TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Minorias Sociais e Inclusão da Mulher. 

Por:   •  20/10/2017  •  Seminário  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 13


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

2. Identificação das Minorias Sociais e Inclusão da Mulher.        4

2.1 Estratégias para Atender a Demanda da Matriz        4

2.1.1 Empecilhos Éticos na Filial do Brasil        ..4

2.1.1.1 Plano Intraempreendedor ................................................................................4

2.1.1.1.1 Vantagens da Gestão da Diversidade ......................................................................................................................................4

2.1.1.1.1.1 Vantagens Tributárias para Produção de Veículos Adaptados ......................................................................................................................................4

3. CONCLUSÃO        ...7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho A Diversidade Social nas Organizações, tem como objetivo apresentar um olhar diante das minorias sociais presentes no contexto de uma empresa brasileira.

É destacado ao longo da pesquisa, a importância da representação da diversidade social para o agregamento de conhecimento dos valores éticos e morais que possam ser repassados para pessoas e a própria empresa e a situação em que grupos vulneráveis se encontram em decorrência de aspectos históricos e excludentes da nossa sociedade.

Possui, também, a finalidade de mostrar que a responsabilidade social empresarial não deve ser vista como uma obrigação, mas sim como a realização de ações que beneficiam a sociedade e contribuem com as políticas sociais. É possível ver que a partir do século XX, a coletividade passou a notar e procurar pessoas capazes de se tornarem grandes influenciadores de opinião, como os empresários, que possuem a sensibilidade para com as questões sociais, sugerindo que poderia haver a extinção da dicotomia existente de que a ética e o lucro não são passíveis de conciliação, e sim que as empresas privadas possam se tornar em grandes transformadoras sociais.

Por fim, o trabalho se propõem em procurar e apresentar soluções possíveis para a resolução da grande desigualdade existente na empresa presente na Solução Geradora de Aprendizagem no seu plano de ação. Mostrando propostas para a integração da diversidade social em seus cargos de gerência e a formação de uma empresa que possui um código de ética e valores sociais.


  1. IDENTIFICAÇÃO DAS MINORIAS SOCIAIS E INCLUSÃO DA MULHER

A responsabilidade de identificar minorias sociais presentes nas organizações é fundamental para que possa se adequar com as solicitações das normas da matriz empresarial, nas diversas partes presentes em todo mundo, e assim sendo necessário que os gestores saibam aderir a inclusão social, e dessa forma a equidade estará sendo trabalhada em todos os setores das filiais.

Para tanto, os setores de Recursos Humanos precisam ter uma nova sensibilidade humanista para ter a capacidade de incorporar a visão das minorias, possuir a habilidade de uma comunicação estratégica para empreender (inserir) a diversidade dentro das organizações além de ter atenção a todos os níveis de sua empresa para ser capaz de entender todas as particularidades presentes na corporação. Assim os gestores precisam ter a capacidade holística e serem atentos e integrais para abarcar a exclusão social.

Para a inclusão de grupos minoritários, como as mulheres, deve ser levado em conta a capacitação e qualidade individual, fazendo uma renovação estratégica na empresa, visando a qualificação e não o gênero. Deve-se também estar atento ao ambiente corporativo para que o mesmo não se torne um lugar que permita a prática de discriminação machista entre as diferenças de gênero.

2.1 ESTRATÉGIAS PARA ATENDER A DEMANDA DA MATRIZ

Os explorados que seriam as minorias, são a parte da sociedade estigmatizadas em razão da sua classe social, cultural ou pelo seu gênero, que são retratados no Brasil pelos indígenas, negros, mulheres, moradores de favelas, homossexuais e imigrantes.

Na Solidare Motors em sua matriz, localizada no Canadá adota uma forma diversificada de gestão, onde o que importa é a qualificação do indivíduo, independente de quaisquer preconceitos, até na sua área de produção é notado a preocupação com a inclusão social, pois é fabricado carros para pessoas com alguns tipos de deficiência, além de ter na presidência uma mulher.

Já no Brasil a realidade vista pela Dora Brown é diferente, não é igual na matriz em Canadá, uma das principais coisas a ser feita, é identificar dentro de cada filial, o grupo de minorias, e está tarefa cabe á equipe de gestores, para poder modificar o quadro encontrado.

Então a partir desse ponto, trabalhar para atender a demanda da matriz, oferecendo oportunidades para a colaboração como:

  • Curso de qualificação
  • Incentivo ao intraempreendedorismo
  • Oficinas de aprendizagem

Dessa forma, irá gerar profissionais qualificados, oportunidades para o colaborador crescer dentro da empresa e excluir o termo “minoria” de vez e passar a atender a demanda da matriz.

2.1.1 EMPECILHOS ÉTICOS NA FILIAL DO BRASIL

É notória a desigualdade social na filial brasileira, no geral, essa desigualdade é gerada pela má distribuição de renda, ou falta de investimento na sociedade.

A desigualdade social vem de os tempos antigos Brasil Colonial, onde Portugal detinha os recursos explorados pelos índios, como pau-brasil, café, especiarias, cana-de-açúcar e ouro, onde a coroa portuguesa designava quem o administrava. A desigualdade dava-se entre os senhores e escravos.

Já nos tempos atuais, não é tão diferente, como nos tempos antigos, a desigualdade pode ser identificada, por dois tipos de desigualdade, racial e gênero, onde os negros e mulheres ocupam os cargos mais baixos, como zeladores e área de produção, e quase nem um dos dois ocupam cargos altos, que só é visto por homens e mulheres brancas. Isso ocorre pela má distribuição de renda, falta da educação de qualidade, e a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Isso gera a desigualdade onde se concentra a maior parte dos recursos nas mãos de uma maioria abastada da sociedade.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (306.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com