TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Por:   •  23/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.786 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

JM BIOANALISES S/S LTDA: PIM IV

                 Rosangela Ferreira Dos Santos – RA 0549991

BOTUCATU-SP 2020

JM BIOANALISES S/S LTDA: PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

BOTUCATU-SP 2020

Este PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar IV), tem como principal objetivo aplicar e desenvolver o conhecimento adquirido através das matérias de Suprimento de Mão de Obra, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmica das Relações Interpessoais na empresa JM BioAnalises, que é um Laboratório que realiza estudo e análise de Resíduos de Agrotóxicos para fins de registro e comercialização dos produtos. O Laboratório privado atua desde 2008, e localiza-se na cidade de Botucatu, interior do estado de São Paulo. Para a realização do trabalho, foi realizado um levantamento de dados e uma pesquisa interna na empresa em questão a fim de conhecer a forma de atuação. Sobre o Suprimento de mão de obra, foi possível observar os tipos de recrutamento e seleção que a empresa utiliza. No Desenvolvimento de Recursos Humanos, é apresentado o organograma, juntamente com a descrição da forma de atuação da empresa e um planejamento de desenvolvimento para o RH da mesma. Já quanto à Dinâmica das Relações Interpessoais, foi avaliado o tipo do líder presente, e qual a relação do mesmo com os funcionários. Através desse trabalho, foi possível realizar conclusões que nos ajudam a entender melhor a atuação da área de Recursos Humanos na empresa, e encontrar soluções para aperfeiçoar o funcionamento da mesma.

Palavras-chave: Recursos Humanos – Gestão – Empresa – Soluções

  1. INTRODUÇÃO        04
  2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA        06
  1. Recrutamento        06
  2. Seleção        07
  3. Recrutamento e Seleção no Cargo de Químico        07
  1. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS        09
  1. Organograma da empresa JM BioAnalises        09
  2. Atuação do RH        10
  3. RH Estratégico        11
  1. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        12
  1. O papel da Liderança nas Relações Interpessoais        12
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        14
  2. REFERÊNCIAS        15
  1. INTRODUÇÃO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM IV), tem como objetivo analisar a área de Recursos Humanos da empresa JM BioAnalises, buscando através de pesquisas bibliográfica e levantamento de dados e entrevistas na empresa, realizar um reconhecimento das disciplinas de Suprimento de Mão de Obra, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmica das Relações Interpessoais.

A empresa JM BioAnalises é um Laboratório particular, credenciado pelo INMETRO desde 2008, que realiza prestação de serviços para clientes que buscam conhecimento de novos agrotóxicos para fins de registro e comercialização dos mesmos, atendendo a Resolução RDC nº 4 de 18/01/2012 (ANVISA). Realiza também análise do teor dos ingredientes ativos no produto formulado (Agrotóxico) e a análise da estabilidade do ingrediente ativo em amostras congeladas por período de tempo pré-determinado.

A JM BioAnalises localiza-se no interior do estado de São Paulo, na cidade de Botucatu, porém presta serviços por todo o território nacional, dependendo da cultura solicitada para pesquisa.

A empresa é responsável pela pesquisa desde a etapa de campo, onde os Agrônomos realizam a aplicação do agrotóxico e colheita de diferentes culturas em diversas localidades.

Após a etapa de campo, o produto é levado para o Laboratório onde os Químicos realizam a análise do produto colhido comparando com uma amostra não tratada. É realizado então um Relatório onde é possível demonstrar o comportamento do agrotóxico estudado. O Relatório com todos os dados da pesquisa é enviado ao cliente que contratou o Laboratório.

A JM BioAnalises conta com um total de 60 funcionários, sendo: um Gerente (administrador), dez químicos, quinze técnicos de laboratório, oito agrônomos, um técnico de informática, cinco estagiários na área de química, duas faxineiras, uma recepcionista, dois representantes da área comercial, dois responsáveis pelos recursos humanos, quatro responsáveis pela documentação referente aos clientes e nove são da área de Garantia da qualidade tanto no campo quanto no laboratório.

Para a realização deste trabalho, além das pesquisas e levantamento de dados na empresa, foram utilizadas bibliografias referentes ao assunto das

disciplinas estudadas para complementar o entendimento quanto aos temas abordados.

  1. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Banov (2012, p.53) afirma que “buscar a pessoa certa para o lugar certo é o objetivo básico do processo de seleção de pessoal”.

Na empresa JM BioAnalises, o recrutamento e a seleção de pessoal é realizado pelo administrador, que é também proprietário da empresa. A área de Recursos humanos da empresa não participa das etapas de recrutamento e seleção, ficando apenas com a parte relacionada à documentação do funcionário que será contratado e demais funções da área.

Devido ao fato de a empresa tratar com alimentos e meio ambiente, os funcionários devem ser devidamente treinados e habilitados nos conselhos de classe devidos, como no caso dos químicos (CRQ), e Agrônomos (CREA).

  1. Recrutamento

O Recrutamento dos candidatos também é conhecido por captação, é o modo como a empresa atrai os candidatos.

Existem três tipos de recrutamento possíveis:

Interno: Recrutamento realizado dentro da própria empresa;

Externo: Empresa realiza divulgação da vaga fora, para atrair candidatos com o perfil desejado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (78.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com