TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos adm

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Planejamento da ação empresarial

NOMES:                                                RA:

        

        

  1. Introdução.

Planejamento é a formulação de idéias que abrange estratégias para que as mesmas não fiquem somente no papel do Administrador ou do indivíduo. Todo objetivo para ser posto em pratica necessita de etapas, ou seja, passos que resultam na realização dos ideais.

  1. Desenvolvimento.

Atualmente o planejamento é imprescindível para manter uma empresa viva e competitiva no mercado de trabalho, fazendo com que muitas empresas fechem as portas logo no primeiro ano de existência, justamente por falta de um planejamento adequado.

O planejamento determina antecipadamente quais metas que um grupo de pessoas ou indivíduo devem fazer para que o negócio dê certo e permaneça ativo no mercado. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.

O primeiro processo de administração é o planejamento, por isso quando um empreendedor pensa em abrir seu próprio negócio, deve-se fazer uma análise do mercado, sobre quem serão seus principais concorrentes, preços, público alvo, produtos a comercializar, local onde a empresa se instalará, quantidade de funcionários e meta de faturamento inicial, esses são alguns exemplos de como fazer o planejamento antes de abrir uma empresa.

O Planejamento dentro de uma organização é dividido em três etapas. O Planejamento Estratégico, planejamento tático e o planejamento operacional.

O Planejamento Estratégico é realizado no nível institucional da empresa, está totalmente voltado para a tarefa primaria da empresa de se relacionar com o mercado. Para que esse planejamento seja levado adiante, ele precisa ser implementado nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa, nos quais as tarefas são executadas. O planejamento estratégico possui seguintes características fundamentais: é projetada para o longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula da organização, está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa.

Já o planejamento tático é elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização, é subordinado ao planejamento estratégico. É a tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental, “Articulação interna”.  É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. O planejamento tático é um processo permanente e continuo, é sempre voltado para o futuro, se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, seleciona entre várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação, sistêmico, iterativo, técnica de alocação de recursos, técnica cíclica, função administrativa que interage dinamicamente com as demais, técnica de coordenação, técnica de mudança e de inovação.

No caso do planejamento operacional o mesmo se refere a cada tarefa ou atividade em particular, é micro orientado. Aborda cada tarefa ou operação isoladamente. Basicamente se preocupa com “o que fazer” e “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Está focalizada na otimização e maximização de resultados. O planejamento operacional é composto de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos, entre outras. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. O planejamento operacional possui as seguintes características: é projetado para curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, é voltado para a eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com