TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 3 semestre unopar

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................04

CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA..............................05

CONCEITO: GECON, ABC E RKW..........................................................05

ASPECTOS DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESA..............................07

IMPORTÂNCIA E OBJETIVOS DA CONTABILIDADE PARA ADMINISTRAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO.........................................07

IMPORTÂNCIA E OBJETIVOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E COMERCIAL PARA A ADMINISTRAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO........08

CONCLUSÃO........................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................10

Introdução

Essa pesquisa foi organizada na forma de um desafio por etapas, e temos o objetivo de favorecer e estimular a aprendizagem eficiente e eficaz, desenvolver o auto-apredizado, desenvolvendo competência e habilidade. Hoje no mercado financeiro os empresários estão perdidos entre custos e lucros, parecem não estarem no controle da empresa, não sabe porque não estão dando conta de um dos grandes desafios da gestão de um negocio-o Planejamento e Controle Financeiro.

CONHECIMENTO DE CUSTO DE UMA EMPRESA

Para apoiar as decisões dos gestores, os contadores vão além de simplesmente determinar o custo dos produtos e serviços. Eles desenvolvem sistema de gestão de custos, este é um conjunto de ferramentas e técnicas que identificam como as decisões da gestão afetam os custos. Para fazer isso, este sistema primeiro mensura os custos dos recursos consumidos na realização das atividades da organização e, então, avalia os efeitos sobre os custos das mudanças naquelas atividades. Os propositos básicos deste sistema são fornecer medidas agregadas do valor do estoque e custos dos produtos manufaturados para relatorios externos para investidores, credores e outros interessados externos, tambem fornecem informação de custo para decisões gerenciais estrategica e para controle operacional.

GECON

O Modelo de Gestão Econômica - GECON, conforme CATELLI & GUERREIRO (1994), é um modelo gerencial com ênfase na administração por resultados econômicos, visando basicamente à eficácia empresarial e decorre do processo de melhoria de produtividade e da eficiência na execução das atividades operacionais da empresa. A estrutura do modelo tem como ponto de partida o entendimento da missão, crenças e valores, características dos gestores, estrutura organizacional e operacional da empresa.

Este modelo identifica, no resultado econômico, o melhor indicador da eficácia da empresa, e, neste aspecto, procura estabelecer conceitualmente uma correta mensuração do resultado, bem como do patrimônio da empresa, entendendo que, sempre o Patrimônio Líquido deve representar o valor efetivo da empresa. Considerando dois períodos distintos, a diferença entre os patrimônios líquidos, representando o valor real da empresa e incorporando ainda a expectativa do fluxo de benefícios futuros esperados, deve refletir o resultado econômico global da empresa.

ABC

Custeio Baseado em Atividade (ABC) tem origem americana Activity Based Costing, baseia-se nas atividades que a empresa desenvolve no processo produtivo. Para Martins (2003) o ABC “é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrario dos custos indiretos”. Segundo Nakagawa (2001) pondera alguns pontos em torno do ABC, as aplicaçoes deste custeio segundo o autor estão condicionadas, a analise estratégica de custos, a gestão do processo de qualidade total, a reengenharia de produtos e processos, elaboração de orçamentos com base em atividade, decisões sobre terceirizações e a logistica.

O sistema ABC calcula os custos das atividades e atribui custos para os objetos de custo, os custos diretos podem ser facilmente identificados com os produtos e ordens; portanto, os sitemas ABC concentram-se nos custos indiretos, aprimorando sua atribuição aos departamentos, processos, produtos e outros objetos de custo.

RKW

Custeio RKW, Reichshuratorium für Wirtschaftlichkeit,de origem alemã é o metodo dos centros de custos, ele é o rateio de todos os gastos aos produtos para formação do custo unitario. Com esse rateio, chega-se ao gasto total de “produzir e vender”, bastando incluir apenas a margem de lucro. Este faz debitar todos os custos na area de fabricação, sejam custos diretos ou indiretos, fixos ou variaveis, de estrutura ou operacionais, o procedimento é fazer com que cada produto (ou serviço) absorva parcelas dos custos diretos ou inderetos. No sistema RKW alem dos custos são somadas as despesas aos produtos, com isto a empresa chega ao total gasto na produção evenda dos produtos, considerando os gastos antes, durante e depois da produção.

Neste sistema os custos são primeiramente atribuidos aos departamentos de produção e em seguida samado aos produtos. As ferramentas de gerenciamento de custo servi para fixar o preço de venda do produto, uma vez que calculamos os custos basta adicionar a margem de lucro que a empresa espera alcançar.

ASPECTOS DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESA

De acordo com Baumann (2001, p. 94), a palavra “competitividade”, popularizou-se no início da década de 80. De lá para cá, como todo neologismo, ela adquiriu múltiplos significados. Nesse estudo, ela se relaciona com as formas recentes de mercado. Ainda segundo Baumann (2001, p. 98) , “uma economia é competitiva na produção de uma determinada mercadoria, quando consegue pelos menos igualar padrões de eficiência vigentes no resto do mundo, quanto à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com