TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos adm

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho processos administrativos

  • Sistemas de administração

A ação administrativa tem suas diferentes feições dependendo das suas condições internas e externas da empresa. A ação administrativa nunca é igual em todas as empresas, pois elas variam com variáveis. Também não existem normas específicas de administração válidas para todas as situações e ocasiões possíveis. Apontamos quatro sistemas administrativos:

  1. Sistema autoritário- coercitivo:

Pois é um sistema administrativo autocrático, forte, coercitivo e arbitrário, ele controla rigidamente tudo que ocorre dentro da empresa. É um sistema mais fechado tem como característica: Processo decisório; é totalmente centralizado, na cúpula da empresa, todas as atividades dentro da empresa são tomadas com cúpula empresarial e decididos. É totalmente centralizado, tem como: decisório; comunicações.

  1. Sistema participativo: tem como; decisório, de comunicações e interpessoal; o sistema permite maior participação e envolvimento em todos os níveis pelo que decidem e fazem em todos os níveis organizacionais.
  2. Sistema de comunicação ocorrem sempre verticalmente, no sentido decrescente, carregando ordens e raramente orientações. Nesse sistema não tem comunicação laterais, as pessoas que trabalham com esse sistema não são solicitadas a gerar informações, o que faz com que as decisões sejam tomadas com cúpula por alicercem em informações limitadas incompletas e errôneas para administrar enquanto o sistema 1 refere-se ao comportamento organizacional autoritário que lembra a teoria x caracterizada por McGregor,
  3. Relacionamento interpessoal; o trabalho é totalmente realizado em equipes. A formação de grupos espontâneos é importante para o efetivo relacionamento entre as pessoas da empresa. Se baseiam na confiança mútua entre pessoas, e não em esquemas formais. Outra em destaque é o sistema que permite maior participação e envolvimento em grupos, de forma que as pessoas se sintam responsáveis pelas suas decisões, e fazem em todos os níveis organizacionais das empresas.
  4. Sistema de recompensas; Ênfase nas recompensas, notadamente as simbólicas e sociais, mesmo que não sejam omitidas as recompensas tais como matérias e salariais, Raramente ocorrem punições as quais sempre são decididas e definidas pelos grupos envolvidos dessa empresa.

Os grupos apontados por Libert nos mostram as diferentes e gradativas para administrara as empresas.

O sistema 3; É empregado em empresas de serviços com bancos, em áreas administrativas e empresas de industrias mais organizadas e avançada.

O sistema 4 é encontrado em empresas que utilizam sofisticadas tecnologias com pessoas especializadas e desenvolvidas, na qual os profissionais desenvolvem atividades complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com