TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos principais psicológicos

Tese: Processos principais psicológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

PSICOLOGIA

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I

TEMA: Sentindo o mundo: Alguns princípios básicos. Visão e audição. Os outros sentidos. Percepção: Atenção seletiva; ilusões perceptivas; organização da percepção; interpretação da percepção.

Sumário

1 ENSAIO SOBREA CEGUEIRA 3

1.1 RESUMO 3

2 SENSAÇÃO 5

2.1 Limiares absolutos 5

2.2 Adaptação sensorial 5

2.3 Sentidos 5

3 PERCEPÇÃO 6

3.1 Atenção prévia 6

3.2 Atenção seletiva 6

3.3 Percepção da forma 6

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

4.1 FICHA TÉCNICA FILME ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA 8

1 ENSAIO SOBREA CEGUEIRA

1.1 RESUMO

O filme se inicia em uma cidade urbana, onde um jovem rapaz perde totalmente sua visão, em um trânsito caótico. Em seguida foi à procura de um oftalmologista que não conseguiu de diagnosticar sua perda de visão repentina. Inconformado por não saber o quê o paciente tinha, foi para sua residência, e desabafou com sua esposa o caso do seu paciente. Ele e sua esposa adormeceram, e no dia seguinte ao acordar o médico estava cego. No desespero o casal foi à procura de um especialista para tentar diagnosticar uma nova cegueira repentina.

Ao chegar ao consultório se deparam com mais pessoas com os mesmos sintomas, percebendo o caos da epidemia, buscaram avisar o governo que tomou uma iniciativa de isolar aqueles que estavam com a Cegueira Branca, a esposa do médico que ficou imune a essa doença, no momento fingiu ser cega para acompanha-lo. Todos foram transferidos para o isolamento, a mulher do médico que estava fingindo ser cega, ali acabou ajudando os outros cegos, ela passando por um momento de agonia, observando a situação que os cegos estavam vivendo, fazendo necessidades no corredor sem nenhuma condição higiênica.

A situação ficou ainda pior com aumento de pessoas contaminadas, assim o governo tomou uma medida drástica de redução dos alimentos dos internos. Houve uma rebeldia de um dos internos que possuía uma arma, e com isso ganhou rapidamente a liderança, dividindo a as ter uma divisão as alas dos cegos, este líder determinou que os homens que quisessem alimentos, teriam que abrir mão de suas mulheres para atos sexuais.

A esposa do médico que ainda tinha sua visão preparou uma armadilha para assassinar este líder cruel. Através disso começou uma grande guerra entre eles, nisso o isolamento pegou fogo, muitos morreram outros escaparam por não ter mais guardas vigiando. Conseguindo sair do isolamento, muitos formaram novos grupos, assim seguindo seus destinos de uma cidade abandonada pelo governo. O grupo formado pela esposa do médico para sobreviver foram atrás de alimentos, bebidas, roupas e um lugar para ficar. Percebendo que todos estavam mais seguros revelou que enxergava e falou que a cidade foi abandonada. Encontrando um refugio levando todos para sua residência para abriga-los. Ao passar alguns dias em uma manhã o rapaz que foi o primeiro cego, voltou a enxergar sua xícara de café, gritou bem alto que sua visão tinha voltado. Assim todos ficaram felizes com a esperança de enxergar novamente.

2 SENSAÇÃO

Caminhos que os neurônios fazem no cérebro para passar a Informação. Para representar o mundo em nossas cabeças, devemos detectar a energia física do ambiente e codifica-la como sinais neurais, um processo denominado tradicionalmente SENSAÇÃO – um processo denominado PERCEPÇÃO.

Os sistemas SENSORIAIS – Permitem aos organismos a obtenção das informações necessárias.

2.1 Limiares absolutos

O mínimo estimulo necessário para detectarmos um estimulo em particular ( LUZ, SOM, PRESSÃO, GOSTO E ODOR).

““ A teoria da detecção de sinais prediz quando iremos detectar sinais fracos, medidos como taxa de “Acertos” ou de” Alarmes falsos”.

2.2 Adaptação sensorial

A redução de nossa sensibilidade para estímulos que não se modificam ( para experimentar esse fenômeno, mova seu relógio uns dois centímetros acima do pulso; você o sente mas apenas por um momento). Focalizando nossa atenção em alterações informativas nos estímulos ao diminuir nossa sensibilidade para odores, sons e toques constantes ou rotineiros.

2.3 Sentidos

VISÃO- Luz

AUDIÇÃO- Altamente adaptativo.

TATO- É essencial para nosso desenvolvimento, é uma mistura de quatro sensações distintas: Pressão, Calor, Frio e dor.

PALADAR – 5 sensações básicas: Doce, Salgado, Amargo, Azedo e Umami (Reforço de sabor glutamato de sódio e sal.). Cada papila ou botões gustativos da língua é um receptor que passa a informação para outras papilas de maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com