TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Unopar - Calce Leve

Por:   •  23/6/2019  •  Seminário  •  4.329 Palavras (18 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        GESTÃO DO ESCOPO        4

2.2        ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA        6

2.3        GESTÃO DE CUSTOS        9

2.4        ANÁLISE DE DEMANDA        10

2.5        GESTÃO DO TEMPO        12

2.6        DIREITO DO CONSUMIDOR        13

3        CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        18


  1. INTRODUÇÃO

Tendo a gestão de projetos como assunto central, este estudo apresenta o caso da empresa CALCE LEVE, e tem como objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Partindo da leitura da situação-problema da empresa Calce leve este estudo responde aos desafios propostos na atividade que é na expansão das novas lojas que serão inauguradas.

Analisando todos os pontos que concerne os riscos destes novos empreendimentos, mesmo sendo uma empresa já consolidada ao se expandir novas lojas estas envolvem os mesmos perigos e prerrogativas de um negócio começado do zero, então devemos levar em conta o ciclo de vida deste novo projeto, como também seus custos observando a viabilidade econômica da abertura destas três filiais, como também colocar os preços nos produtos de forma que a empresa lucre com isso e ao mesmo tempo fique dentro dos valores dos concorrentes e fazer uma análise da demanda e direito do consumidor onde o produto deverá ter garantia e prazos de troca levando em conta todo o código de defesa do consumidor, resumindo auxiliar todos os fatores que envolvem a gestão de um negócio.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. GESTÃO DO ESCOPO

Quando se procura abrir um negócio deve-se levar em consideração o ciclo de vida do projeto desde seu início, para isso é usado a metodologia PMBOK. O PMBOK é um guia para gerenciamento de projetos para o administrador. O Guia PMBOK é uma publicação do PMI que traz um conjunto de conhecimentos e boas práticas reconhecidas em gerenciamento de projetos. Também fornece um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos entre os profissionais envolvidos.

 O projeto pode ser definido por algumas características como temporário, único e progressivo. O fato de ser temporário torna-se muito importante, pois todo projeto deve ter início e fim definidos. O projeto termina quando atinge os objetivos para o qual foi criado ou quando se torna claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão mais ser atingidos (PMI 2008).

O guia PMBOK propõe a divisão dos projetos em cinco grupos de processos: Iniciação; (início do projeto), Planejamento; (planejar o trabalho), Execução; (pessoas e recursos), Controle; (assegurar os objetivos do projeto ações corretivas) e Encerramento (finalizar o projeto). Além disso, se deve fazer a declaração de escopo que possuem 5 etapas que são:

-Descrição do escopo do produto: detalhamento das características do produto ou serviço a ser entregue, desenvolvendo gradativamente os requisitos desse produto/serviço.

-Critérios de aceitação do produto: trata-se dos critérios de aceitação do produto ou serviço que serão estabelecidos.

-Entregas do projeto: abrange as saídas (entregas) sobre o produto ou serviço e documentos auxiliares, como relatórios e a documentação do gerenciamento do projeto desenvolvido.

-Exclusões do projeto: é tudo o que acaba sendo retirado e excluído do projeto, algo que deve ser relatado e explicitado para os clientes, pois define-se o que não estará dentro do escopo do projeto.

        -Restrições do projeto: trata-se do estudo e confecção de uma lista com restrições que limitam as opções das equipes que estão a desenvolver o projeto, tal como orçamento, prazos, etc.

-Premissas do projeto: é uma lista que demonstra os princípios do projeto, suas diretrizes e como estas impactam o escopo do projeto, sendo que elas serão testadas durante o desenvolvimento - e as que se mostraram falsas serão anotadas.

O Gerenciamento do Escopo do Projeto descreve os processos necessários para assegurar que o projeto contemple os requisitos acordados, e nada mais que os requisitos acordados, o que garantirá o sucesso do projeto. É composto pelos processos: coletar os requisitos, definir o escopo, criar a EAP, verificar o escopo e controlar o escopo (Dinsmore e Cavalieri 2003; PMBOK 2008).

DECLARAÇÃO DE ESCOPO CALCE LEVE

Descrição do escopo do produto:

Calçados, bolsas e acessórios femininos tanto na loja física como em uma loja online.

Critérios de aceitação do produto:

Produtos de alta qualidade direcionados ao público feminino

Entregas do projeto:

Entrega nas três filiais e também em casa ou correios. A entrega dos correios será de 15 dias úteis e com entregador na cidade em 24 horas.

Exclusões do projeto:

As lojas devem atender o padrão da loja ancora.

Restrições do projeto:

A loja terá 15 funcionários para não ultrapassar o orçamento mensal da empresa com esta despesa.

Premissas do projeto:

Os cronogramas da empresa serão sempre respeitados no que se refere ao tempo relacionado no escopo e qualquer alteração deverá ser feita com antecedência para não atrapalhar o andamento do projeto. As novas lojas atenderam na cidade de Florianópolis e Londrina, porém a loja online atenderá todo o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com