TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual sobre franquias

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 AS VANTAGENS DE INVESTIR NO HABIB'S.......................................................5

2.2 O DIFERENCIAL HABIB'S.....................................................................................5

2.3 TABELA DEMONSTRATIVA DE INVESTIMENTO................................................5

2.4 O PRODUTO..........................................................................................................7

2.5 DIAGNÓSTICO DA EMPRESA..............................................................................8

2.6 GESTÃO DE CUSTOS.........................................................................................10

2.6.1 CONTABILIDADE FINANCEIRA, DE CUSTOS E GERENCIAL.......................10

2.6.2 CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS.....................................................................10

2.6.2.1 CUSTOS DIRETOS........................................................................................10

2.6.2.2 CUSTOS INDIRETOS....................................................................................10

2.7 O SISTEMA DE CUSTEIO META OU TARGET COSTING.................................11

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

O presente portfólio tem por objetivo, analisar, interpretar, comentar e fundamentar todo o sistema organizacional, com base em franquias. Este trabalho foi feito através de informações reais e fictícias.

A franquia escolhida foi a rede de fast food Habib’s.  Um único restaurante inaugurado em 1988, foi o primeiro passo para em 1992 ser inaugurada a primeira franquia . O Habib’s é a maior rede de fast food de comida árabe do mundo, certamente seu fundador não imaginava o crescimento vertiginoso que o Habib’s iria trilhar na última década, alcançando 430 unidades em todo o Brasil.

Seu fundador Alberto saraiva, implementou um dos modelos de negócios mais badalados do atual contexto organizacional. Foi uma estratégia onde as organizações adotam contexto organizacional.

A trajetória de crescimento do Habib’s, tem-se firmado por meio da implementação de muitas iniciativas: atendimento 24 h em alguns pontos, utilização do sistema franchising, abertura de lojas em outros estados, realizações de parcerias, como as com a Coca-Cola e Warner Bros, investimento em comunicação e posicionamento em preço baixo, inovação contínua em produtos e serviços, criação do serviço de relacionamento com o cliente e o “delivery 28 minutos”, dentre outros. Para atingir o objetivo de oferecer aos clientes preços baixos, é indispensável um foco na gestão de custos da organização. O Habib’s escolheu caminhos bastante peculiares para atingir o seu objetivo: quando todo o ideário do management atual diz que as organizações devem focar seus esforços em suas competências centrais, terceirizando o que não está atrelado diretamente ao negócio, o Habib’s verticalizou boa parte de sua cadeia produtiva. “Quem quer ser líder de mercado, em algum setor tende a verticalizar (...) porque é a melhor maneira de conseguir preço baixo e com boa qualidade”- conclui Saraiva. (HSM Management, maio/junho 2004). Como resultado dessa estratégia o Habib’s é proprietário de nove centrais de manipulação e distribuição dos itens do cardápio.

 Após a descrição do contexto, enunciam-se as questões que se pretende discutir, bem como os requisitos necessários a melhor solução, ou seja, descrição do diagnóstico feito pela organização, a escolha da franquia, e todos os fatores referentes à mesma.


  1. DESENVOLVIMENTO

Observando a cidade em que vivo, pude notar algumas das necessidades faltosas que existe. Perguntava-me como uma cidade com o número de 149.918  habitantes, poderia ser tão desfalcada em termos de  entretenimento, restaurantes , fast food etc... Analisando a situação, percebia que muitas pessoas se deslocavam para outras localidades em busca dos mesmos.

Disponibilizava de algum capital, e queria investir em algo concreto   e certeiro. Procurei o SEBRAE, em busca de orientações. Diante de muitas pesquisas, me veio o conhecimento sobre franquia. De acordo com o texto da Lei de Franquia Empresarial (lei 8.955/94), franquia é um sistema pelo qual um franqueador  cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços.

A dúvida continuava, abrir uma franquia ou um negócio próprio? A cidade estava preparada para receber uma grande franquia e dar retorno no alto investimento? Ou apostar em algo desconhecido e contar com a sorte para que caísse no gosto popular?

Após meses de pesquisas, entendi que o melhor seria ser um franqueado. Ter uma franquia não é necessariamente sinônimo de sucesso se não acompanhada de muito trabalho, esforço, dedicação e empenho. O franqueado de sucesso amadurece junto com o negócio, adapta-se ao novo mercado e à concorrência ao seu redor. O franqueado deve estar sempre em aprendizado constante, trocar experiência com o franqueador  foi  um grande passo que ajudou o negócio crescer como um todo. Da mesma forma, devemos confiar, seguir e respeitar as regras da franqueadora que possui o know how e sabe o que dá certo naquele determinado ramo. Essa troca de experiência não deixa de minimizar os riscos do negócio. “O franqueado precisa entender que a franquia é um negócio próximo administrado em conjunto”. (Moriaki Hijo)

Quando optei por comprar uma franquia ao invés de abrir um negócio próprio, é porque esperava correr menos riscos, acredito no sistema, no valor da marca e parcerias, pois possuía condições financeiras e capacidade geral para conduzir os negócios.

Após muito pesquisar, optei pelo ramo do fast food, fiz um grande estudo para estruturar minha logística para entregar produtos de qualidades ao consumidor. Inovar sempre e ficar atenta às tendências para sair na frente dos concorrentes. O setor de alimentação em franquias oferece operações que precisam de habilidades e capacidades diferentes. “Um franqueado não pode se iludir: seu negócio só será bem-sucedido, se ele tiver espírito empreendedor e arregaçar as  mangas”. (Leila Velez)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (596.4 Kb)   docx (477.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com