TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais temas de estudos da psicologia

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  1.657 Visualizações

Página 1 de 5

A Psicologia Cognitiva difundiu-se através de um interesse sobre a consciência humana. Tal interesse foi abordado e estudado antes de a psicologia tornar-se ciência formal. Após a formação científica foram desenvolvidos alguns temas para a elaboração de ideia, tais como, "o processo de informação" e o "Mecanismo cerebrais do comportamento" com objetivos de analisar a participação do sistema nervoso.

Para uma melhor compreensão, John Von Neumann contribui com uma analogia entre o cérebro humano e o computador. Em consequência o psicólogo Karl Lashley aborda a ordem serial do comportamento acerca dos dogmas psicológicos de cunho behaviorista.

Em 1967 um obra chamada de Psicologia cognitiva foi publicada por Neisser consolidando o modo de processo no qual em sua concepção a entrada de dados sensoriais é transformada, reduzida, processada, armazenada, recuperada e usada em toda capacidade humana, ou seja em suas atividades mentais.Em 1975 houve uma integração entre a Psicologia Cognitiva e a Psicologia Social, ambas tinham o interesse de pesquisar e construir situações reais e empíricas da conduta social. Essa junção abriu novos assuntos que contribuíram na formação de novas visões e bases para importantes desenvolvimentos e conceitos no campo de conhecimentos psicológicos.

Estágios de formação da psicologia social cognitiva.

Observa-se que a psicologia já apresentava traços cognitivos, contudo nota-se que ocorreram alguns fatores aos quais levaram a mdança em seus conceitos e características. A psicologia cognitiva antes da segunda guerra mundial, só existia traços cognitivos destacando-se dois fatores; 1: O fator social na percepção e na memoria; 2: Kurt Lewin fala que para entender a conduta da pessoa humana temos que observa as forças que atuam no seu campo psicológico e conhecer as forças cognitivas. A psicologia após a segunda guerra ganhou, ganhou alguns destaques devido a inúmeras razoes, destacando entre essas razões o refugio de importantes psicólogos de renome internacional no EUA, entre eles estão Heider,Adorno, Lewin. Nos dias atuas os psicólogos estão interessados em estudar não só a psicologia cognitiva como também procuram estudar os eventos ocorrentes no mundo real fora do ambiente de laboratório.

O estudo da psicologia social cognitiva tem como fundamento na psicologia jurídica auxiliar no esclarecimento de situações cuja o magistrado necessite do parecer de um psicólogo .

Atitude social: o cognitivo é responsável de certa forma pelas mudanças de atitudes,  pois todo comportamento de uma sociedade é pautado em suas crenças e costumes, pois todo o sentimento tem sua carga afetiva positiva ou negativa  e a sociedade também faz com que o sujeito tenha uma aprendizagem .

Função instrumental: Desenvolvimento de um novo tipo de comportamento positivo conforme aquilo que se acredita.

Função de conhecimento: sempre para facilitar a vida procuramos nos organizar e para melhor entendimento da sociedade. A medida que descomplicamos os complexos criamos também  as máscaras que podem não nos permitir que tenhamos a percepção real do mundo.

Função autovalorização: são nos valores expressados através das nossas atitudes. Toda atitude possui um comportamento afetivo, comportamental e cognitivo.

Comportamento cognitivo: são as leis que estabelecem as conexões e os elementos com os quais o comportamento está relacionado onde as pessoas são capazes de perceber e pensar, lembrar sobre determinadas situações da vida.

Comportamento afetivo: quando as atitudes sociais demonstram reprovação ou aprovação referente ao objetivo social.Algumas atitudes são ligadas ao nosso gênese, mas não se pode dizer que são provenientes do mesmo.

As atitudes desempenham um papel que irão definir a decisão judicial.

A teoria cognitiva contribui para a compreensão do comportamento do sujeito perante o júri , a teoria de Bandura possui grande importância  no estudo na fonte da violência, a violência pode ser influenciada por vários fatores : meio ambiente, cinema , televisão, desajustes familiares. George Kelly traz em sua teoria da personalidade a metáfora de que o homem é cientista, pois desenvolve hipóteses e depois as avalia. Essa é a teoria que mais se aproxima dos conceitos da psicologia social com isso torna-se o seu estudo de suma importância. Compreende-se que o indivíduo constrói, interpreta e entende o mundo que o cerca. É destacado pelo autor que os construtos pessoais que dizem respeito a maneira pela qual algumas coisas são identificados por uma distinção em que dois objetos são semelhantes e diferentes de um terceiro. A teoria de George é possível saber que as pessoas tornam-se diferentes por meio da interpretação do mundo que as cerca e na forma como processam as informações sobre ele. Sobre processos de influência é possível definir que toda situação de influência social, o sujeito responde de forma complexa. Hoje, a influência social é cada vez mais visada por todos, onde é vista como passiva, pois acredita-se que o sujeito não participa de forma critica e ativa. Vale destacar que nesse contexto as atividades cognitivas são inseparáveis das perceptivas pois está sendo processado o que esta sendo percebido. Segundo Solomon Asch,os fenômenos da influencia social não são resultados de uma passividade, mas de uma significação que os sujeitos dão aos seres, fatos, coisa etc. O texto ainda retrata da obediência a autoridade, questionando algumas coisas como: Somos capazes de discordar da autoridade?entre outros. A partir dai podemos refletir um pouco mais sobre o mundo em que vivemos ao qual somos submetidos a várias regras a serem seguidas. Com isso passamos a fazer algo contrario ao nosso conceito por não querer contrariar aquele que esta no poder. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com