TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador I

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.441 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. RESUMO 2

2. INTRODUÇÃO 3

3. APRESENTAÇÃO DO PROJETO 5

4. ESCOPO 5

5. ÁREA DE ATUAÇÃO E PÚBLICO ALVO 5

6. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO 5

7. JUSTIFICATIVA DO PROJETO 6

8. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7

9. ESTUDO DA CONCORRÊNCIA 7

10. PESSOAS ENVOLVIDAS E SUAS TAREFAS 10

11. MONITORAMENTO 13

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

14. ANEXOS 18

14.1 PLANO FINANCEIRO 18

14.2 FLUXO DE CAIXA MENSAL 19

14.3 ANÁLISE FOFA 20

1. RESUMO

A RV de Matos Vidraçaria situa-se na Rodovia Amaral Peixoto Km 133 – Unamar, Cabo Frio/ RJ. A ideia do negócio está voltada para a venda de vidros de cortes e vidros temperados, é uma microempresa agindo de forma empreendedora para geração de riqueza para a sociedade, visando o progresso econômico. Após a identificação do local, foi realizado e conduzido um estudo de mercado onde se concluiu que havia uma carência deste produto, ou seja, grande demanda e pouca oferta. O mercado da construção civil se tornou crescente de acordo com levantamento global feito em 54 países pelo Banco de Compensações Internacionais (BID), a valorização anual ficou acima dos 20%. Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), houve um incremento de 42% no volume de financiamentos para construção e compra de imóveis, somando R$ 79,9 bilhões. Foram financiadas 493 mil unidades, segundo o índice FipeZap subiu 26% o valor dos imóveis. O produto – vidro - realmente tem serventia para uma grande parcela de consumidores e a qualidade prestada é o que faz a diferença. É importante fidelizar o cliente, não só conquistar diariamente novos clientes, mas manter os conquistados com preços mais competitivos e produtos de qualidade; manter um bom relacionamento e resolver problemas de forma eficiente e eficaz; elaborar promoções para alavancar o número de vendas de produtos; marketing em jornais locais, rádio, internet e etc; investimento é importante para oferecer um produto/serviço de qualidade fazendo melhorias contínuas na empresa, qualificação da mão de obra dos colaboradores; equipamentos, atendimento e bem estar dos clientes; investir em tecnologias para melhorar as etapas e distribuição do produto, como a parte de logística relacionada e dar ênfase máxima a qualidade do produto para suprir as necessidades dos clientes que é uma das melhores formas de divulgação para o empreendimento e prever como será o comportamento dos clientes e o que eles esperam, só assim é possível realmente realizar um bom trabalho. É importante e necessário que a missão seja compreendida de maneira clara e uniforme por todas as pessoas da empresa para que haja consonância e convergência. A missão precisa ser entendida por todos, o que denota melhoria na missão organizacional, para que passem a trabalhar pela causa da empresa, e não para a empresa em si, colaborando para o sucesso da missão organizacional que não é estática, mas ativa e dinâmica. Para que haja uma probabilidade de sucesso, o planejamento é uma ferramenta que se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos quanto aos existentes, as oportunidades são únicas e não podem ser desperdiçadas. O Plano de Negócios foi elaborado de maneira primorosa e cuidadosamente revisado.

2. INTRODUÇÃO

A opção por uma vidraçaria foi devido ao aumento da procura por peças de vidros de todas as qualidades, tipos e tamanhos, com toda a criatividade que temos visto, as peças de vidro são cada vez mais admiradas e procuradas. O projeto objetiva adquirir uma maior segurança na aplicação de cada etapa, tendo em vista que teremos todo o detalhamento e monitoramento de cada questão aplicada e cada área a ser estabelecida e executada em prol da excelência da conquista. Em razão das questões políticas e burocráticas do país e da competitividade do mercado, o projeto irá englobar todos os tipos de dificuldades e questões à serem resolvidas, até mesmo a questão do tipo de material usado, que não é de fácil acesso, pois é necessário a importação do mesmo.

A grande função da administração é a estrutura bem planejada de um projeto empreendedor, assim também como o seu plano de negócios em si, onde podemos adquirir experiência, concretude dos fatos, análise externa de mercado e condições financeiras a serem aplicadas. O projeto se refere a abertura da Vidraçaria Popular na região dos lagos no estado do Rio de Janeiro. O projeto em si tende a ser bastante detalhado visando uma completa leitura das condições externas e também dos detalhes internos da empresa, como funcionários, reparos físicos, etc. Com o estudo feito, se pretende ter a melhor compreensão da viabilidade do negócio, os possíveis contratempos, assim como a região escolhida, o material que, como dito antes, deverá ser importado, sem mencionar que percebemos também certa carência desse mercado na região, sendo um ponto positivo para a expansão do serviço, podendo assim mostrar toda a nossa qualidade e comprometimento. Também observamos um ponto negativo quanto a falta de mão de obra qualificada para esse mercado, que teremos que buscar soluções para atender o cliente com qualidade e diferenciação do serviço prestado.

As pesquisas demonstram que um projeto bem elaborado e corretamente seguido terá um grande retorno em todos os aspectos: financeiro, intelectual, experiência, criação, etc. É possível com um projeto entender melhor o tipo de empresa a ser erguida, realizando pesquisas em fontes seguras sobre métodos e erros; participando de workshops, cursos, etc para implementação em todas as áreas que a empresa necessita.

O estudo contribui para entendermos as necessidades não só do mercado de vidraçaria, como também a necessidade dos clientes. Um estudo feito corretamente nos permite saber como iremos nos beneficiar, quando começaremos a ter lucro e onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com