TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual regime de lucros

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

QUADRO 1 – Diferenciando o regime de juros........................................................... 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Esta produção textual individual é desenvolvida com objetivo de realizar uma pesquisa de revisão de literatura sobre conteúdos das disciplinas do semestre de administração: Matemática Comercial e Financeira. Planejamento Tributário; Contabilidade Aplicada à Administração. Seminário V.

A revisão de literatura foi realizada em obras indicadas e aquelas buscadas na internet. O estudo é relevante ao considerar a importância da matemática financeira e da contabilidade para a administração, motivo pelo qual se busca melhorar o conhecimento nessas disciplinas. Na conclusão, apontam-se a opinião do discente sobre o estudo.

2 DESENVOLVIMENTO

Esclarece o autor MACHADO que para a administração de empresas, a matemática financeira representa uma disciplina que confere aos discentes e futuros administradores, os recursos e os métodos para análise do capital no tempo. Normalmente, essas ferramentas devem ser aliadas à contabilidade, ao marketing, estatística e outras áreas da administração de empresas.

Sendo assim, a matemática financeira representa uma das áreas do conhecimento mais importantes para todo o processo de gestão de uma organização, uma vez que com ela é possível representar de um modo geral as relações existentes entre dinheiro, juros e o tempo. Esse dinheiro analisado pode ser aquele que foi gasto, financiado, investido, tempo de aplicação, juros mensais, entre outros. (JÚNIOR, 2012).

Diante disso, é possível afirmar que a matemática financeira é extremamente útil para todo o processo de gestão empresarial porque influencia na elaboração de planejamentos, controle do fluxo de mercadorias, proporciona ferramentas para soluções de problemas de natureza empresarial (recursos humanos, produtivos, comerciais, financeiros, administração geral). (JÚNIOR, 2012).

Em áreas mercadológicas tem como principal objetivação a busca e utilização de técnicas que permitem a organização melhor conhecer o mercado, para tomar decisões sobre seus produtos, objetivando a maximização de resultados. Assim, com a matemática financeira, podem-se fazer previsões, estudos descritivos, planilhas e gráficos, que auxiliam no processo de tomada de decisões estratégicas. (JÚNIOR, 2012).

Assim como a matemática se relaciona diretamente com a administração de empresas, a contabilidade também exerce influência direta nos processos administrativos.

A contabilidade, segundo Muller e Oliveira (2002) é uma ciência que faculta metodologias especialmente concebidas para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer entidade, tem um campo de atuação muito amplo. Sua aplicação se dá em entidades com finalidades lucrativas ou não, que tenham necessidade de exercer atividades econômicas para cumprir com seu objetivo social.

A contabilidade aplicada ao ambiente empresarial é muito mais importante do que a mera identificação e controle de quesitos tributários ou, até mesmo a recursos humanos. É uma ciência que aliada a gestão possibilita respostas às necessidades informacionais dos sócios, proprietários e/ou acionistas (MULLER; OLIVEIRA, 2002).

Assim, os dados contábeis devem ser analisados com profundidade e frequência, porque são agentes que norteiam os processos de tomada de decisões na organização. A Contabilidade fornece aos administradores o balanço patrimonial, demonstrativos do exercício, e também um fluxo contínuo de informações sobre os mais variados aspectos da gestão financeira e econômica da empresa. Por isso, a contabilidade tem papel estratégico nas empresas e é utilizada no processo de tomada de decisões (MULLER; OLIVEIRA, 2002).

Dentro da administração financeira e da contabilidade os tributos devem ser considerados como parte integrante do planejamento, principalmente pelo fato de que o Brasil possui amplas taxas tributárias. O planejamento e a adequada administração da carga tributária, observados os limites da lei, devem fazer parte da rotina de qualquer empreendimento. Neste sentido pode-se dizer que a discussão não mais se coloca em nível de planejar o pagamento de tributos, mas entre planejar bem ou planejar mal, incluindo neste último caso, para quem o pratica, a possibilidade de implicações diretas sob a sua pessoa. (CALIL; GAEDE, 2002).

A matemática financeira ainda possui como temas importantes a serem estudados: os regimes de juros: simples e compostos; os sistemas de amortização e a equivalência de capitais.

Os regimes de juros podem ser de dois tipos: simples e composto. O juro simples caracteriza-se pela incidencia da taxa de juros unicamente sobre o principal, sem haver incorporação dos rendimentos ao principal para cálculo do rendimento do período seguinte. Ou seja, o rendimento da taxa de juros será sempre constante, independente do período, que influenciará apenas no montante (GRANDO; SCHENEIDER, 2010).

Já o regime de juro composto, a taxa que incide sobre o principal terá a rentabilidade somada ao principal para calculo do rendimento no período posterior. Assim, a rentabilidade a juro composto será sempre crescente. Tem-se o chamado juros sobre juros (GRANDO; SCHENEIDER, 2010).

Considera-se um exemplo para diferenciar a situação acima exposta, juro simples e juros composto. Um capital de R$5 mil reais aplicado por 5 meses a uma taxa mensal de juros de 2%. Calcule os juros mensais e o montante, em juros simples e compostos. O quadro 1 traz os cálculos.

QUADRO 1 – Diferenciando o regime de juros

N° Juros Simples Juros Compostos

Juros por período Montante Juros por Período Montante

1 5000 x 0,02 = 100 5100 5000 x 0,02 = 100 5100

2 5000 x 0,02 = 100 5200 5100 x 0,02 =102 5202

3 5000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com