TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preocupação com a Qualidade de Vida e o Desenvolvimento das Pessoas

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade de Cuiabá – UNIC

Campus Universitário de Tangará da Serra

Pós Graduação Gestão de Pessoas nas Organizações II

Modelos de Gestão

Profº Jorge de Castro

Case: APSEN Farmacêutica – Preocupação com a Qualidade de Vida e o Desenvolvimento das Pessoas

Nome aluno

Tangará da Serra – MT, Maio de 2011

1 – Quais aspectos você considera essenciais para estabilidade e crescimento da empresa?

         A princípio a empresa desenvolveu um modelo de Gestão de Negócios que tem como prioridade à qualidade e valorização de políticas de melhoria continua e satisfação do cliente, além de implementar inovadoras práticas de Gestão de Pessoas.

A empresa investe continuamente em tecnologia, ela busca ativamente novos parceiros que tenham desenvolvido novos medicamentos baseados em pesquisas éticas, sérias e idôneas. Iniciará também na área de exportações, onde através de contratos com empresas líderes de mercado estará distribuindo o seu produtos para diversos países. E principalmente, é uma empresa que “cuida” de seus colaboradores, a empresa investe em treinamento e qualificação e em contrapartida os funcionários retribuem através de qualidade nos serviços prestados.

3 – Que considerações você faria a respeito do tipo de estratégia adotado pela empresa?

 A estratégia da Apsen é ser ética em todos os segmentos.

Em relação aos negócios busca ativamente parceiros que tenham desenvolvido medicamentos e pesquisas éticas, sérias e idôneas e, se possível, protegidos por patente, no Brasil. Também avaliam se em termos médicos agregam valor ao tratamento, se em termos de mercado é viável e se em termos regulatórios é possível registrar o produto, de acordo com a legislação brasileira.

Em se tratando das pessoas, a estratégia adotada pela Apsen é sem dúvida a melhor que qualquer empresa poderia adotar: a preocupação com a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas, ou como diz no texto, a estratégia é o modelo de Gestão, a "Gestão do Bem"! Em inúmeros trechos o artigo mostra claramente a preocupação que a empresa tem com seus colaboradores e o quão positivo estes atos são para os resultados positivos, enfatizando o lema de ser possível ser feliz no trabalho. Sem contar a série de benefícios disponibilizados aos funcionários. Não os benefícios comuns das empresas em geral ou aqueles garantidos por lei, mas os benefícios atípicos, como a sexta-feira gorda, no qual todos os funcionários são dispensados do trabalho após o almoço, na primeira sexta-feira seguinte à do mês em que os resultados de vendas foram alcançados; Programa “Semana Gorda”, concedido aos colaboradores com mais de 60 anos, e consiste em uma semana de “férias” extra, além das férias normais, sem necessidade de compensação dos dias não trabalhados; Dispensa do trabalho no dia do aniversário e presente de 50% do valor de 1 salário mínimo vigente; Programas de treinamento e desenvolvimento inclusive para cursos de língua estrangeira; Subsídio para formação acadêmica; Programa de incentivo à novas e boas ideias. Em síntese, quando se trabalha feliz, respeitando e auxiliando o próximo, os resultados positivos aparecem naturalmente, como está descrito no case, “Todo esse crescimento é o resultado dos esforços e competência da presidência e de toda a diretoria da Apsen, que os levou a desenvolver um modelo de gestão de negócios que tem como ponto fundamental a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente, além dos esforços de implementar inovadoras práticas de gestão de pessoas. De fato, há um time talentoso, experiente e integrado na Apsen, que entende e abraça a gestão do bem”.

 

6 – Em que momento este case destaca a importância da comunicação dentro da empresa?

No contexto geral a comunicação é destacada como peça indispensável, pois a empresa tem uma visão sistêmica, onde todos os departamentos são unidos com o mesmo objetivo. A gestão de pessoas da Aspen é voltada para o bem-estar das pessoas, isso deixa ainda mais claro a comunicação entre os colaboradores, para que a empesa desenvolva algo voltado para as pessoas da qual ela é constituída, a mesma precisa conhecer, suas necessidades e objetivos.

7 – Qual a importância do aspecto humano como diferencial de um modelo de negócio na APSEN? Por que é importante, para uma empresa do setor farmacêutico, levar em consideração o aspecto humano como chave na organização da empresa?

Os exemplos de Tatu e Neco refletem bem o modelo de Gestão de Pessoas adotado pela empresa APSEN, que é focado na qualidade de vida e no desenvolvimento das pessoas. A preocupação que todos da empresa tem pelas pessoas é o grande diferencial, pois isso motiva os colaboradores a fazerem sempre o melhor dentro da organização, se dedicando sempre ao máximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com