TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potifolio individual 4º semestre unopar

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.913 Palavras (28 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................01
  2. 1° ETAPA: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.....................................................02
  1.  ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA..................................02
  2.  DIREITO TRIBUTÁRIO..................................................................................05
  3.  MERCADOS DE CAPITAIS...........................................................................09
  1. 2° ETAPA: ENTREVISTA E ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS.14
  1.   EMPRESA: COMERCIAL MAGALHÃES E SILVA LTDA..............................14
  2.  1° TÓPICO: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.............14
  3.  2º TÓPICO: MERCADO DE CAPITAIS..........................................................15
  4.  3° TÓPICO – DIREITO TRIBUTÁRIO............................................................16
  5.  ETAPA 2 - ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS DA EMPRESA COMERCIAL E SILVA LTDA...........................................................................17
  6.  EMPRESA: SMITH NOIVAS E CABELEREIROS..........................................17
  7.  1° TÓPICO - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA............17
  8.  2° TÓPICO - MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS..............................19
  9.  3° TÓPICO - DIREITO TRIBUTÁRIO.............................................................19
  10. ETAPA 2 - ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS DA EMPRESA SMITH NOIVAS E CABELEREIROS............................................20

4.  3° ETAPA: IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS...........................................20

  1.  EMPRESA: COMERCIAL MAGALHÃES E SILVAL LTDA.............................20

4.2 SALÃO DE BELEZA SMITH NOIVAS E CABELEREIROS............................22

  1. CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................23
  2. REFERÊNCIAS...............................................................................................24


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a finalidade de definir finanças e identificar as principais atividades e objetivos Financeiros e Orçamentários, Tributaristas e Mercadológicos dentro das empresas.

A proposta principal deste trabalho interdisciplinar é a realização de uma entrevista a duas empresas de ramos diferentes analisando suas características e comparando com as disciplinas estudadas no semestre.

Será explanado uma fundamentação teórica das disciplinas de Adm. Financeira e Orçamentária que é uma ferramenta utilizada para controlar de forma eficaz os recursos das empresas, visando sempre o desenvolvimento e evitando gastos, desperdícios, ou seja, os melhores meios da condução da empresa. Direito Tributário que mostrará a importância da tributação e suas legislações para as empresas estarem em dia com o fisco. E por fim um breve estudo sobre Mercados de capitais que apresentaremos o nosso Sistema Financeiro Nacional e como funciona o mercado de capitais tais como o de ações.

Ao final será apresentado a identificação dos problemas encontrados nas duas empresas entrevistas referente às disciplinas estudadas e o parecer final deste trabalho.

 

  1. 1° ETAPA: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1.  ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

É importante destacar que as finanças estão presentes em todas as áreas de uma empresa, isso permite o funcionamento das mesmas, sendo extremamente importante a administração e controle eficaz, pois estamos lidando com o capital, recursos essenciais da organização. A partir das decisões que o administrador tomar é que indicará o sucesso ou fracasso, dependendo do que foi decidido, assim o administrador financeiro tem um papel essencial para o desenvolvimento das empresas na tomada de decisões no controle dos recursos, no gerenciamento e principalmente na administração geral estratégica que utilizam dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

É importante considerar que a Administração Financeira é um conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Com isso, tem-se que uma vez programadas as necessidades financeiras e determinadas às fontes de recursos que serão captados, resta ao administrador financeiro à tarefa de distribuí-los, de forma inteligente e segura, em diversos itens do ativo da empresa. A sustentação econômica e financeira é elemento essencial para o sucesso da organização.

Uma das mais importantes decisões estratégicas de uma empresa é a formação de preço de venda dos seus serviços ou produtos, tal processo decisório é complexo, pois depende de variáveis qualitativas e quantitativas, internas e externas que estão envolvidas num planejamento consubstanciado em informações  estratégicas de mercado, que refletem os objetivos bem como a missão da empresa.

Sendo assim, pode-se dizer que a definição do preço e de rentabilidade é resultado do processo de planejamento como um todo e da interação das diversas áreas da organização.

Segundo Lima Neto (1976, p. 170), planejamento financeiro, sinteticamente definido, consiste em definir a política financeira da empresa. O que a administração planeja para a empresa deve ser espelhado em projeções de fluxo de caixa, de balanços e de lucros e perdas, e isto é também parte do planejamento financeiro da empresa. Como todo planejamento, ele deve ser dinâmico, sofrendo atualizações constante sem o que deixaria de ser um instrumento útil para a administração financeira.

As principais características que fazem parte do planejamento financeiro são as condições da viabilidade dos principais indicadores econômicos como o fluxo de caixa que são os diagnósticos das entradas e as saídas das empresas, os índices de liquidez que é a capacidade demonstrada pela empresa de saldar as suas dívidas no curto prazo, ou seja, sempre respeitando as datas de vencimentos das suas contas que estão no lado do passivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)   pdf (262.2 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com