TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIII NATURA COSMÉTICOS

Por:   •  9/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.809 Palavras (16 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA

ANDRÉ HIROSHI FURUYA DE ARAUJO - 0543161 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIII

NATURA COSMÉTICOS

Guarulhos

2020

ANDRÉ HIROSHI FURUYA DE ARAUJO - 0543161 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIII

NATURA COSMÉTICOS

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII, apresentado a Universidade Paulista, colocando em prática as disciplinas estudas no decorrer do bimestre.

Guarulhos

2020

RESUMO

O presente trabalho tem a finalidade de analisar a empresa de cosméticos Natura, com relação ao seu Estudo de impactos ambientais e gerenciamento de riscos, desde o planejamento estratégico até a recuperação de áreas degradadas. Para tanto, utilizamos desde o planejamento estratégico de implementação da empresa, conceituando os termos mais utilizados tais como o Estudo do Impacto Ambiental e seu relatório de impactos ambientais, até a prática de recuperação de áreas degradadas e o reflexo dessas práticas na economia tanto da atividade empresarial quanto da manutenção e atração de investimentos para a empresa. O estudo da empresa, com relação à gestão de impacto ambiental tem a finalidade de aprofundar os conhecimentos estudados de maneira prática e interdisciplinar.

Palavra-chave: EIA. RIMA. Gerenciamento de risco ambiental. Financiamento de projetos. Recuperação de áreas degradadas. Economia ambiental. Planejamento estratégico.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E GERENCIAMENTO DE RISCOS        6

2.1        CONCEITO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA/RIMA)        6

2.2        PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO        10

2.3        NATURA E SUSTENTABILIDADE        10

2.4        ECONOMIA AMBIENTAL E FINANCIAMENTO DE PROJETOS        13

2.5        RECUPERAÇÃO DE AREAS DEGRADADAS        14

3.        CONCLUSÃO        17

4.        REFERÊNCIAS        19

 

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho perpassa o aprofundamento das disciplinas estudadas no bimestre do curso de gestão ambiental, apresentando como tema: o estudo da Empresa Natura S.A. a partir da interdisciplinaridade das matérias de Avaliação de Impactos ambientais e gerenciamento de riscos, planejamento estratégico, economia ambiental e financiamento de projetos e recuperação de áreas degradadas.

Dessa forma, a pesquisa e desenvolvimento deste trabalho visa a incentivar o desenvolvimento da visão crítica para a formação de profissionais com o perfil gerencial e um olhar prático da realidade da utilização dos recursos naturais, com respeito à legislação ambiental vigente e incentivo à práticas sustentáveis.

Para tratar de temas tão extensos de maneira didática é que se apresentam tópicos de forma direta. Assim, tenta-se demonstrar os conceitos basilares de cada disciplina, até que se chegue à sua aplicação prática, com o máximo de dados relacionados à empresa Natura, bem como a sua importância e interligação com as demais matérias estudadas.

A fundamentação se justificativa em usar os conhecimentos adquiridos ao longo do bimestre e consequentemente ao logo de toda a graduação de forma a aprender a prever e solucionar problemas práticos da produção industrial, além de se adaptar às mudanças e inovações tecnológicas que se destinam a uma maior sustentabilidade, a partir do entendimento de que reduzir o impacto ambiental é uma prática que só traz benefícios à empresa.

O objetivo geral é tentar esclarecer os principais tópicos das matérias citadas a partir de estudos teóricos, mas sempre com uma aplicação prática que advém, nesse trabalho em especial, da análise de dados e da implementação de projetos reais envolvendo uma das maiores empresas do ramo cosmético do país e que em breve se tornará a quarta maior empresa de cosméticos do mundo. Demonstrando que um plano de extensão e de crescimento comercial e industrial podem sim estar vinculados à objetivos e filosofias sustentáveis, que são a base da visão e das atitudes empresariais da Natura, desde a sua fundação, ainda nos anos 70.

Assim, os objetivos específicos irão nortear o estudo e a pesquisa, tendo por fundamento principal a gestão de riscos ambientais com a prática de ações positivas que visem a uma maior sustentabilidade e as demais disciplinas associadas a este estudo.

O método de Abordagem é o dedutivo, vez que tem como segmento abarcar os princípios e conceitos teóricos, a partir de dados reais e presumidos.

O procedimento realizado e utilizado para este fim, está embasado na técnica de pesquisa bibliográfica, doutrinária e estatística, com análise de fontes tanto primárias, quanto secundárias. As fontes consultadas e utilizadas foram livros, revistas, artigos, periódicos, e demais materiais bibliográficos porventura disponíveis em meios eletrônicos (internet), tais como: notícias e relatórios, dentre outras.

Assim, para atingir esses objetivos, apresentamos os conceitos principais de cada disciplina, sua interrelação teórica e seu embasamento prático analítico, com a exemplificação prática, por meio do estudo de casos da empresa Natura.

  1. AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E GERENCIAMENTO DE RISCOS
  1. CONCEITO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA/RIMA)

A questão ambiental é de grande importância para a sociedade moderna. A cada década sentimos com maior força os impactos da atividade humana no meio ambiente. Entretanto, para iniciarmos o estudo de caso envolvendo a empresa Natura e suas ações que almejam alcançar maior sustentabilidade é necessário conceituar impacto ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (448.4 Kb)   docx (325.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com