TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador I

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 12

   

CENTRO PAULA SOUZA - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL        

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROFESSOR JESSEN VIDAL.

XIMENA CELIA MENDEZ CUBILLOS

STARBUCKS COFFEE COMPANY

PROJETO INTEGRADOR

 1o SEMESTRE

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/ SP

2017

 


CENTRO PAULA SOUZA - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL        

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROFESSOR JESSEN VIDAL.

XIMENA CELIA MENDEZ CUBILLOS

STARBUCKS COFFEE COMPANY

PROJETO INTEGRADOR

1o SEMESTRE

Projeto apresentado como Projeto Integrador do 1o semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Professor (titulação) Nome do Orientador.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

2017

 


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo o estudo interdisciplinar de uma real organização empresarial. Descrever sua história, o funcionamento de uma empresa de sucesso, apresentando seu o modelo básico de gestão. A fim de compreender as principais ferramentas e mecanismos de funcionamento da empresa, integrando os conhecimentos das disciplinas integrantes no currículo do aluno da FATEC de São José dos Campos do curso Tecnólogo em Gestão Empresarial, primeiro semestre. Portanto, para o desenvolvimento deste projeto de trabalho a empresa escolhida foi a Starbucks Coffee Company, que é a empresa multinacional com a maior cadeia de cafeterias do mundo; tem a sua sede em Seattle, EUA.

Palavras–chave: Projeto Interdisciplinar, Gestão Empresarial, Starbucks Coffee Company


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
  2. A EMPRESA STARBUCKS COFFEE COMPANY.................................................06
  1. Histografia .......................................................................................................06
  2. Administração Geral ........................................................................................08
  3. Contabilidade ...................................................................................................10
  4. Economia .........................................................................................................10
  5. Gestão Ambiental ............................................................................................12
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................14
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1. INTRODUÇÃO

A história da STARBUCKS COFFEE COMPANY, empresa escolhida para o desenvolvimento deste trabalho, começou no dia 30 de março de 1971 na região portuária da cidade de Seattle, localizada na costa oeste dos Estados Unidos. A marca teve seu nome inspirado em parte pelo personagem “Starbuck” do clássico da literatura americana Moby Dick (Melville, 1851). Existem mais de 13 mil lojas Starbucks no mundo, espalhadas em 75 países. Todas as lojas vendem café, bebidas expressas, chá, bebidas misturas, canecas e outros acessórios para café.

[pic 3]

Figura 1. Starbucks Coffee Company

Fonte: http://varievo.com/interessante/a-historia-da-starbucks-coffee

As lojas Starbucks Coffee Company começaram a dar um sentimento diferente sobre beber café. Nos Estados Unidos, as lojas da Starbucks são conhecidas como “Third Place”, ou seja, é para os americanos como o terceiro lugar preferido de passar o tempo, ficando atrás apenas das suas casas e empresas. Cada cafeteria está localizada em locais estratégicos de bastante movimentação, além disso, sua decoração é toda voltada para passar um romance, com poltronas macias e aconchegantes, todas as lojas Starbucks são iguais à primeira loja em Seattle. A missão descrita da Starbucks é “inspirar e nutrir o espírito humano, uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez” (SCHULTZ & YANG, 1999).

Este trabalho se propõe em apresentar um sucinto desenvolvimento da empresa Starbucks Coffee Company, ressaltando e entrelaçando as matérias cursadas pelo aluno no primeiro semestre do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, que são respectivamente Administração e Contabilidade, ademais se complementa a grade da aluna as matérias de segundo semestre Gestão Ambiental e Economia.

2. A EMPRESA STARBUCKS COFFEE COMPANY

2.1 Histografia

        A Starbucks no principio, era uma loja com fachada estreita em Seattle, vendia para consumo caseiro apenas grãos de café torrados na hora de alta qualidade provenientes de várias partes do mundo. O segredo do pequeno estabelecimento era uma torra mais escura que resultava em um café mais forte e encorpado. Seu logotipo continha o desenho de uma simpática sereia marrom bem mais rudimentar que a sereia verde dos tempos atuais (Figura 2).
O nome e a simbologia mística da sereia pareciam apropriados para uma loja que importava os cafés mais finos do mundo. Evocando o romance do alto-mar e a tradição dos navegadores que primeiro comercializaram o café (MUNDO DAS MARCAS, 2006).

[pic 4]

Figura 2. A evolução dos Logotipos da Starbucks.

Fonte: http://plugcitarios.com/2013/04/25/saiba-como-a-starbucks-se-tornou-a-numero-1-fazendo-o-minimo-de-propaganda/

        Em 1982, quando começou a fornecer café para bares e restaurantes sofisticados da região. Mas foi então que Howard Schultz ingressou na empresa como diretor de operações e marketing. Ele sugeriu que a empresa passasse a vender cafés espressos além de grãos, depois de se encantar com a popularidade e a cultura dos chamados “bares de café espresso” na cidade italiana que visitou. Entretanto, houve certa rejeição dos proprietários, pois para eles café era algo que deveria ser feito em casa. Porém, Schultz acreditava mesmo que servir café geraria dinheiro e assim fundou em 1985 o bar-café
Il Giornale localizado em uma região de escritórios comerciais em Seattle,
com a ideia de que se servisse um excelente café com a elegância e o estilo italiano, poderia esperar que as pessoas retornassem diariamente (SCHULTZ & YANG, 1999). E foi o que aconteceu. Depois de provar os lattes (leite vaporizado e café espresso, delicadamente coberto por espuma de leite, Figura 3) e mochas (café espresso, leite vaporizado, calda de chocolate e chantilly), a clientela de Seattle rapidamente tornou-se aficionada pelo café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (509.2 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com