TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo (FSB)

Ana Paula Lima Pereira                                                          RA: 1299807126

Guilherme Nascimento de Lima                                         RA: 4200063247

A GESTÃO DE PESSOAS NA EMPRESA MASTER SOLUTIONS

São Bernardo do Campo

2015

Resumo

O objetivo deste projeto foi solucionar um problema de gestão de pessoas para a empresa Master Solutions. Esse trabalho designou-se como uma avaliação formativa. Os dados aqui estudados foram avaliados de modo qualitativo ou quantitativo. Os resultados dessa avaliação serão apresentados por meio de tabelas e textos descritivos; assinalando os pontos fortes e fracos da organização e as necessidades de melhorias. Os resultados desse levantamento permitiram a preparação de um plano de ação para o desenvolvimento de pontos fortes e fortalecimento de pontos fracos, levando em conta a realidade interna da instituição que será objeto de estudo que considerou realizável a implantação do mesmo.

Palavras – Chaves: Recursos Humanos, Rotatividade, Gestão de Pessoas.

  1. Introdução
Esse projeto terá como objeto de estudo a empresa Master Solutions. Criada no ano de 1992, esta instituição está a mais vinte anos no mercado, atuando nas áreas de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, cobranças e informações cadastrais, atividades de consultoria em gestão empresarial, atividades de tele atendimento. A empresa está localizada na cidade de Santo André - SP, na Praça do Carmo, N° 71, 4° Andar, Conjunto 54-B, Bairro Centro.
A empresa enfrenta um problema de gestão de pessoas no departamento de tele atendimento. Foi verificado pelo nosso grupo, que nesse setor da empresa há um grande índice de rotatividade de colaboradores. Existe um grande fluxo de funcionários desse setor, que não permanecem por muito tempo dentro da organização. Segundo dados preliminares, a média de permanência no trabalho por funcionário e de 8 meses. Comparado com outras empresas do mesmo segmento, o índice esta abaixo do normal, já que nas empresas concorrentes a média é de 1 ano e meio. Esse problema vem acarretando em prejuízos para a Master Solutions, como por exemplo: processos contínuos de recrutamento e seleção de novos funcionários; pagamentos de direitos trabalhistas, tempo excessivo gasto nessas atividades.
Este trabalho justifica-se pela indispensabilidade que a empresa Master Solutions tem de resolver essa questão do índice de rotatividade elevado no departamento de tele atendimento. Visando a busca de uma boa gestão do seu capital humano, se faz necessário aumentar o índice de permanência dos colaboradores, para conter gastos, despesas, tempo despendido com recrutamentos e seleções. Outro motivo para justificar isso, é a imagem institucional. Uma organização que tem um índice de rotatividade alto, não é vista com bons olhos no mercado, pois isto é um sinal que a empresa pode não oferecer boas condições de trabalhos para os seus funcionários.
Esse trabalho terá como objetivo, encontrar os fatores resultantes e as suas causas para esse nível de rotatividade elevado e a partir desses dados, buscar soluções adequadas para a resolução desse problema. Para começarmos a realização dessa atividade, verificaremos as rotinas administrativas da empresa, identificar a percepção dos clientes e funcionários sobre a empresa e elaborar um plano de ação voltado para a solução desse problema.
  1. Desenvolvimento do Projeto
  1. Cenário Atual da Empresa
A empresa Master Solutions é uma empresa de médio porte, com um total de 230 colaboradores em seu quadro de funcionários. O setor de tele atendimento conta hoje com 32 colaboradores, representando 24% do capital humano organizacional. Em uma pesquisa opinativa realizada com todos os membros do departamento de tele atendimento, verificamos que os principais motivos de insatisfação dos colaboradores são:
Porcentagem
Motivos de Insatisfação
40%
Baixo Nível Salarial
35%
Falta de Reconhecimento e Valorização
14%
Desordem de Metas
11%
Discordância dos Valores e Propósitos
40% dos colaboradores apontam como seu motivo de insatisfação o baixo nível salarial. A média salarial da área de tele atendimento é de R$ 1.050,00 mensais atualmente. Já nas empresas concorrentes no mercado, a média salarial gira em torno de R$ 1.800,00. A média salarial da Master Solutions é 43% menor que a da concorrência.
35% dos funcionários mostram que a falta de reconhecimento e valorização como a razão de sua frustação.  Os colaboradores sentem que não são valorizados por seu trabalho pela organização: pela falta de avaliação de desempenho pelos seus superiores; pela falta de promoções de cargos entre os colaboradores e pelo baixo índice de benefícios oferecidos pela empresa.
14% dos colaboradores dizem que a desordem de metas são os causadores de sua insatisfação. A desorganização de metas atrapalha o desempenho do departamento de tele atendimento. Quando as nossas metas são atingidas, sentimos mais tranquilidade, segurança e elevação da autoestima do funcionário. Existe uma falta de organização das atividades e prioridades do setor, prejudicando o desenvolvimento eficaz desse departamento.
11% dos funcionários falam que a discordância dos valores e propósitos, como a razão do seu descontentamento. Muitas vezes os valores da empresa não estão de acordo com os seus. Se você for a favor de uma relação mais humanizada, valoriza o trabalho em equipe e as parcerias, não vai se adaptar a empresas com o foco em dinheiro, como é o caso da Master Solutions.
  1. Descrição do Projeto
Diante dos resultados da pesquisa opinativa realizada com os membros do departamento de tele atendimento, percebemos que há dois fatores causadores para a alta rotatividade dos funcionários, que são: Bem Estar e Produtividade.
Com essas duas causas principais em mente, iremos focar as nossas ações propostas nesses dois campos de atuação. O plano de ações que deveram ser empreendidas pela Master Solutions para resolução do problema, levaram um ano para ser implementadas e gerarem os resultados esperados pela diretoria da empresa.

.

  1. Ações Propostas: Bem Estar

Um dos fatores que mais influenciam no desempenho e na motivação de um colaborador, é o seu nível de bem estar. Para as empresas, investir no bem-estar dos funcionários já é considerado um imperativo estratégico. As iniciativas contribuem não só para o corte de gastos, mas também para combater alguns dos piores males que, hoje, mais afetam a performance no trabalho: stress e problemas emocionais, quaisquer que sejam suas causas e origens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (348 Kb)   docx (193.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com