TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proeto Pedagogico Interdesciplinar

Por:   •  16/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

PPI 1º

ARTIGO CIENTIFICO: MÁ GESTÃO DE EMPRESAS

Nomes

Vitor Gomes de Araujo               RA 1523218

Ygor dos Santos Andrade          RA 1523359

Arleide Vieira Teixeira                RA 1524928

Marcia Regina Oliveira Nardi     RA 1521333

Karla Karolina Martins Eça        RA 1523190

Denise Oliveira da Silva             RA 1520142

São Paulo

2015

[pic 2]

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ[pic 3]

PPI 1º

ARTIGO CIENTIFICO: MÁ GESTÃO DE EMPRESAS

Trabalho de pesquisa apresentado na disciplina de PPI 1º do curso de Administração da Faculdade Sumaré, para obtenção de nota bimestral.

Orientadora: Prof.° Aline Motta

São Paulo

2015


Sumário[pic 4]

1. Resumo .......................................................................................................

2. Mesmo com crise, a má gestão

    é a principal vilã das falências ..................................................................... 5

3. Considerações finais ........................................................................................ 7

4. Bibliografia .................................................................................................. 7


Resumo

Neste artigo estaremos relatando fatos que levam a falências de grandes e pequenas empresas, vamos ver questões de diferentes gestões erronias que levam algumas empresas a fecharem suas portas, um fator crucial para relatarmos esse tema foi uma coincidência que aconteceu na instituição de trabalho nossos colegas de ppi, a empresa que iriamos retratar pontos sobre a administração e logo as funções do administrador, foi liquidada e posteriormente abriu falência e então surgiu a ideia de continuar com essa instituição porem mudarmos a abordagem, já que estaremos retratando o não sucesso da mesma.

Mesmo com crise, a má gestão é a principal vilã das falências.

Durante todos os nossos estudos vemos o quão importante é uma boa gestão empresarial, um plano de metas e um planejamento estratégico é o principal fator para o sucesso da instituição. Quando falamos em plano, pensamos em organizar as idéias que surgem e colocá-las em uma lista de prioridades, sendo assim um conjunto de métodos para a elaboração de uma opinião servindo como um projeto da empresa. Em linhas gerais, Planejamento diz respeito à capacidade de organizar e prever os efeitos de uma série de eventos, atuando assim de forma preventiva às possíveis consequências indesejáveis, resultante dos mesmos.  

“Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado”. (SEBRAE, 2009 p.9)

Torna-se obvio que para a elaboração de um plano de negócios para qualquer empresa, necessita-se de uma gama acentuada de informação sobre o potencial do ramo, o qual vai ser investido o seu capital além de requerer um pouco de tempo e paciência para você, futuro empreendedor, para que não venha a padecer diante de simples problemas na sua empresa. É com um bom plano de negócios que obteremos a certeza de abrir e até ampliar um novo negócio.

No caso da empresa a seguir, os gestores faziam de tudo para driblar a fiscalização nos anos anteriores, e se tratando do ramo de seguro a SUSEP (órgão que inspeciona e regulamenta empresas do ramo de seguro), tem um papel um tanto quanto incisivo para avaliar inúmeros critérios que as empresas devem seguir, após uma inspeção na empresa foram encontradas diversas irregularidades, e foi ai que a empresa foi multada em milhões de reais e consequentemente teve seu caixa quebrado seguido de sua liquidação (falência por não ter caixa para pagar as multas). Em nota a empresa comunicou seus colaboradores e funcionários:

São Paulo, 06 de novembro de 2015.

 

Conforme divulgado no Diário Oficial, é com muita tristeza que informamos a liquidação da Companhia Mutual de Seguros.

Ressaltamos que a Diretoria e os colaboradores não pouparam esforços e tempo, durante todo o período de Direção fiscal, para tentar reverter a situação.

 

Informamos ainda que todos os nossos sistemas se encontram inoperantes e que, a partir de hoje, a direção da Companhia encontra-se em poder da SUSEP.

 

Finalizamos agradecendo muito pela confiança depositada na Companhia durante toda a nossa história e, principalmente nos últimos meses, mesmo cientes das dificuldades pelas quais passamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com