TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO – FSB

                                 ARIADNE FERNANDES   RA:3775762389

CAMILA DE LUNA            RA:4210806400

FELIPE DOMINGOS         RA:4407857425

ITALO HENRIQUE            RA:0000045536

TAINARA BILMAIA            RA:0000041836

TALITA LIRA GOMES      RA: 3730734382

WELLINGTON DANTAS  RA: 4424862689

8ºAN

“AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO NO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA EMPRESA RIACHUELO ”

PROFº ANTONIO VANDERLEI MUNIZ

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

Resumo

O centro de distribuição de qualquer empresa é composto por um processo complexo para conseguir despachar as mercadorias para as lojas, pensando em economizar o máximo tempo possível a Riachuelo almeja o desenvolvimento de um estoque automatizado.

O estoque deve conter equipamentos para movimentação que auxiliam na rapidez do processo, são eles: Transportador contínuo elevado, sistema estático operando no princípio primeiro que entra, primeiro que sai. Empilhadeira, usada para armazenar mercadorias encaixotadas; carrinho hidráulico e carinho de mão, ambos usados para facilitar a movimentação de mercadorias encaixotadas dentro do Centro de Distribuição e dentro das lojas. Arara, usada para movimentar as peças em cabides em pequenas quantidades, geralmente nas lojas; coletor, equipamento eletrônico que contém informações de todo o sistema operacional do Centro de Distribuição. Impressora realiza a impressão de todos os tipos de etiquetas selecionadas pelos coletores; esteira rolante, equipamento utilizado para aperfeiçoar a movimentação e a separação das mercadorias encaixotadas dentro dos centros de distribuições, entre outros.

O Centro de Distribuição deve ser projetado a fim de facilitar e agilizar a movimentação das mercadorias. O layout do mesmo deve organizar as instalações, a localização física dos recursos e ferramentas a se utilizar, determinando sua forma e aparência com o objetivo de minimizar tempo de produção; otimizar o espaço existente da forma mais eficiente possível; diminuir custos de transportes de material.

Palavras Chave: Centro de Distribuição, Layout, Movimentação

INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado varejista é um dos principais elos da economia brasileira, as pessoas compram em grande quantidade coisas que elas não precisam.

Um dos principais itens que a sociedade gasta seu dinheiro são em roupas, existem inúmeras lojas no nosso país, a Riachuelo é um ótimo exemplo, pois é uma rede que possui diversas lojas com vários tipos de roupas e acessórios, ela é uma das três maiores redes do país.

Para conseguir abastecer todas as lojas do grupo é necessário um sistema de logística muito eficiente que consiga suprir as necessidades de reposição dos estoques.

Com intuito de aplicar o modelo Just in time foi desenvolvido um estoque  automatizado para o centro de distribuição da empresa capaz de agilizar o processo de movimentação das peças com objetivo final de diminuir o tempo gasto para abastecer as lojas.

 A demora no abastecimento das lojas gera um efeito prejudicial para toda a rede da Riachuelo, as mercadorias demoram em chegar nas lojas e os clientes perdem  o interesse por empresa não apresentar produtos novos em um determinado período ou até mesmo faltar mercadoria por causa do alto índice de vendas.  

2 - BRIEFING DA EMPRESA

A Riachuelo foi fundada em 1947, operando com pequenas lojas de rua e vendendo tecidos a preços baixos. Em 1979, a rede de lojas de tecidos foi comprada pelo Grupo Guararapes, iniciando um processo de reestruturação e de mudança estratégica, com o objetivo de vender roupas prontas.

A partir de 1993, o foco da Riachuelo passou a ser a moda. Sempre em sintonia com as tendências nacionais e internacionais, a Riachuelo oferece moda com preços atrativos e qualidade superior. Esta estratégia envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias, cada uma com identidade visual e público-alvo específico.

Presente em todas as regiões geográficas do país, a Riachuelo intensificou o ritmo de expansão no decorrer dos últimos anos. Enquanto no período de 2005 a 2010 foram abertas entre 8 e 16 lojas por ano, nos últimos três anos a Companhia acelerou o ritmo de aberturas. Em 2011, 2012 e 2013 foram, respectivamente, 22, 24 e 43 inaugurações por ano. Para 2014, estão confirmadas 40 novas lojas, sendo 21 já inauguradas entre os meses de Fevereiro e Setembro, totalizando 233 lojas e 519,7 mil m² de área de vendas até o momento.

2.1 BREVE HISTÓRICO DA ARMAZENAGEM

No fim da Idade Média, os artesãos europeus agruparam-se em corporações, a produtividade dessas oficinas era baixa, pois a maior parte do trabalho realizava-se manualmente e não existia a divisão técnica do trabalho, isto é, cada produto era realizado totalmente, do início ao fim, por um só artesão e na maior parte das vezes também comercializado pelo próprio artesão, não havendo portando necessidade de armazenar grande quantidade de produtos. Com a invenção da máquina a vapor pelo britânico James Watt, se tornou possível aproveitar a força mecânica e foi o fundamento das indústrias naval e ferroviária. A primeira notável modernização da atividade industrial ocorreu na Grã-Bretanha, com a revolução industrial, no final do século XVIII. Nessa época, avanços técnicos como a lançadeira rápida de tear, na indústria têxtil, reformularam as bases sobre as quais se assentava esse setor da economia. Também no Reino Unido começou, no século XIX, um processo de industrialização baseado na melhora do aço com que se construía grande variedade de máquinas. Logo o processo estendeu-se pela Europa e pelos Estados Unidos, que começaram a produzir industrialmente artigos manufaturados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com