TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de pesquisa

Por:   •  17/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Curso Logística – Fatec Americana

Disciplina: Métodos para a construção do Conhecimento.

O Processo de Pesquisa: do projeto à elaboração do trabalho

Carmen Maria Cipriani Pandini

Cristina Klipp de Oliveira

O projeto de Pesquisa é uma das partes que compõem o Processo de Pesquisa. Este  é composto por várias etapas que envolvem o Projeto que contém o tema, sua delimitação, a problematização e justificativa, o percurso metodológico, a fundamentação teórica e revisão da bibliográfica, a execução e coleta de dados, a análise e construção textual e a divulgação dos resultados, que é a finalização do processo. Esta pode ser realizada por meio da elaboração do relatório, artigo, de uma monografia, dissertação ou tese.  O Processo de pesquisa compreende três fases, que aos poucos constituirá um todo, cujo objetivo é sistematizar dados fazendo a discussão científica da realidade estudada.  O processo de pesquisa pode ser assim compreendido:

  • Fase 1: Definição e elaboração: Refere-se à escolha do tema, à definição e à delimitação do problema de pesquisa e à construção de um plano para a execução da pesquisa, que é constituído pelas razões da escolha e importância do tema (a justificativa), a finalidade da pesquisa (objetivos), fundamentação teórica e revisão da bibliografia, também denominada “estado da arte”, pelo percurso metodológico, que dá visibilidade à natureza da pesquisa, seleciona os métodos e técnicas e organiza o cronograma de execução da pesquisa.

  • Fase 2: Execução: A coleta de Dados: refere-se à  utilização dos métodos e das técnicas para a busca das fontes e da pesquisa propriamente dita. É a seleção dos dados, seleção e contextualização da bibliografia. Este trabalho implica uma postura disciplinada do pesquisador, sensibilidade diante de seu objeto de pesquisa e predisposição para o alcance dos objetivos desejados. Nesta fase, assim como nas demais, o pesquisador precisa estar atento aos seus objetivos, ao cronograma estipulado e ao tempo destinado ao processo. Nesta fase é importante que o pesquisador crie categorias de análise para situar os seus dados e ficar mais fácil a triagem oriunda da coleta.

  • Fase 3: Análise e Construção Textual: refere-se à análise dos dados e à realização das interlocuções com as informações obtidas na fase anterior. É a sistematização dos dados de modo a elaborar uma síntese das idéias, das teorias, e informações empíricas dando-lhes um formato de trabalho científico e acadêmico.

Nesta fase o pesquisador deve ser perspicaz no uso da linguagem e na relação com seu objeto. Não pode “dialogar” com seu fenômeno e seus respectivos dados de modo a levar verdades prontas; é preciso que preste atenção às questões estabelecidas, às hipóteses e objetivos pretendidos, pode fazer inferências, se for necessário e estabelecer coerências entre o fenômeno e a realidade. Muitas vezes o pesquisador poderá encontrar respostas não previstas e então deve lidar com elas de modo a adequarem-se ao todo. É importante também que o pesquisador, a partir das categorias criadas na fase anterior, construa o índice de escritura de seu trabalho, qualquer que seja o nível  em que estiver inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com