TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia – Prointer II- Relatório Final

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 13

 

 Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia – Prointer II- Relatório Final

 

Leila Cristina Nabuco Rosa RA 6099668206

Marcela Fabiana Brito Gondim RA 6099667303

Nathalia Gabriela Graciano RA 9327711679

Vitor Vieira de Jesus Rocha RA 1299145027

 

 

 

Tutora EAD Kelly Pereira Ponces, Marcia Simone Cirillo e Júlio Cesar Rigoni Machado, Tutor Presencial Marcio Ramos de Souza

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 

Campinas SP (Universidade Anhanguera Unidade 4)

Leila Cristina Nabuco Rosa RA 6099668206

Marcela Fabiana Brito Gondim RA 6099667303

Nathalia Gabriela Graciano RA 9327711679

Vitor Vieira de Jesus Rocha RA 1299145027

 

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia – Prointer II- Relatório Final

 

 

Projeto experimental de viabilidade de um sistema de gestão ambiental (SGA), na empresa MERCK SHARP & DOHME FARMACEUTICA LTDA, oferecido pela Universidade Anhanguera, para aprovação nas disciplinas de direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Tutores EAD Kelly Pereira Ponces, Marcia Simone Cirillo e Júlio Cesar Rigoni Machado

Tutor Presencial Marcio Ramos de Souza

 

 

 

 

 

   

Universidade Anhanguera – Unidade 4

Campinas – SP/ 2016

 

  1. Resumo

    Este é um estudo para implantação do Sistema de Gestão Ambiental na indústria farmacêutica Merck, localizada no Distrito de Sousas em Campinas, SP Foram aplicados os parâmetros, em todas as suas etapas e contemplou: pesquisa bibliográfica e consulta a artigos técnicos; utilização de legislações específicas, levantamento de dados; identificação de aspectos e impactos ambientais e entrevistas. No diagnóstico realizado constatou-se que a empresa possui uma Política Ambiental, mas sendo necessário várias melhorias, como estar dentro da legislação ambiental para licenciamento e funcionamento. Os principais resultados encontrados com o início da implantação do Sistema de Gestão Ambiental foram: redução do consumo de água e energia, melhoria do desempenho ambiental e a aprovação de projetos significativos para a redução de impactos ambientais. Com base nos indicativos apresentados é evidente a redução de custos operacionais e ganhos ambientais com a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental na indústria farmacêutica.

 

  1. Introdução 

 

 Este relatório final tem como tópico principal a Gestão Ambiental na indústria farmacêutica e tem duas finalidades: a primeira, de servir como referencial de análise para avaliação da gestão ambiental neste tipo de indústria e a segunda, de servir de subsídio na superação dos problemas ambientais vivenciados neste setor. Um dos princípios para o desenvolvimento deste estudo foi identificar a possibilidade de demonstrar para as empresas do setor de Indústrias Farmacêuticas a viabilidade de aperfeiçoarem seus processos produtivos, demonstrando que um Sistema de Gestão Ambiental, proporciona além da preservação ao Meio Ambiente, a oportunidade de se obter mais lucros com a redução de custos nas suas diversas atividades.

O problema identificado foi que a empresa não possui um Sistema de

Gestão Ambiental formalmente estabelecido, elevando custos, comprometendo processos produtivos e não despertando o envolvimento da alta administração e de colaboradores.  

A hipótese que se pretende comprovar é que a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental leva a empresa a reduzir custos, otimizar processos, atender estratégias de mercado e sensibilizar os agentes que trabalham ou prestam serviços à empresa, através do envolvimento da alta administração, colaboradores, fornecedores, contratados, prestadores de serviços.

A indústria farmacêutica tem um papel importante na preservação do Meio Ambiente, considerando que é uma geradora de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.  A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma indústria farmacêutica leva a empresa a melhorar o desempenho ambiental reduzindo a geração de resíduos pelo desenvolvimento adequado de produtos e de melhorias, como também, pela assessoria a Engenheiros, Arquitetos e Projetistas na seleção de materiais "verdes". A indústria farmacêutica Merck é uma destas empresas do ramo farmacêutico e entende que qualidade apenas não é suficiente em um mercado globalizado, mas tem consciência do seu papel na sociedade, procurando posicionar-se de forma ética e ecologicamente correta, primando assim pela contribuição efetiva de recuperação do Meio Ambiente. Com este estudo objetivou-se fazer um diagnóstico e proposta de implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na indústria farmacêutica Merck, em Campinas, SP. Com a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), tanto, empresa como a comunidade terão ganhos significativos, encontrando satisfação em seus produtos, segurança para os colaboradores e usuários, além de maior lucratividade para a empresa.

  1.  Apresentação do alvo do projeto

Objetivo desse projeto é viabilizar a implantação de um sistema de gestão ambiental. Nesse trabalho especificamente o projeto foi realizado na empresa MERCK SHARP & DOHME FARMACEUTICA LTDA, na cidade de Campinas-SP, visando implantar um sistema de reutilização da água que é usada e descartada na empresa na produção de medicamentos e a economia de energia, sempre com o objetivo de diminuir gastos e não poluir o meio ambiente que é o foco desse projeto de gestão ambiental. 

Por fim, além de mostrarmos os benefícios e enfatizar a importância dos SGA’s, garantindo sua implantação, constatamos, que a preocupação com o meio ambiente está cada vez mais evidente nas organizações empresariais e, em razão, disso há uma maior adesão por parte das empresas, apesar de identificarmos, também, resistências pontuais a mudanças, por parte de empregados, além de escassez de recursos financeiros e qualificação de envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (207.9 Kb)   docx (927.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com