TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Anderson Garcia Costa

Daniel Pessanha Souza da Silva

Hawszen de Souza Grilly

Katiuscya Torrezani de Carvalho

Marcelo Gomes da Silva

PROJETO INTEGRADOR:

PESQUISA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO

AGÊNCIA SICOOB DE LARANJEIRAS-SERRA-ES

Trabalho acadêmico apresentado a CET-FAESA - Faculdade de Tecnologia FAESA para requisito parcial a obtenção do grau de Tecnologia em Gestão Comercial sob a orientação da Professor Luiz Otávio Castro

Espírito Santo, Vitória

2015

Resumo

        O grupo do trabalho teve como foco geral identificar como o cliente está enxergando a empresa Sicoob, através das suas ações de relacionamento. Teve como objetivo principal elaborar uma pesquisa de satisfação. Foi colocado em pauta uma pesquisa junto a gerente da agência e seus funcionários através de perguntas direcionadas, para entender como está a visão da empresa perante os seus clientes. A análise feita de acordo com os resultados, foi que os clientes buscam um relacionamento direto com a empresa, mais não enxergam a marca simplesmente, ele trás consigo as atitudes dos profissionais que o atende diretamente.

Palavras chaves: Colaborador; Cliente; Comunicação; Visão.

SUMÁRIO  

1.        Introdução …………………………………………………………………4

2.        Metodologia ……………………………………………………………….5

2.1        Teoria ………………………………………………………………..5

2.2         Desenvolvimento …………………………………………………..6

2.3        Objetivo …………………………………………………………….10

3.        Pesquisa …………………………………………………………………..11

3.1        Analise de dados ………………………………………………….17

3.2        Soluções do diagnóstico ………………………………………….18

4.        Conclusão …………………………………………………………………19

5.        Referência …………………………………………………………………20

  1. Introdução

        O grupo de alunos do CET-FAESA, Anderson Garcia,Daniel Pessanha Souza da Silva, Hawszen de Souza Grilly, Katiuscya Torrezani de Carvalho e Marcelo Gomes da Silva em seu projeto integrador, identificou junto a matéria de marketing de relacionamento um problema que está alojado no mercado de trabalho atual, perante a uma crise estabelecida, que as empresas estão com uma visão onde acha que o problema é simplesmente o corte de custo ao invés de buscar junto ao seus colabores e clientes como solucionar e atrair novamente o avanço do mercado.

        O grupo buscou desenvolver um novo estudo para o Sicoob, com o objetivo central buscar visão do seu associado e assim formular uma estratégia de marketing de relacionamento da atualidade com os mesmos, a partir de uma avaliação da imagem e da satisfação do associado com relação a visão da agência situada em Laranjeiras - Serra - Espírito Santo.

        Essa pesquisa, dos alunos do CET-FAESA, realizada em 2015, teve como objetivo específico:

  •         Levantar e avaliar o perfil do público-alvo (caracterização e hábitos de consumo);

  •         Medir como está a visão dos colaboradores (funcionários) sobre o que os clientes pensam;
  •         Identificar a importância dos serviços do Sicoob para com os associados e não associados, gerando um análise gráfica de satisfação do mercado;
  •         Entender como está a imagem do Sicoob frente aos concorrentes da região;
  •         Avaliar em uma percepção geral, mais que não pode ser levada como parâmetro profissional o grau de conhecimento dos sócios e não sócios sobre tudo que o Sicoob oferece;
  •         Produzir conteúdo para orientar a criação de um planejamento estratégico perante a visão atual da marca entre o público pesquisado.

        O trabalho consiste no relatório de uma pesquisa quantitativa com pessoas, sócios e não sócios do Sicoob da região de Laranjeiras. Teve como base a abordagem face a face com 25 pessoas (sócios e não sócios) e 11 colaboradores da instituição. E também a visão do Professor Luiz Otávio Castro, sobre marketing de relacionamento, tendo como proposta mostrar o lado educacional da experiência para empresa Sicoob. Porque mesmo sendo uma pesquisa de campo, nunca se pode descartar o lado intelectual.

  1. Metodologia

2.1        Teoria

        De acordo com o professor Luiz Otávio Castro (2015, Slide 2, Cap. 07) o marketing de relacionamento tem como posicionamento o consumidor, na forma de como ele pensa sobre os produtos e serviços, utilizando para comparação entre as empresas do mesmo segmento. O que importa realmente e como as empresas vão ser vistas pelos possíveis clientes, e os clientes já existentes em relação a sua concorrência. Tentando ser dentro da definição do seu consumidor a melhor em sua definição de valor, hierarquia e desejo de necessidade, com base em dados empíricos, opiniões, referências obtidas do boca a boca e experiências anteriores.

        O marketing de relacionamento é a busca fundamental para o crescimento de uma empresa. Porque existe o entendimento do verdadeiro tesouro da mesma, que é o consumidor. Onde tenta sempre buscar a visão, o pensamento e a necessidade do que é verdadeiramente importante para o seu público alvo que já está com a empresa e para o que a mesma quer buscar. Conseguindo ter essa direção a empresa terá maior facilidade de ser a mais popular dentre os consumidores do seu segmento, sendo assim ela conseguirá entrar no know how da empresas Top of Mind.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (368.2 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com