TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque é importante investir nos dias atuais?

Por:   •  3/10/2022  •  Ensaio  •  3.679 Palavras (15 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 15

Por que é importante investir nos dias de hoje?

Elon da Cunha Nunes Jr

Flavia Vancim Frachone Massa

RESUMO

Com este artigo busco, mostrar como a prática de investir em ações podem nos ajudar a conquista a liberdade financeira. E como hoje existe diversos autores, inclusive brasileiros que podem nos ajudar nessa busca por aprendizado. Diferentemente que muitos pensam a medida do tempo passa e nos dedicamos em investir, passamos a gostar e isso a longo prazo pode nos ajudar a ter um futuro mais tranquilo e conquistar os nossos objetivos. Investir não é algo que está fora da nossa realidade e sim está em nosso dia a dia, pois diariamente, nós decidimos o que fazer com o nosso dinheiro e isso afeta o nosso futuro e das pessoas que amamos.

Palavras-Chave: Importância de investir

INTRODUÇÃO

Investir significa colocar o dinheiro para trabalhar para você, como se ele fosse o seu funcionário, dessa forma ao longo do tempo, ele lhe renderá juros, o que conforme o tempo passa, vai crescendo como uma bola de neve.

Albert Einstein disse uma vez que os juros compostos são oitava maravilha da humanidade, pois com ele podemos transformar pequenas somas de dinheiro em grandes fortunas, bastando apenas usar o Juros Compostos ao nosso favor. Entretanto o que ele não cita nessa famosa frase, é que para esse efeito acontecer precisamos deixar o tempo agir ao nosso favor.

Ao investir em longo prazo teremos essa força nos favorecendo, com planejamento, poderemos alcançar a liberdade financeira, alcançando sonhos, aumentando seu patrimônio pessoal e familiar, assim a promovendo chances maiores de alcançar a liberdade financeira.

Com este artigo entenderemos como investir a longo prazo tem grandes benefícios para o nosso futuro. Desta forma, poderemos desenvolver nossa vida pessoal, familiar e o país em que vivemos

As diferentes formas de pensar!

No livro “Pai Rico e Pai Pobre”, aprendemos como as diferentes formas de pensar, sobre estudos e a forma como gastamos nosso dinheiro pode mudar nossa vida.

Nesse livro vemos dois pais de diferentes pensamentos e instrução, e como descobrimos ao longo da história, a educação financeira e o uso do dinheiro da forma correta podem mudar as nossas vidas e levar-nos a atingir objetivos que pareciam impossíveis.

O Pai Pobre instruía seu filho a estudar e trabalhar em uma grande empresa. Enquanto o Pai Rico ensinava a importância de trabalhar e comprar uma grande empresa, além de saber investir o seu dinheiro de forma correta, comprando ativos e não passivos.

Para o autor os vários ativos que devemos adquirir são agrupados em várias categorias:

• Negócios (com a ressalva que se tiver que trabalhar nos negócios, não é negócio);

• Ações;

• Títulos;

• Fundos Mútuos;

• Imóveis que geram renda;

• Promissória

Ao investirmos em ativos ao longo do tempo eles nos trarão retorno, assim poderemos ter mais fontes de rendas e dessa ficar mais perto de atingir a sonhada Liberdade Financeira.

Outro livro importante a ser analisado é “Psicologia do Dinheiro” nele é abordado a mentalidade que se deve ter para ser bem-sucedido com finanças pessoais e investimentos no longo prazo. Os autores explicam, com exemplos concretos, como podemos evitar erros comuns com o dinheiro e se beneficiar dos juros compostos.

Um dos grandes pontos desse livro talvez seja o fato que ele nos mostra de atingir a liberdade financeira se mantendo constantemente no jogo e a estudando mais a cada dia. Além disso, ele descreve que atualmente as situações podem mudar bastante rápido, por isso precisamos nos manter alertas sobre as situações que nos cerca.

O jogo do investimento segundo a obra é defendido por um parâmetro fundamental: o horizonte temporal. Nunca se deve seguir os conselhos de quem tem diferentes objetivos e horizontes temporais, uma vez que a estratégia que funciona para os outros pode não ser adequada para nós, precisamos entender qual é a estratégia e qual é o nosso objetivo ao longo do tempo, além de ter métricas para saber se estamos atingindo nossos objetivos previamente estabelecidos.

Precisamos levar em consideração o salário, a idade, se a pessoa é casada, se tem casa própria, as idades dos filhos, isso influencia o quais sãos seus planos futuros em quanto tempo e pretende se aposentar. Isso pode influenciar o custo de vida e como ele planeja seu planejamento financeiro e monta sua estratégia de investimentos.

Por isso não é recomendado comparar carteira de investimentos, pois a situação da vida pessoa pode mudar e afetar seu horizonte temporal financeiro

Má fama do Mercado Financeiro!

Nos últimos anos o mercado financeiro tem t bastante focado na mídia e na internet, e bastante comum, ouvirmos relatos de pessoas que ficaram ricas para o dia para noite. Entretanto isso é mentira pois não existe chances de ter ganhos astronômicos do dia para a noite, de investimentos milagrosos que buscam nos deixar ricos, de forma vertiginosa, o que é uma grande falácia, visto que em todos os livros de investimentos é ensinado que isso é impossível.

Em seu livro “Cartas ao um Jovem Investidor”, Gustavo Cerbasi comentou o fato de mantermos uma rotina organizada da nossa vida financeira organiza de Guerra, pois precisamos estar sempre nos atualizando e frequentemente temos nossos planos frustrados, podendo parecer um sonho distante da nossa realidade.

Quando começamos a estudar e notamos os jargões técnicos parece ser outro idioma e que nunca iremos aprender. Porém à medida que estudamos e conversamos com profissionais da área, passamos a entender e ver como a economia está em nosso dia a dia, e percebemos que podemos aprender esse idioma.

O Brasil, ainda está engatinhando na cultura de investir no mercado financeiro, pois o brasileiro não é ensinado a investir e nem sobre a educação financeira no seu dia a dia. Por isso, precisamos sempre buscar ajuda de pessoas especialistas e confrontar informações para sabermos se elas se confirmam.

Muito comum quando começamos a estudar aparecer propagandas e pessoas nos convidando a fazer parte de investimentos com ganhos mensais espantosos e infelizmente muitos caem nesses contos de fadas. Assim ganhando invés do seu final feliz uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com