TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO PAULA SOUZA - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MOCOCA

ALINE DE FÁTIMA COELHO

FABRÍCIO ROSA SOARES

KARINA ARAUJO FELIX

PROJETO INTEGRADOR

 3º SEMESTRE

Projeto apresentado como Projeto Integrador do 3º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do professor Cristóvam Emílio Herculiani.

MOCOCA/SP

2018

SUMÁRIO

1.        Introdução        3

2.     Desenvolvimento...................................................................................................................5  

3.     Conclusão...............................................................................................................................8


  1. Introdução

        Ao trabalhar com gestão empresarial nos dias de hoje, temos de lidar com uma extensa gama de diversidade. Pensamentos diferentes, conflitos entre gerações, gêneros, orientação sexual e culturas, são apenas alguns exemplos. Um bom gestor deve estar atento à diversidade do ambiente organizacional e, despindo-se de preconceitos, conhecê-la de modo que consiga manter um clima colaborativo, respeitando a identidade de cada grupo e fazendo com que as diferenças criem novos talentos e habilidades.

Apesar da imagem do brasileiro, de povo acolhedor e aberto às diferenças, caminhamos a passos lentos rumo à igualdade e inclusão de minorias nos mercado de trabalho. Os grupos minoritários estão cada vez mais vulneráveis e, ainda que existam políticas públicas destinadas a diminuir as desigualdades, freqüentemente vemos nas manchetes jornalísticas ataques de grupos conservadores que crêem serem superiores, seja devido à cor de pele, orientação sexual, de gênero, etc.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (1999), Trabalho Decente é um "trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna". Desta forma, o Trabalho Decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. O elemento central do conceito de trabalho decente é a igualdade de oportunidades e de tratamento e o combate a todas as formas de discriminação. A partir desse conceito que nasce a política de diversidade de gêneros, em busca de um trabalho decente valorizando as minorias e incluindo essas pessoas no mercado de trabalho.

        Pensando no papel que as empresas têm na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, algumas empresas trabalham no desenvolvimento de políticas internas a favor da diversidade, criando um ambiente acolhedor tanto para seus colaboradores quanto para seus clientes. É o caso da rede de hipermercados Carrefour que, ao assumir compromisso com a normativa internacional de diretos humanos, apresenta o Programa de Valorização da Diversidade, a fim de promover a igualdade e o diálogo, integrando experiências e buscando na diversidade uma oportunidade de crescimento. Uma organização que inclui e valoriza colaboradores aumenta sua produtividade e sua diversidade, seu contingente humano se sobressai. Em uma sociedade globalizada como a nossa, para que uma empresa continue na concorrência e sempre crescendo, ela precisa se destacar, e o capital humano é um grande diferencial.

2. Desenvolvimento

Atualmente o Brasil pode ser visto como o país da diversidade, da mistura de raças e da igualdade de oportunidades, porém não é esta a realidade que muitas pessoas vivem. Alguns ainda enfrentam preconceito e são julgados seja pela sua cor, orientação sexual, nacionalidade, religião, gênero, por possuírem alguma deficiência, entre outras coisas. Muitas empresas acabam por fechar as portas para estas pessoas ou, ainda que as receba, não estão efetivamente preparadas para a diversidade e não oferecem verdadeiras oportunidades.

Lidar com a diversidade de forma madura permite que, atuando num ambiente acolhedor e respeitoso, os profissionais se sintam mais estimulados, levando a equipe ao encontro de resultados positivos nos negócios. Desenvolver políticas de respeito à diversidade também pode reduzir os conflitos nas organizações. O bom relacionamento entre os colaboradores incentiva a modelagem de um ambiente mais tolerante, capaz de distinguir divergência de opiniões (algo importante para um grupo por trazer à tona novas idéias que podem se complementar) do preconceito (prejudicial em todos os sentidos).

A organização que se preocupa com a diversidade é vista com bons olhos tanto no meio empresarial como pela sociedade, uma vez que demonstra postura de comprometimento em cumprir seu papel social. Além disso, o comportamento tolerante desenvolvido dentro do ambiente de trabalho tende a se tornar um exemplo que pode se estender para fora dos domínios da empresa, quando os colaboradores interagem em outros círculos.

Segundo Bugarelli (2018) em seu artigo sobre Diversidade e Sustentabilidade o tema da diversidade humana vem ganhando importância no Brasil. Já há entre os cidadãos certa abertura para rever conceitos e preconceitos, ampliando o leque de possibilidades para lidar com uma sociedade diversificada. Na procura por dar condições de vida humana sem abusos dos gestores a OIT lançou sua missão em 1999 para que todas as pessoas tenham “um trabalho com condições de segurança, igualdade, democracia e desenvolvimento social.”

Diante disso muitas empresas estão à procura de novos talentos e ferramentas para melhorar seu desempenho no mercado e garantir um futuro de sucesso. Para isso acabam abrindo, cada vez mais, suas portas para a diversidade em seus quadros de colaboradores. A inovação é a palavra chave para o sucesso da empresa, segundo site Impedia a palavra inovação significa “introdução de qualquer novidade na gestão ou no modo de fazer algo; mudança; renovação.” A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerado um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (300.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com