TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Por:   •  18/11/2015  •  Monografia  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Alexsander de Castro Amador

Gilsiele Pereira Taveres

Gunnarvingren Andrade

Mychelle Rayanne Santos da Silva

ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Belém-Pá

2012

ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Este trabalho tem como objetivo conceituar e relacionar a Administração e a Organização. Foi utilizado o método de pesquisa teórica e após análise apresenta-se um estudo de caso da empresa Bolo de chuva que utilizando a administração alcançou um surpreendente desenvolvimento organizacional, passando de um pequeno empreendimento familiar a uma empresa que já planeja abrir filiais em diversos pontos estratégicos de Belém. A relação de organização e administração sempre esteve interligada em seu contexto de desenvolvimento, porém com o crescimento organizacional fez-se necessário à utilização de uma administração mais científica. A Administração e as organizações ao decorrem dos tempos vêem sofrendo significativa transformação que influenciam e intensifica sua relação, isso se dá devido o grande desenvolvimento tecnológico que vai desde a criação das máquinas a vapor até os tempos atuais com a robótica.

Para se compreender a relação entre Administração e Organização precisa-se primeiramente conhecer seus conceitos, segundo Chiavenato (2000.) a Administração representa não somente o governo e a condução de uma empresa, mas todas as atividades relacionadas com o planejamento, organização, direção e controle da ação empresarial, acrescentam Stoner e Freeman (1995) à administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos. Compreendendo a conceituação de administração consegue-se entender as discrições de Organizações.

Maximiano (2004) conceitua organização como um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos), acrescenta Robbins (2007) que a Organização é um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papeis formais e compartilham um propósito comum e Chiavenato (2000) sobrepõe que a organização é uma associação de pessoas que trabalham em conjunto para a exploração de algum negócio. A administração é isso e mais, na verdade, ela é tantas coisas que nenhuma definição foi universalmente aceita. Além disso, as definições mudam à medida que mudam os ambientes das organizações (STONER e FREEMAN, 1995).

Desde os primórdios da humanidade, o homem associa-se a outros para conseguir por meio de esforços em conjunto, atingir determinados objetivos. Destes esforços em conjunto surgiram às organizações rudimentares, que remontam à época dos assírios, babilônios, fenícios, egípcios, etc., porém, a história da administração é relativamente recente e surge com o aparecimento da grande organização por volta do final do século XVIII. As grandes transformações ocorridas no comportamento humano a partir do final do século XVIII estendendo-se ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX provocando uma rápida e profunda mudança econômica, social e política, são a então chamada Revolução Industrial, com ela se dá origem a grande organização e a administração de forma moderna, isso se dá na Inglaterra por volta do ano 1776 com a invenção da máquina a vapor, por James Watt. A aplicação da máquina a vapor no processo produtivo provocou um enorme surto de industrialização que se estendeu rapidamente a toda Europa e Estados Unidos (CHIAVENATO, 2000).

A revolução industrial desenvolveu-se em duas fases distintas, a primeira fase se deu entre 1780 a 1860, é a então chamada revolução do carvão e ferro, que era a principal fonte de energia e matéria-prima, neste período começa com a introdução das máquinas. A segunda fase se dá em 1860 a 1914 com a revolução da eletricidade e do petróleo, como novas fontes de energia, e do aço, como nova forma de matéria-prima, é a introdução definitiva da máquina automática e da especialização do operário. O capitalismo consolida-se e surgem às grandes organizações multinacionais como a Standart Oil, General Eletric, etc. Ao final da Revolução industrial ocorreram significantes transformações no mundo organizacional, o crescimento acelerado e desordenado das organizações e a necessidade de maior eficiência e produtividade eram as problemáticas ocasionadas no final deste período, e como resposta surge à administração moderna que conduz a administração científica e o racionalismo do trabalho como resposta (CHIAVENATO, 2000).

A administração moderna surge no início do século XX, quando dois engenheiros publicam suas experiências administrativas, um era o então americano Frederick Winslow Taylor que desenvolve a Escola da Administração Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio do racionalismo do trabalho dos operários. O outro engenheiro era o francês, Henri Fayol que desenvolve a Escola Clássica da Administração, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa através de sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração. (CHIAVENATO, 2000).

Hoje com o avanço tecnológico onde tudo muda com uma rapidez inesperada as organizações passaram a ter modificações muito rápidas e inesperadas, onde o conhecimento e a expansão populacional são os que mais sofrem esta influência de transformação.

A Organização pode ser vista em dois aspectos, como Empresa, que é a associação de pessoas, e como Função, exercendo uma ação ativa na administração da empresa, ambas possui características diferenciadas, porém de estrema importância para a Administração.

A Organização como Função constitui a segunda etapa do processo administrativo, vindo logo após o planeamento e sendo seguida pela direção e controle, o planejamento e a organização constituem as duas etapas que antecedem a execução dos trabalhos significam que antes de alguma atividade seja executada na empresa, ela terá sido planeada e organizada. Organização é a função administrativa que se incube do agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa. O papel da organização como função administrativa é exatamente Alocar, arranjar, agrupar, reunir, dividir o trabalho, especializar, para que as atividades sejam executadas da melhor maneira possível, ou seja, agrupar e estruturar os recursos da empresa, pessoas e equipamentos, permite o alcance dos objetivos almejados da melhor forma possível, a organização funcional sempre será baseada em cinco princípios, o princípio da Especialidade que se fundamenta na divisão do trabalho que provoca a especialização das pessoas em determinadas atividades; Princípios da Definição Funcional o qual deixa claro a posição de cada pessoa ou órgão dentro da estrutura organizacional da empresa; Princípio da Autoridade e Responsabilidade define a correspondência entre o volume de autoridade e de responsabilidade atribuídos a cada pessoa ou órgão evitando a excessiva responsabilidade sem a necessária autoridade; Princípio Escalar onde cada pessoa deve saber exatamente a quem prestar contas e sobre quem possui autoridade e o Princípio  das Funções de linha e de Staff ,  onde as funções de linha são atividades ligadas diretamente aos objetivos principais da empresa e a de Staff são atividades que não estão ligadas diretamente com os objetivos principais da empresa(CHIAVENATO, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com