnostica para formação das turmas analfabetas, absolutos e funcionais
  • Desenvolvimento de matérias especificas de acordo coma realidade do aluno
  • Avaliação continuada sem avaliação de provas

Tratamento de lideranças

  • Desenvolvimento de proposta personalizada de acordo coma natureza do trabalho e organização da empresa
  • Objetivo: melhoria do relacionamento nas equipes de trabalho

Essa foi uma das funções citadas pela palestrante, e no final ela deixou uma dica: ‘APROVEITE AS OPORTUNIDADES PARA CRIAR NOVAS FORMAS DE ATUAREM COMO PEDAGOGO''

Foi realizada no segundo dia uma palestra sobre '' Apoio Pedagógico Interdisciplinar com crianças e adolescentes em situação de direitos violados'' com e- alunas da Pedagogia, UNIP (Andreia de Godoi e Andreza de Oliveira). Cada uma contou um pouco de suas experiências de vida, e falaram sobre projetos com crianças e adolescentes, em situações complicadas, famílias desestruturadas etc. Para elas os educadores precisam compreender que ajudar os alunos a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajuda-los a tornarem-se matemáticos, físicos etc.

Uma das professoras já trabalhou com adolescentes da FEBEM, e disse que já presenciou cenas marcantes e chocantes, histórias de vida complicadas, no CREIA uma instituição onde acolhe crianças e adolescentes com problemas familiares, drogas, abuso etc. Uns dos seus desafios foi lidar com alunos que tem um certo grau de dificuldade de alfabetização, por exemplo, adolescentes de 15 anos, que preferi usar drogas, roubar, o pior é convencer ele de estudar, o tratamento de desenvolvimento de crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem, a falta de interpretação, era muito grande entre outros. Ela já deu aulas para deficientes e atualmente da aula particular de reforço, e diz que ganha emanado aula assim. Abordou sobre reforço escolar, e alguns problemas familiares e alfabetização:

  • Alfabetização e letramento, a função do professor seria fazer a ponte, a intenção é fazer com que a dúvida do aluno fique mais clara, e mais fácil de entender
  • 80% das crianças de 7 a 16 anos, estavam na sala de aula com demanda, ou seja, ordem do juiz
  • O professor tem que olhar para a criança e descobris qual é a necessidade dela
  • Educação social: onde o professor investiga para saber se o aluno está na rua, ou está se drogando, tendo agressões físicas, levar nas casas, desses adolescentes a ordem para passar no psicólogo.

Essa foi umas das experiências da professora, diante da sua função, como li dar, como agir e como fazer pra que não entra em desespero mediante ata tantos acontecimentos assim.

E no último dia da jornada, foi realizada a palestra ''Escola do Legislativo: novas experiências de formação’ ‘que falou sobre projetos de leque criou propostas, estruturas, que tem o objetivo de resgatar o conhecimento sobre a política. A escola tem como objetivo promover conhecimento sobre educação, uma de suas funções é a formação de funcionários da câmara, compreender nossa sociedade desigual. As escolas legislativas nasceram, em um momento em que o parlamento, precisava pensar sobre o país, a proposta de uma escola do governo, está voltada para o executivo. A pratica da educativa requer uma direção de sentido, quanto ao tipo de homem, que se formar. Esta é a tarefa da pedagogia como teoria e pratica. Algumas características dessa nova geração.

  • Pedagogia Empresarial, década de 80, treinamento e desenvolvimento do pessoal;
  • Anos 90, expansão da pedagogia empresarial, a educação passa a ser vista, para o trabalhador, pra prepara-los;

A educação tem um papel fundamental na formação do cidadão, ela passa pode passar por várias transições: organização flexíveis, era do conhecimento, empregabilidade etc.

Todas as instituições mantidas, ou legalmente vinculadas ao poder legislativo, que tenham como finalidade básica, a formação, capacitação e o desenvolvimento de recursos humanos, colocadas nas receptivas casas legislativas.

________________________________________________________

Assinatura do professor responsável                                                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com