TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: Balanced Scorecard (Objetivos/Crescimento/Sustentação/Colheita)

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul / Universidade de Franca

Aluno: Cristiano Sousa

Curso: Administração

Prof.ª Esp. Tutora Alessandra Marzagão

Disciplina: Administração Financeira Orçamentaria II

Portfólio: Balanced Scorecard (Objetivos/Crescimento/Sustentação/Colheita)

Na década de 80, os métodos de desempenho empresarial deixaram de ser eficazes; em 1990 surgiu um novo modelo inovador de avaliação e desempenho empresarial denominado de Balanced Scorecard; desenvolvido em estudos por várias organizações e que foi financiado pelos institutos Norton e Nolan.

Seu principal objetivo é alinhar o planejamento estratégico e as atividades operacionais que as organizações exercem; adotar medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional; identificar qual estrutura deverá ser adotada.

A perspectiva financeira monitora se a estratégia da organização está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros; as metas financeiras se relacionam com a rentabilidade, crescimento e valor para os acionistas.

Os objetivos e medidas financeiras desempenham um papel duplo; definem o desempenho financeiro esperado da estratégia e servem de meta principal para a definição dos objetivos e medidas das outras perspectivas do Scorecard.

A fase do ciclo de vida em que a organização se encontra difere os objetivos financeiros aos quais à organização se orientará.

Fases:

Crescimento: início do ciclo de vida organizacional; suas principais características são o investimento elevado em infraestrutura, criação e consolidação dos processos internos e desenvolvimento da base de clientes; seus objetivos financeiros é a velocidade de crescimento da receita (aumento das vendas previamente determinadas).

Segundo Kaplan e Norton (2000), nesta perspectiva as organizações trabalham com duas estratégias básicas; a primeira irá refletir nas outras perspectivas no sentido de gerar novas fontes de receita provenientes de novos mercados, novos produtos, novos clientes e na ampliação do relacionamento com os clientes já existentes; já a estratégia de produtividade irá refletir na busca da execução eficiente das atividades operacionais em apoio aos clientes atuais, podendo incluir também a redução de custos; fazendo com que os clientes ficam mais fidelizados com a empresa.

A segunda fase é a Sustentação: suas características são retorno sobre o capital investido, investimento visando basicamente melhorias continuas dos processos internos e ampliação gradual da capacidade de produção; seus principais objetivos são: lucratividade, aumento da receita operacional e margem bruta, aumento da razão receita contábil sobre capital investido, retorno sobre o investimento e aumento do valor econômico agregado.

A sustentação é a fase que as organizações atraem investimentos, e são forçadas a obterem bons retornos sobre os investimentos dos acionistas; o crescimento de mercado dessas organizações geralmente é ínfimo.

Nesta fase tem que trabalhar com a estratégia de buscar novos clientes e manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com