TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto pesquisa

Por:   •  2/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

EDILAINE MENDES DA SILVA

PROJETO DE PESQUISA:

Gestão da cadeia de suprimentos: Uma análise no setor sucroalcooleiro

Goianésia

2016

INTRODUÇÃO

Com a crescente globalização, tem aumentado além da competitividade, as expectativas de clientes e consumidores por produtos e serviços com grandes níveis de qualidade e preços acessíveis.

Para tanto, tem se falado muito em Gestão da Cadeia de suprimentos que é a uma ferramenta que possibilita a empresa colocar-se a frente de seus concorrentes, reduzindo os custos operacionais, aproximando-os de seus fornecedores para então buscar formas de melhorias tanto na qualidade dos produtos/serviços prestados, como reduzindo custos operacionais e nos conflitos que são gerados ao longo da cadeia de suprimentos.

Martin Christopher (2010) diz que a cadeia de suprimentos é uma rede de organizações envolvidas por meio de vínculos, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços destinados ao consumidor final.

O desenvolvimento da cadeia de suprimentos ou Suplly Chain iniciou-se na década de 1980, sendo o planejamento de processos de negócios que integram além das áreas funcionais da organização, a coordenação e alinhamento de esforços de diversas organizações na busca da redução de custos, visando agregar o máximo de valor ao cliente final e maior rentabilidade.

APRESENTAÇÃO DO TEMA

A gestão da cadeia de suprimentos vem se tornando uma área de crescente importância para as organizações nas últimas décadas em função de diversos fatores. Primeiro, as organizações estão focando as suas competências centrais e repassando aos fornecedores o desenvolvimento e suprimento de atividades e itens que suportam às suas atividades principais. Segundo STOREY et al., 2006 , a globalização e internacionalização dos mercados requer que as organizações utilizem outras organizações para atender às demandas em diferentes países (STOREY et al., 2006) ou mesmo diferentes localidades dentro de um mesmo país. Terceiro, a própria segmentação do mercado (STOREY et al., 2006) exige que as organizações utilizem outros parceiros para ajudar a segmentar seus produtos, distribuição, vendas, entre outras atividades. Por fim, a complexidade gerencial das organizações tende a ser reduzida com a alocação de certas atividades para outras empresas.

A gestão da cadeia de suprimentos tem recebido crescente atenção como objeto de pesquisa, levando pesquisadores a diferentes definições sobre o tema. Algumas dessas definições deixam o conceito amplo ou trazem o viés de uma teoria que influencia determinado autor. De fato, cada definição varia dependendo da perspectiva teórica utilizada para abordar o objeto. Analisando algumas definições de gestão da cadeia de suprimentos, ainda se notam variações que tornam o fenômeno incompleto. Por exemplo, a definição da gestão da cadeia de suprimentos proposta por Chen e Paulraj (2004) valoriza os elementos que levam as empresas a fazerem e manterem a gestão da relação com seus fornecedores, mas não inclui resultados e consequências dessas práticas. Li et al. (2005) restringem o conceito às atividades essenciais para sua gestão, mas falham ao não incluir possíveis antecedentes e consequentes. Na tentativa de proporcionar uma definição ampla e completa sobre o tema, Mentzer et al. (2001) analisaram diversos estudos sobre a gestão da cadeia.

JUSTIFICATIVA

        

Hoje em dia o grande desafio das organizações consiste em operar de forma eficiente e eficaz com vistas a garantir a continuidade de suas operações, obrigando-as a constantemente buscar vantagens competitivas. O gerenciamento da cadeia de suprimentos visa responder a questão de como agregar mais valor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos, garantindo aumento da lucratividade nas operações da organização. O reconhecimento da importância estratégica da logística dá-se através de sua aplicação e desenvolvimento no meio empresarial e acadêmico e sua capacidade de evolução constante. O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain Management, cujo desenvolvimento iniciou-se na década de 1980, significa o planejamento de processos de negócios que integram não somente as áreas funcionais da organização, como também a coordenação e o alinhamento dos esforços de diversas organizações na busca da redução de custos visando agregar o máximo valor ao cliente final e conseqüente rentabilidade maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com