TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II – RELATÓRIO FINAL

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Recursos Humanos

POLO: Itapema/SC

ACADÊMICO: Josenaide Ghiggi Ribeiro – RA: 5527828239

TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cristina Aquino

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Itapema, Santa Catarina

Novembro / 2017


ACADÊMICO: Josenaide Ghiggi Ribeiro – RA: 5527828239

TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cristina Aquino

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Recursos Humanos  do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

Itapema, Santa Catarina

Novembro / 2017


RESUMO

Este trabalho foi realizado na cidade de Itapema/SC, tendo como objetivo a apresentação e implantação das diretrizes implantadas na gestão sócioambiental segundo o ISSO 14001/9001, na empresa Meia Praia Imóveis Ltda., que atua no ramo imobiliário. Após pesquisas e analises, foi constatado que apesar de ser pioneira e referencia na região, a referida empresa não possui um sistema de política ambiental atuante, onde constatou-se a necessidade de implantação de um sitema de gestão ambiental que trará melhorias e economias financeiras a médio e longo prazo que reduziram impactos no meio ambiente, consequentemente a busca permante de melhoria de qualidade ambiental dos serviços, gerando sustentabilidade através do equilibrio e tranparencia em todas as relações profissionais. 

Palavras-Chave: Equilibrio – Sustentabilidade – Gestão – Ambiente - Sistema


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)        5

2.1        Analise da política socioambiental        5

2.2        Propostas de melhorias        6

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERENCIAS        8

ANEXO        9


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente o termo gestão ambiental empresarial é bastante abrangente e está basicamente voltado para organizações, e pode ser definido como política, programas ou melhorias administrativas que visam primeiramente a saúde e a segurança de uma comunidade e a redução de impactos e danos ambientais decorrentes do descaso de uma organização.

De acordo com Moura (2008), há uma grande perspectiva que no futuro a sustentabilidade social e economica venha se estabilizar, isso poderá ocorrer se a mente humana entender que só depende de nós mesmos a preservação dos sistemas naturais.

A sutentabilidadedas empresas depende das partes interessadas com as quais se realacionam. Podemos caracterizar a gestão empresarial como responsável e sustentável atráves do equilibrio, transparencia e diálogo com que as mesmas atuam em todas as suas relações empresariais. (TACHIZAWA, 2008).


  1. DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)

A Meia Praia Imóveis é uma empresa que iniciou suas atividades em 1989, sendo uma das imobiliárias pioneiras na cidade de Itapema, no estado de Santa Catarina. Sua atuação é exclusivamente compra, venda e locação de imóveis. Sua missão desde o inicio foi edificar com qualidade, segurança e excelencia os empreendimentos para venda e locação.

A referida empresa foi escolhida para a pesquisa por não ter plano socioambiental, pois detectamos a necessidade de imlantar uma politica socioambiental, que irá melhorar o comprometimento do sócio-proprietário e de seus empreendedores e clientes junto a uma consciencia sócio ambiental.

 

  1. Analise da política socioambiental

A empresa que foi pesquisada e analisada encontra-se localizada no principal bairro de comercial do município, mas infelizmente não procura promover junto com seus empreendedores e clientes, o desenvolvimento sutentável junto a economia local, o que pode interferir na geração futura de empregos na construção civil.

No decorrer das pesquisas foram detectdaos vários pontos que necessitam urgente de elhorias na empresa para que a mesma possa se adequar ao desenvolviento do sitema ambiental.

Durante o período de analise, verificou-se que o consumo de energia elétrica é bastante alto, mediante ao que a empresa tem e oferece, também não há descarte correto dos materiais recicláveis. Verificamos que pode-se melhorar a comunicação da imobiliária junto a construtoras locais,e clientes, avaliando se ambos estão contribuindo com a legislação local no que tange o ambientalismo.

Durante a pesquisa, foram realizadas algumas entrevistas com o proprietário, que recebeu bemas propostas apresentadas, e mostrou-se interessado em conhecer melhor as necessidades locais e a transmitir a importancia do cumprimento da legislação ambiental.

  1. Propostas de melhorias

Em reunião com o proprietario, foram passados alguns pontos chave para mudar a politica da empresa, onde foi exposto a importancia de adotar atitudes sustentáveis dentro da própria organização, as quais serão descritas.

Proposto controle no consumo de energia elétrica: foi exposto que o uso racional de energia elétrica, exige mudaças e medidas de carater tecnico, gerencial e comportamental, visando diminuir o consumo e consequentemente gerar sustentabilidade. Foram passadas as seguintes orientações: utilizar sempre que possivel a iluminação natural; substituit lâmpadas incandecentes por LED; instalação de sensores de presença, lembrando que todos os equipamentos devem ter o selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica), de preferencia na classificação A; nos computadores utilizar o Programa Energy Star, que desliga o monitor sempre que estiver no modod espera; desligar os computadores no fim do expediente; Quanto a utilização dos condicionadores de ar, deve-se limitar a utilização somente nas areas ocupadas; limpar periodicamente o aparelho conforme orientação do fabricante, sujeiras que prejudiquem seu rendimento; utilizar sempre que possivel, o controle de temperatura (termostato) setorizado por ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com