TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais e Matematica

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A empresa Hoterdan nos apresentou problemas que estão afetando o seu crescimento. É uma empresa grande no mercado, mas que está apresentando problemas que influenciam num modo geral da organização. Problemas como gerenciamento da empresa é o principal motivo da queda do lucro, pois a falta de gerenciamento traz a desorganização e a não percepção dos acontecimentos dela no mercado. O fato da empresa adotar as indicações políticas levam os funcionários a ficarem desmotivados, produzindo pouco e não dando o seu melhor para a empresa. Os diretores e gerentes não estão fazendo suas atribuições com excelência, deixando assim um desfalque na parte de gerenciamento da empresa. Traremos algumas medidas que possam minimizar os impactos causados.

ORGANOGRAMA DA EMPRESA

Com o que nos foi apresentado, a Hoterdan tem uma estrutura funcional, a qual é caracterizada: funcionário operacional possuir vários supervisores, gerando problemas no comando; várias funções, onde cada departamento está focado na sua obrigação levando a especialização; uma comunicação direta fazendo com que o trabalho seja mais rápido.

Essa estrutura não favorece a empresa pelo fato de os diretores e gerentes estarem sobrecarregados com o gerenciamento e a supervisão dos operários, que no caso estão deixando a desejar no gerenciamento e direção da empresa.

Visando adequar a estrutura organizacional da empresa Hoterdan a uma estrutura condizente com a atividade econômica da empresa, foi definido um organograma linear em que é a hierarquia está bem definida e os colaboradores devem se reportar ao gerente de sua área específica, levando em consideração a especialização de cada setor. Há também uma comunicação facilitada, tendo em vista que existe um canal específico entre o gerencial e o operacional.

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS DIRETORES E GERENTES

O primeiro passo para conseguir êxito em um programa de capacitação é garantir que o gestor (diretores e gerentes) conheça a razão de existir da empresa, o que se pretende ser em curto, médio e logo prazo e definir objetivos organizacionais, ou seja, missão, visão e objetivos. Todos os diretores e gerentes devem ter conhecimento desses aspectos a fim de orientar e direcionar o trabalho dos demais colaboradores, para que a empresa cumpra o que foi anteriormente definido e estipulado.

Além do conhecimento da empresa, os gestores devem conhecer as atribuições de cada cargo dentro da empresa e quais são as competências necessárias (a serem exigidas no processo de contratação para determinada vaga) para ocupar o respectivo cargo. O objetivo a ser atingido com a abordagem desse tema e a diminuição da contratação por interesse político, levando mais em consideração as competências, habilidades e atitudes de cada colaborador.

Outros pontos a serem trabalhados:

- Teoria X versus Teoria Y – Ênfase nas características da Teoria Y visando instigar o desenvolvimento dessas características nos próprios gestores:

CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO DA TEORIA Y

Modelo de direção participativa e democrática

Ênfase na criatividade e competência

Ênfase na iniciativa individual

Descentralização das decisões e delegação de responsabilidades

Ampliação do cargo

Participação nas decisões e administração consultiva

Auto avaliação do desempenho

- Apresentação dos sistemas de administração (autoritário-coercitivo, autoritário benevolente, consultivo, participativo);

- Apresentação da definição de equipe: diferença entre grupo x equipe, com o objetivo de instigar o desenvolvimento de características existentes de equipes:

CARACTERÍSTICAS DE EQUIPES

Compromisso e engajamento

Intenso relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com