TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.457 Palavras (14 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA UNIDERP

CAMPUS BELENZINHO - UNIBERO

[pic 1]

Administração de Empresas

PROJETO INTEGRADOR I

TEMA:

PROJETO SOCIAL NA EMPRESA

Dezembro/ 2016

SÃO PAULO - SP


SUMÁRIO

  1. RESUMO1
  2. PROJETOS  SOCIAIS NAS EMPRESAS2
  3. A FUNDAÇÃO TELEFONICA3
  4. TRABALHO INFANTIL4
  5. INICIATIVA FUNDAÇÃO PROMENINO8
  6. METODOLOGIA11
  7. RECURSOS11
  8. CONSIDERAÇÕES FINAIS11
  9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 12


  1. Resumo

Atualmente, há muitas empresas engajadas em Projetos Sociais de responsabilidade social ou de sustentabilidade. Projeto Social são iniciativas individuais ou coletivas que visam proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. Uma sociedade se mobiliza, organizando e desenvolvendo projetos e ações sociais para transformar determinada realidade para o bem comum sem fins lucrativos. Iremos focar no Projeto PROMENINO, que é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e que tem como objetivo conscientizar os cidadãos em relação ao direito da criança e do adolescente, a fim de erradicar o trabalho infantil. No Brasil, na divulgação da última Pnad 2012, aproximadamente 3,5 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam trabalhando no país. Se considerada a faixa etária entre cinco e 13 anos, a pesquisa aponta cerca de 554 mil meninos e meninas em atividades laborais.

Palavras-Chave: projetos de ações sociais; trabalho infantil; qualidade de vida; sustentabilidade.

Sumary

Currently, there are many companies engaged in social responsibility project or social sustainability. Social actions projects are individual or collective initiatives to provide a better quality of life for people and communities. A society mobilizes, organizing and developing social projects and actions to make certain reality for common good without profit. We will focus on PRO-CHIL Project, an initiative of Telefonica Vivo Foundation, which aims to educate citizens on the rights of children and adolescents, to provide the end of eradicating child labor. In Brazil, the disclosure of last Pnad 2012, about 3.5 million children and adolescents between 5 and 17 years were working in the country. If considered an age range between the 5:13 years, the research indicates about 554,000 boys and girls in work activities.

Keywords: social actions projects; child labor; quality of life; sustainability.

  1. PROJETOS SOCIAIS NAS EMPRESAS

Diversas organizações realizam investimentos altos em ações de marketing e comunicação, mas acabam esquecendo de que existem outras opções que geram exposição de seus nomes na mídia, que podem fortalecer suas marcas no mercado e na comunidade em que atuam. É o caso dos projetos sociais.

Projetos Sociais são iniciativas individuais ou coletivas que visam proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. Uma sociedade se mobiliza, organizando e desenvolvendo projetos e ações sociais para transformar determinada realidade para o bem comum sem fins lucrativos.

Atualmente está cada vez mais comum ver empresas engajadas em projetos de responsabilidade social ou de sustentabilidade. Pois como já falamos, além de expor positivamente o nome da empresa na mídia, também, incentivam os funcionários a se mobilizarem a ajudar ao próximo. Os funcionários têm a oportunidade de participar de diversas ações sociais, aumentando a prática da cidadania e o compromisso com a empresa.

Inserir os funcionários em projetos sociais é uma forma de valorizá-los e engajá-los. As empresas que cedem horas de trabalho do colaborador para que ele possa trabalhar como voluntário, apoiando causas que acredita, faz com que ele saia da rotina, areje a mente, exerça a cidadania e sinta-se envolvidos em causas, elevando sua autoestima por meio da ajuda ao próximo. Hoje, os brasileiros estão mais ativos nestes projetos e o jovem quer o tempo todo transformar o mundo por isso está sempre querendo fazer parte destes projetos.

Estes são alguns exemplos das ações que podem ser realizadas dentro de um Projeto Social:

  • Campanhas entre os colaboradores e clientes que incentivem a doação de sangue, medula óssea e órgãos;
  • Coleta seletiva de lixos produzidos dentro da própria empresa;
  • Campanhas para coletas de agasalhos, alimentos, brinquedos;
  • Reunir a equipe e fazer visitas aos orfanatos, asilos e hospitais;
  • Desenvolver produtos ou serviços que não agridam o meio ambiente e faça utilização responsável dos recursos naturais.
  • Projetos sociais como música, dança, artesanato, aula de instrumento, teatro, culinária.
  • Promover o envolvimento da comunidade na manutenção, planejamento e execução dos programas de proteção as crianças/adolescentes, por meio de inserção nos recursos como escolas, creches, postos de saúde, áreas de lazer, esportivas e outros.
  • Ressaltar a necessidade do trabalho em rede, com os órgãos públicos (conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude, secretárias e outros).
  • Intervindo de forma imediata nos conflitos, fortalecendo os vínculos, ou a reintegrar com outros meios de convívio social.
  • Viabilizar através das ações informativa / formativas as propostas, criar espaços efetivos para a construção formação da consciência cidadã, fazendo assim que as crianças e adolescentes se apoderem de fato de seus direitos e deveres.
  • Estimular, assegurar e Melhorar a qualidade na relação pais e filhos, procurando minimizar as situações conflitantes, incentivando uma interação harmoniosa e saudável entre os mesmos.
  1. FUNDAÇÃO TELEFÔNICA

Criada em Março de 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica completa 17 anos de atuação no País. Nesse período, mais de 1 milhão de pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente com os projetos de desenvolvimento social, sendo 425 mil pessoas só em 2015. Tem como eixos centrais a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a melhoria da qualidade da educação pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (446.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com