TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista

Por:   •  29/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.307 Palavras (18 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA

Gabriel Pelegrini Adamy – 1972760

Juliana Pelegrini de Castro – 1972785

Daniel Albuquerque da Silva - 1987218

 

Secretaria De Saúde

PIM VIII

Tucumã/PA

2020


UNIVERSIDADE PAULISTA

Gabriel Pelegrini Adamy – 1972760

Juliana Pelegrini de Castro – 1972785

Daniel Albuquerque da Silva - 1987218

Secretaria De Saúde

PIM VIII

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Poliana.

Tucumã/PA

                                                2020


RESUMO

A empresa estudada neste Projeto Integrado Multisciplinar VIII, o objetivo principal foi mostrar o planejamento, que a empresa adotou antes, durante e agora após a pandemia estar mais controlada, e houve uma entrevista com o Sr. Rafael Antonio, onde respondeu todas perguntas e ajudou a contribuir com informações da SESPA. A mesma fica localizada na cidade de Tucumã/PA, onde a verba é pouca e a demanda é muito grande, as vezes atendendo até 2 municípios vizinhos.

                                        SUMÁRIO

1-  INTRODUÇÃO ........................................................................................... 05

2- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO..............................................................06

2.1-................................................................. 09

3- PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL............................................. 11

 4- LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS.................................................14

 4.1.................................................................................15

 5.CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................ 18

 6. REFERÊNCIAS ......................................................................................... 19

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho em que se foi estudada a entidade pública  Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), onde utilizamos das matérias estudadas Planejamento Estratégico, Planejamento Urbano e Ambiental e Licitações e contratos Públicos, onde entemos mais como são feitos todos projetos e como é a execução deles, em como a cidade se preocupa em preservar o meio ambiente.

        A cidade Tucumã fica localizada na região sul do Pará, onde as verbas são poucas devido a ser uma cidade pequena de interior, O prefeito da cidade está entre os 10 em todo o Pará que recebeu troféu da transparência, tendo assim um reconhecimento, conta com uma equipe de aproxidamente 38 servidores públicos, onde muitos são concursados.

        Onde este trabalho veio nos possibilitar de saber como ocorre e como acontece os planejamentos, como são as reuniões pra decidir oque deve ser feito, e como funciona as licitações, que é escolhido conforme for melhor pra cidade, e conseguindo atender toda população de forma humana.

        

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A secretária de Saúde do município de Tucumã, é feito um planejamento quando o prefeito assume, sendo assim nessa gestão de 2016/2020, foi designado vários planejamentos para o setor da saúde fosse mais ágil, mais eficaz, e assim trazendo melhores resultados possíveis, devido a carência de equipamentos, médicos, e tratamentos para os pacientes.

O prefeito junto com seu secretário de saúde Sr. Rafael Antonio, tomaram as medidas possíveis para ter o melhor planejamento, sendo assim contando com pessoas de confiança e que querem trabalhar para melhor desenvolver o município, é feito todo uma rota para os pacientes. O setor tem um forte papel na condução da implantação de políticas, planos, programas e projetos voltados a área da saúde do Governo do Estado, colaborando de forma inter e intra setorial com as demais unidades organizacionais, com o intuito de agilizar e orientar quanto aos programas, projetos e normas em estudo e em execução.

Onde é seguido um cronograma, pessoas que precisam de emergência, tem prioridade para atendimento, onde já está disponível todos os exames, como ultrassom, raio x, oque for necessário, havendo também a possibilidade de ser encaminhado para um hospital regional mais próximo, que fica a aproximadamente 400 km de distância.

O planejamento no começo do governo atual, consiste em atender com mais agilidade, sem ter que enfrentar filas absurdas, e  assim podendo dar uma vida melhor para quem depende do sus, foi aumentado o número de servidores na Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), onde o atendimento foi prioridade, e agendamentos de consultas foram mais efetivos.

O planejamento no âmbito do SUS terá como base os seguintes pressupostos:

I - planejamento como responsabilidade individual de cada um dos três entes federados, a ser desenvolvido de forma contínua, articulada e integrada.

II - respeito aos resultados das pactuações entre os gestores nas Comissões Intergestores Regionais (CIR), Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT).

III - monitoramento, a avaliação e integração da gestão do SUS.

IV - planejamento ascendente e integrado, do nível local até o federal, orientado por problemas e necessidades de saúde para a construção das diretrizes, objetivos e metas.

V - compatibilização entre os instrumentos de planejamento da saúde (Plano de Saúde e respectivas Programações Anuais, Relatório de Gestão) e os instrumentos de planejamento e orçamento de governo, quais sejam o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), em cada esfera de gestão;

VI - transparência e visibilidade da gestão da saúde, mediante incentivo à participação da comunidade;

VII - concepção do planejamento a partir das necessidades de saúde da população em cada região de saúde, para elaboração de forma integrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (317.8 Kb)   docx (193.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com