TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais funções do processo de gestão

Exam: Principais funções do processo de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Exam  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

1. Defina os termos ‘administração’ e ‘organização.’ Por que os Administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?

Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente. Já a organização são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns, em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou o insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração, são os administradores que que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcança-los, são também eles que preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-las a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprescindível.

2. Contrastar os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?

A eficiência é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas com o mínimo uso de seus recursos. Isto é, fazer mais com menos.

A eficácia está focada na realização dos objetivos, ela é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar aqueles.

Os conceitos de eficácia e eficiência, apesar de sua diferença, estão interligados. A eficiência sem eficácia é inútil, pois a organização não realiza seu propósito. Do mesmo modo que, eficácia sem eficiência, visto que muitos recursos são desperdiçados, nesse caso os objetivos são alcançados a um alto custo.

3. Quais são as funções básicas do processo de Administrar? Como elas se inter-relaciona?

As funções básicas do processo de administração são planejar, organizar, dirigir e controlar.

Estas quatros funções estão interligadas, e por isso os administradores devem considerar os efeitos que cada uma dessas funções tem sobre a outra, pois, é por meio do equilíbrio entre essas funções que a organização pode alcançar seus objetivos da melhor maneira possível.

4. Qual é a relação entre as funções da administração e o nível organizacional de um administrador?

5. Quais são as áreas funcionais da organização? Descreva cada uma delas.

6. Que papel um administrador desempenha em uma organização? Como esses papéis variam de acordo com o nível organizacional do administrador?

7. Quais são as habilidades necessárias para ser um administrador? Qual é a relação entre estas e o nível em que o administrador atua na organização?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com