TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilidade de aplicação na área de administração

Projeto de pesquisa: Possibilidade de aplicação na área de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.093 Palavras (17 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

UNIVERSIDADE DE CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DOSUL – M/S

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Carina Benitez Gonçalves – RA: 364847

Gustavo da Silva Gonçalves – RA: 364851

Fernanda Saldanha Alves – RA: 352289

Edoá Barros Dos Santos – RA: 375531

Christian Ivan Lunkes – RA: 298818

Uruguaiana, RS

26.09.2013

Carina Benitez Gonçalves – RA: 364847

Gustavo da Silva Gonçalves – RA: 364851

Fernanda Saldanha Alves – RA: 352289

Edoá Barros Dos Santos – RA: 375531

Christian Ivan Lunkes – RA: 298818

Trabalho apresentado ao Curso ( Bacharel em Administração 4º Semestre) da ANHANGUERA - UNIDERP – Universidade de Campo Grande M/S, para a disciplina de Estatística Aplicada.

Orientador: Prof. Me. Ivonete Melo de Carvalho.

Tutor de Sala: Carla Brandão

Índice

1 Introdução

2 Resumo

3 Etapa 1

4 Possibilidade de aplicação na área de administração

5 Pesagem

6 Frequências

7 Medidas de Tendência Central

8 Teste de Hipótese para o desvio padrão

9 Conclusão

10 Bibliografia 

INTRODUÇÃO

A Estatística tem como função planejar, coletar, analisar e interpretar as informações dispostas com números através de planejamento, direção e realização de um levantamento estatístico, com pesquisa de opinião, análise de mercado ou outra área.

O campo é bastante amplo nas empresas públicas ou privadas. O estatístico tem papel importante ao trabalhar em conjunto com dirigentes (diretores, gerentes,...) nos setores da empresa (venda, compra produção, serviço,...), em áreas de planejamento financeiro e de produção, aplicando métodos estatísticos no controle de qualidade de produtos.

Muitas áreas tem requerido a participação efetiva de Estatísticos, para orientar, planejar, desenvolver, programar métodos estatísticos eficientes que auxiliem a tomadas de decisão, associando as novas tecnologias. A manufatura na indústria, o Estatístico desempenha papel fundamental, otimizando processos, buscando continuamente a melhoria da qualidade de serviços e produtos. Nas Ciências Atuariais, desenvolvendo e gerenciando planos de saúde, fundos de pensão ou previdência privada, etc.

Podemos também considerar a utilização da estatística nas áreas de Ciência Atuarial, é a disciplina que aplica métodos matemáticos e estatísticos para avaliar riscos nas indústrias de seguros e finanças; Demografia, é o estudo estatístico de todas as populações, pode ser uma ciência muito geral que pode ser aplicada a qualquer tipo de população dinâmica, que seja uma que se altere no tempo ou espaço; Econometria é um campo da economia que aplica métodos estatísticos ao estudo empírico de teorias econômicas e seus relacionamentos; Finanças estatísticas, algumas vezes chamadas econofísica, são uma tentativa empírica de deslocar as finanças de suas raízes normativas para uma estrutura positivista usando exemplos de física estatística com uma ênfase sobre propriedades emergentes ou coletivas dos mercados financeiros; Investigação operacional (ou pesquisa operacional) é um campo interdisciplinar de matemática aplicada e ciência formal que usa métodos tais como a modelagem matemática, estatística, e algoritmos para chegar ou aproximar soluções ótimas de problemas complexos;

Concluímos que, a utilização da Estatística na área da administração e indispensável para melhorar e trazer exatidão às empresas evitando erros desnecessários e melhorando a qualidade interna e em seus produtos.

Resumo

São abordados os vários tipos de amostras e amostragem, que influenciam relativamente na pesquisa estatística, tornando-a parcial, principalmente nas entrevistas com pessoas, pois cada público tem características diferentes, e perguntar apenas para uma pequena região ou classe, por exemplo, a informação se torna tendenciosa as características daqueles indivíduos, e não estará correta se você estiver envolvendo um espaço amostral maior.

Entretanto, não adianta apenas colher os números, tem que representa-los, visto que tenha que agradar quem irá observa-lo, pois nem todos gostam de matemática, no entanto, existem formas de tornar esses números menos complicados. Os gráficos trazem mais dinamicidade para o entendimento da pesquisa, os gráficos de setores, o famoso gráfico em “forma de pizza”, é um exemplo, pois os números que estavam contidos nele foram convertidos para um desenho, que se bem desenhado e apresentado, confere uma maior atenção, ao invés de serem utilizados apenas números. Essas “maquiagens”, que é como Vieira e Wada (2010) expressam essa tática de mudar a forma do gráfico, podem ser utilizadas dependendo da circunstância, e sem alterar as informações consegue-se mudar a impressão dele, dando mais ou menos ênfase aos resultados.

Contudo no estudo da estatística, depara-se com a relação entre duas ou mais variáveis, que podem ser chamadas de correlação positiva caso os dados crescem ou desçam juntos, como por exemplo, altura e peso, ou correlação negativa caso uma variável cresça e outra diminuía, como altitude e temperatura média, apesar de, nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com