TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer II - Relatorio Final

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

POLO: SOROCABA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA AOS CURSOS DE TECNOLOGIA II PROINTER II – 2º SEMESTRE

DISCIPLINAS DE

Direito

Matemática

Processos Gerenciais

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tecnologia de Gestão

PROFESSOR-TUTOR A DISTANCIA: Gisele Moura Castro

SOROCABA/SP

2016.2

SUMÁRIO

1        RESUMO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        DESENVOLVIMENTO        5

3.1        Diagnóstico empresarial        5

3.2        Planos de ação        7

3.2.1        Redução do desperdício através da ferramenta de KAIZEN        7

3.2.2        Aplicação da ferramenta Mapeamento do Fluxo do Valor        8

3.2.3        Certificação ISO 4001        9

3.3        Resultados        9

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

5        REFERÊNCIAS        12


  1. RESUMO

Com o crescimento populacional e industrial, as corporações buscam desenvolver novos produtos visando melhoria da qualidade de vida. Muitas dessas atuam no setor primário, extraindo recursos naturais e processando bens de consumo, causando grandes prejuízos para o ambiente. Devido a esses impactos e com maior disseminação de informações sobre questões ambientais, a sociedade aumentou sua pressão sobre governos e indústrias, que buscaram estratégias para realizar um planejamento consciente dos recursos naturais. Um dos sistemas mais aplicado é o de Gestão Ambiental (SGA).

As empresas que buscam ter um sistema de gestão ambiental e projetos sustentáveis estão procurando não somente uma forma de serem vistas perante a sociedade, mas também de obter maior competividade, inovação e fortalecimento das relações com o mercado consumidor, cujo qual está se adequando, cada vez mais, a um novo contexto econômico.

O objetivo central deste trabalho é discutir o panorama da implementação de um sistema de gestão ambiental para a TOYOTA Motors do Brasil, polo Sorocaba, cujo segmento se baseia no setor automotivo e buscar possíveis estratégias para a possibilidade e viabilidade dessa implementação. A gestão integrada a negócios comprometido com a política ambiental passa a atender de maneira ampla os anseios dos consumidores que procuram manter relações comerciais com empresas que ofereçam produtos e serviços que agridam menos o meio ambiente, gerando assim uma produção mais limpa e menos impactante para a atmosfera.


  1. INTRODUÇÃO

O crescimento da produção mundial e o aumento do poder de consumir da população, exigem que as empresas aumentem sua capacidade produtiva para atender a demanda atual. Muitas vezes, esses processos produtivos são feitos de maneira descontrolada e causam uma grande degradação do meio ambiente. Tendo em vista as exigências da lei cada vez mais rigorosas e o aumento com a preocupação com a preservação do meio ambiente, as empresas têm focado em esforços para mudar a visão em relação à sustentabilidade. No mundo empresarial, surgem novas concepções de gestão, baseadas nos princípios que estabelece uma qualidade ambiental, incorporado à atividade industrial.

Há poucos anos, poder-se-ia dizer que a Indústria Automobilística visava em seus negócios apenas lucro e não dava a devida importância aos produtos por ela fabricados através do puro extrativismo, pois até então não lhes era exigido o comprometimento com a sustentabilidade, o gerenciamento ambiental e o cuidado com produtos recicláveis no seu processo produtivo, que seguirão poluindo o meio ambiente através de motores cada vez mais poluentes e ultrapassados, aliados ao uso de combustíveis adulterados e sem fiscalização fazendo com que a Sociedade a conduzisse para o banco dos réus num futuro próximo. Este trabalho permite a reflexão da necessidade de se pesquisar numa indústria automobilística, a seriedade do comprometimento com a sustentabilidade, sem que seja necessário excluir a possibilidade de qualidade de vida por um número maior de pessoas. Nesse sentido, este trabalho ratifica a importância dos aspectos da gestão ambiental no processo de fabricação automotivo, aplicado e seguido na montadora em estudo. A importância da aplicação de um eficiente Sistema de Gerenciamento Ambiental regido pela Norma ISO 14001 faz com que as empresas, preocupadas com a sua sobrevivência e imagem, passem a adotar sistemas monitorados e auditados anualmente por órgãos competentes, que passam a nortear a busca de soluções inteligentes que as desviem de processos por passivos ambientais.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Diagnóstico empresarial

Um dos maiores desafios atuais é fazer com que as forças do mercado comercial e global protejam e melhorem a qualidade do meio ambiente, num quadro harmonioso de regulamentações. Segundo Robles Jr (2006), a Gestão Ambiental   é “ um conjunto de medidas e procedimentos definidos e adequadamente aplicados que visam reduzir e controlar impactos introduzidos por um empreendimento sobre o meio ambiente”. A TOYOTA Motors do Brasil, se destaca na busca da sustentabilidade em relação aos recursos naturais e vem anunciando ambiciosas metas globais a longo prazo para o meio ambiente, demonstrando seu compromisso com os clientes, colaboradores e outros stakeholders (interessados no projeto).

Nesses últimos 5 anos, houve a redução de 48% de consumo de água nas unidades produtivas no Brasil e em até 2020, a meta é reduzir 25% das emissões de gases causadores do efeito estufa e em 70% nas emissões gasosas emitidas pelo uso de produtos químicos. Além dessas metas, a companhia visa diminuir também as emissões de substâncias orgânicas, nitrogênio e metais pesados na água, podendo assim cooperar para um maior equilíbrio do meio ambiente. Entretanto, foram identificados alguns pontos de desperdício na linha da produção da companhia, que são as seguintes: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com